Conexão com histórias e sentimentos: Conheça o artista Iuri Waitzberg

-

Iuri é da cidade de São Paulo e é especialista de tatuar estátuas e micro realismo, ao longo da conversa você vai conhecer ainda mais esse incrível artista que pretende viajar o Mundo e chegar até você!

https://www.instagram.com/iuri.ink/

Ele nos contou um pouquinho sobre sua carreira e suas inspirações: “Busco inspiração na arte, na natureza, nos sentimentos humanos! Busco criar um trabalho que seja mais do que somente uma tattoo pra cada pessoa.”

Continue com a gente, pois no final tem bônus! Indicação de novas matérias que combinam com você!

Tattoo2me: Queremos saber como começou a tatuar e conhecer sua trajetória:

Iuri: “Comecei a tatuar quando eu fazia faculdade, meus amigos me incentivaram bastante e comecei sem ter muita perspectiva do que iria acontecer, mas sempre levei muito a sério a profissão. Com o tempo eu acabei me apaixonando pela tattoo e quando dei por mim estava deixando a faculdade, me mudando para São Paulo e começando como aprendiz em um estúdio.”


Tattoo2me: Conta um pouco sobre seu guest na Europa e como chegou esse momento:

Iuri: “Fiquei de aprendiz nesse estúdio (que iniciei)  por cerca de 1 ano, depois eu basicamente pulei de estúdio em estúdio por cerca de mais um ano até parar em um grande estúdio fiquei um ano, até que fui convidado para fazer um guest na Europa. Eu fui e acabei passando 3 meses viajando por lá. Quando voltei comecei a trabalhar no estúdio que estou hoje e não tenho planos de sair.

Tattoo2me: Quem foi a pessoa que mais te apoiou na sua trajetória:

Iuri:
“Foram várias pessoas, desde amigos da faculdade, meus pais que apesar de não entenderem 100%, eles sempre me apoiaram, e um grande amigo meu tatuador @tico_tattoo que eu considero que me deu muito apoio no ensino da tattoo.

Fato engraçado: O Iuri nos contou que apesar dos pais no inicio não entenderem sua decisão de se tornar tatuador, hoje eles são os maiores incentivadores: fazem trabalho de boca a boca indicando o filho, sempre levam cartãozinho do Iuri e entrega para pessoas interessadas em tatuar, e já chegou cliente pra tatuar falando que foi indicação da mãe ou pai dele! Achamos fofo <3

Durante todas as crises e pensamentos de desistir no começo foi ele quem mais me ajudou e deu o apoio!

Tattoo2me: Qual foi o momento mais marcante na história da sua carreira até hoje?

Iuri: “Tiveram alguns, a ida para a Europa, com o contato da tattoo de lá e minha vinda de Campinas para São Paulo.

Um outro momento marcante foi:

“Quando era aprendiz eu tive um problema com um desenho, eu não me dedicava o suficiente, e o dono do estúdio falou que se eu não conseguia fazer esse tipo de trabalho, eu deveria desistir de me tornar tatuador, pois eu nunca seria um bom profissional. Eu voltei pra casa pensando em parar, mas naquela noite eu tomei a decisão de que eu iria estudar e me tornar um bom tatuador, desde então eu não parei de estudar e me desenvolver como artista.”

Tattoo2me: Tem alguma curiosidade em sua vida que quando você conta as pessoas se surpreendem?

Iuri: “Antes de tatuar eu trabalhava com engenharia genética. Eu cursei faculdade de biologia e durante esse período eu trabalhei na pesquisa em transgênicos. Basicamente procurava maneiras de aumentar a produção através de modificação genética. É bem diferente de tattoo, né?! hahaha

Tattoo2me: Como você descreve a seu processo criativo?

Iuri: “Depende muito do trabalho, mas eu sempre tento fazer uma relação do que o cliente quer representar com o que conheço sobre aquilo ou eu sinto. Quando um cliente deseja representar um momento ou um sentimento eu escuto o que ele me traz e olho para dentro de mim e com base nas minhas experiências,  eu tento entender o que aquilo significa para ele e assim criar uma tattoo para ele.


Tattoo2me: Iuri, estamos com você! Acreditamos que a arte da tatuagem é essa troca de experiências entre o artista e o cliente. Agora nos conte o que mais gosta no seu trabalho:

Iuri: Eu coloco um pouco de mim em cada projeto, e a parte mais mágica disso é que quando crio junto com os clientes é possível compor algo extremamente belo que eles irão ter orgulho de carregar pra vida toda.

E quando o trabalho é desenvolvido do zero, um trabalho que ponho disponível, poder ter certeza que tem todo meu sentimentalismo ali.”

O que eu mais gosto no meu trabalho atualmente é que quando você olha pra ele, vê quem eu sou, eu coloco toda minha essência em cada tatuagem.


Tattoo2me: Além da tatuagem, existe o amor pela pintura, conte um pouco como a pintura entrou em sua vida:

Iuri: “Na verdade quando eu comecei a tatuar eu não tinha intenção nenhuma de pintar ou desenhar, foi algo que a necessidade foi surgindo e eu tive que me adaptar. 

Fui fazer aula no Lado B com o André Rodrigues e lá eu aprendi sobre pintura, admiro muito ele como artista e o amor por pintura e artes surgiu a partir daí.”

Tattoo2me: Quem inspira você na tatuagem e na pintura?

Iuri: “São tantos! (hahaha).  Mas eu tenho um papelzinho que está sempre perto de mim com alguns artistas que são grande inspiração para mim, seja pela forma de trabalho, seja pela forma de pensar, são eles: André Rodrigues; Mario Art; Balaz Berzsenyi; John Monteiro; Picasso; Michelangelo!’

Uau! Grandes referências!

O artista manda muito no estilo Blackwork! Aliás, o artista é especialista em Blackwork, Fineline, Geometria e Microrealismo. Uau! Não dá pra perder as várias inspirações do perfil do artista. Spoiller: as artes de animais e florais são maravilhosas!

Tattoo2me: Conta agora pra gente, como são seus clientes? Qual o perfil do seu cliente?

Iuri: “Meus clientes são todos aqueles que se conectam de alguma forma com meu trabalho.

Eu gosto de conversas mais filosóficas então a gente sempre conversa sobre esse tipo de assunto ou então discute questões como política, filosofia, psicologia, biologia, física e economia ( hahaha) bem denso, mas acho que isso que deixa o trabalho mais legal!”

Com certeza! A hora da tattoo é um momento de conexão, melhor ainda se o artista tem essa abertura para conversar e escutar. 

Tattoo2me: Amamos histórias! Queremos saber qual história mais bonita já tatuou?

Iuri: “Tive um cliente que infelizmente sofreu um acidente e faleceu com sua família, eu tatuei na irmã dele a foto de todos da família e apesar de ter sido um trabalho simples, foi muito importante.”

Tattoo2me: Qual foi a tattoo mais inusitada que você produziu?

Iuri: “Quando estava trabalhando em Barcelona atendi uma cliente que quis fazer um Buda sentado meditando com o símbolo do lanterna verde no peito, foi algo bem inusitado mas vamo que vamo, né?”

GENTE, amamos fazer essa pergunta, pra arte não tem limite, imagina um Buda com o símbolo do lanterna verde no peito!

Tattoo2me: Quais são as tatuagens que mais procuram você para fazer?

Iuri: “Atualmente eu me dedico bastante para fazer estátuas, gosto muito de como elas são e o flerte com o belo e o frio que elas trazem é lindo para mim,  mas eu gosto de tatuar estátuas que ninguém conhece ou são pouco conhecidas, as clássicas como o Poseidon ou David eu faço bastante também, mas normalmente me procuram para as mais diferentes.”

Ficou curioso para ver mais estátuas feitas pelo Iuri, clica aqui!

Tattoo2me: Esse assunto muito nos interessa e todos que estamos lendo também: Quais seus planos para 2021?

Iuri: “Seguir me desenvolvendo e tentando ser um profissional cada vez melhor, tentar passar mais uma temporada fora do país e evoluir mais meu trabalho.”

Opa, quem não é do Brasil já fica de olho no instagram do Iuri, que em breve ele vai lançar uma agenda em outros países e estados. 

https://www.instagram.com/iuri.ink/



Ah, Iuri já esteve aqui no blog com a gente, veja os outros textos com a presença dele: Tatuagens no braço e antebraço, artistas brasileiros para conhecer e autoestima na tatuagem!

Continue acompanhando o conteúdo aqui e no instagram do Iuri! Se curtiu essa matéria deixe um comentário para o artista!

Até a próxima entrevista! =)

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.