Uma das técnicas que vez ou outra esbarra com a gente na cena da tatuagem é a micropigmentacão, não é mesmo? E tudo — absolutamente tudo — que envolve esse mundo nos interessa.
Por isso, conversamos com a micropigmentadora Priscilla Passos, de Juiz de Fora, MG, graduada em Estética e Imagem Pessoal pela Universo, especialista em micropigmentação pela ABM e Master em Hiper-Realismo por Ennio Orsini.
Do início: o que é a micropigmentação?
“Esse assunto está tão em alta e é minha profissão, paixão. A micropigmentação é a implantação de pigmentos na pele. É quase como uma tatuagem.”
Mas existem alguma diferenças entre a micro e tattoo:
1. Aparelhos: chamamos os aparelhos específicos para a micropigmentacão de dermógrafos. Eles são mais delicados e as agulhas utilizadas são mais finas que agulhas usadas em tatuagens. “Eu, por exemplo, utilizo muito em meus procedimentos microagulhas de uma ponta” afirma Priscilla.
2. Pigmentos: os pigmentos usados para essa técnica são diferenciados. Normalmente são mais espessos, concentrados e glicerinados.
3. Camadas da pele: na micropigmentação, os pigmentos são colocados na primeira camada da pele, a epiderme. “Por isso, à medida que a pele se renova, o pigmento sai. Isso torna a pessoa que a utiliza livre para alterar o formato — da sobrancelha, por exemplo — e não a torna escrava do procedimento.”
Outra característica da técnica é que como se trata de uma camada com menos água, o pigmento mantém-se mais concentrado, não expande e quando bem escolhido o pigmento, não há alteração da cor.
Como a micropigmentação pode ser usada
“Através da micro é possível harmonizar, corrigir formato, cicatrizes e realçar sobrancelhas, olhos e boca. No dia do procedimento, é feita uma anamnese* detalhada, a medição dos ângulos da face e o desenho para a aprovação. Tudo muito rápido, seguro e praticamente indolor. Minha especialidade é sobrancelhas, e garanto que é a queridinha das mulheres! Trabalho com a técnica hiper-realista que, aplicada junto com os conceitos do visagismo, design e pigmentos corretos, os resultados são surpreendentes, um verdadeiro up na autoestima.”
Além disso, a micro também auxilia em pequenas falhas na pele, no couro cabeludo e é a principal aliada na reconstrução mamária, redesenhando auréolas.
“É muito importante utilizar a cor que se adapta melhor a cada tom de pele, para que, misturada aos fios já existentes, a sobrancelha não fique com aspecto pesado e não mude de cor depois de algum tempo.”
A técnica tem duração de 2 a 5 anos. Após esse período, é necessário que se faça uma avaliação.
Anamnese* — do grego ana, trazer de novo e mnesis, memória.
Você tem alguma dúvida sobre a técnica de micropigmentacão? Comenta aqui embaixo que nós vamos tirar todas as suas dúvidas com a Priscilla Passos.
E para saber mais sobre o assunto e acompanhar o trabalho dela, é só acompanhar o Instagram da profissional.
Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!
Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.
❤