Nesse post vamos ver como cuidar da cicatrização da tatuagem para garantir que ela fique perfeita por muitos e muitos anos. Veja as principais dicas para garantir que sua tattoo cicatrize sem complicações.
A ideia do Tattoo2me ter um novo espaço de conversa com nossos seguidores surgiu da nossa necessidade de falar, de trocar, aproximar os artistas do público, como sempre nos propomos. Dessa forma, algum tempo atrás fizemos uma enquete em nosso Instagram perguntando o que vocês gostariam de ler aqui no nosso blog. Tivemos ótimas respostas e aqui estamos: Vocês mandam! Os assuntos mais pedidos, vocês poderão acompanhar por aqui, e se tiverem mais dicas, nos mandem. Adoramos!
Juntamos alguns dos pedidos nessa matéria sobre cuidados e fomos atrás de respostas. Falaremos de cicatrização de tatuagem, uso ou não do filme plástico, produtos que podemos ou não usar, pomadas para tatuagem, praia, bronzeamento artificial… ufa! Buscamos algumas informações sobre o tema e fomos ao encontro do tatuador carioca Beicinho, com mais de 25 anos de carreira. Ele é o cara e não podíamos perder essa chance!
Veja também:
Filme Plástico
O tão falado filme plástico! Quem nunca teve algum tipo de dúvida quanto ao uso ou não uso desse troço? Vemos tanto o uso do filme por aí, estúdios grandes e pequenos, em todas as partes do país.
Beicinho nos explicou que esse costume surgiu na Europa, um continente frio, onde os costumes são totalmente diferentes do nosso, onde a temperatura interfere na pele das pessoas e no próprio cotidiano.
Ele nos diz: “Eles criaram uma segunda pele, feita de vitaminas, placentas para cobrir ferimentos. E quando isso chegou aqui (no Brasil) foi adaptado pro filme plástico, mas somos um país muito quente, não dá pra brincar com isso. A gente embala pra ‘enganar’ o organismo, como se estivesse criando um tipo de pele e o corpo não acelerar o processo de cicatrização. Então, o corpo se acha protegido e para de criar um mecanismo.”
Beicinho não considera válido o uso do filme plástico, ele reforça a questão da higiene:
“Se o cara pegou no dinheiro e colocou a mão no filme plástico ou se o plástico não estiver bem armazenado, pode levar bactérias para a tatuagem e aquilo é fechado, abafado. Ou seja, em duas horas (o tempo que geralmente é indicado para uso do filme) as bactérias se reproduzem e pode até gerar uma infecção séria. O pêlo foi raspado, pode ocorrer infecção desse pêlo. Eu não indico o uso do filme. Para alguns funciona, mas para outros pode trazer consequências.”
Pomadas, protetores e produtos em geral
Outra dúvida recorrente é o uso de pomadas para a cicatrização da tatuagem. Uso? Não uso? Tira o brilho da tattoo? Desbota?
O protetor solar só é indicado após a cicatrização completa da tatuagem, o que dura cerca de 30 a 40 dias. Antes disso, é indicado não usá-lo, nem ir à praia ou fazer algum tipo de bronzeamento artificial.
“O sal retira o brilho da tinta, a água traz um risco por conta da poluição, podendo trazer uma contaminação. Piscina é a mesma coisa por conta do cloro.” Diz o tatuador.
Beicinho nos explicou que seguindo essas dicas o desenho não perde a cor ou o brilho. Mas ele é taxativo quanto o uso de pomadas para cicatrização: “Não tem que usar. A pomada foi fabricada para cuidar da pele e não de pigmento. Não tem que usar pomada de cicatrização, ela vai cuidar da sua pele, entende que precisa cuidar de um ‘ferimento’, mas não de algo que foi desenhado, pigmentado. Por isso, cicatriza, mas muitas vezes perde o brilho, desbota.”
A tatuagem não deixa de ser — pelo menos nosso corpo entende assim — uma agressão. O corpo cria um processo natural de defesa e podemos minimizar esses processos seguindo as dicas do nosso parceiro Beicinho, mas também cuidando de seu corpo.
Alimentação
E aí, podemos falar sobre alimentação. Tattoo2me, quais alimentos eu devo evitar? Vários! Principalmente gorduras e alimentos de difícil digestão.
Podemos pensar em como ajudar esse corpo a fazer uma cicatrização leve e perfeita. Como? Comendo!
É importante termos uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, e fazermos a ingestão de muita água, porque além de hidratar o corpo e a pele, a água nos ajuda a fixar vitaminas e nutrientes. Se o seu corpo funciona perfeitamente e é bem cuidado, o tempo de cicatrização talvez diminua, e sua tatuagem estará em uma pele bem tratada e saudável. Esse é o segredo!
Imagem de Capa: Photo by Sabrina May on Unsplash