Mensagens através da pele

Exposição de Manu Zatti mistura tattoos e fotografia.

-

Nós sabemos que a tatuagem conseguiu quebrar a barreira do estereótipo, do preconceito e de estar sempre relacionada a algum tipo de marginalidade, não é? Além disso, conseguiu dominar a cena da arte em todo o mundo. Podemos falar de traços, desenhos, tendências…e por que não falar também de fotografia? E exposições? É isso mesmo!

Estamos falando de uma exposição chamada “Através”, produzida pela fotógrafa Manu Zatti. O ensaio marcou a chegada do Studio MZ Manu Zatti, que tem a proposta de ser um espaço mais artístico e pessoal, carregado de personalidade.

Fotos: Manu Zatti.

A nossa tatuagem de cada dia se tornou inspiração para a fotógrafa, que juntou duas das suas paixões: “Sempre gostei da ideia de que podemos marcar nosso corpo para representar algo que somos, algo que defendemos, uma fase ou algo que tenha extrema importância na nossa vida. Até como simples estética, a tattoo é carregada de simbologias e memórias.”

Ao longo da nossa matéria você pode conferir parte do ensaio da Manu, e nele podemos observar como homens e mulheres são representados por suas tatuagens. “As posições, as interpretações e os olhares clicados não representam apenas o trabalho artístico da tatuagem em si, mas também a representação e o estilo de vida de cada retratado.”

Fomos até a fotógrafa Manu Zatti e ficamos sabendo um pouco mais do ensaio.

Fotos: Manu Zatti.

Tattoo2me — O que a tatuagem representou nesse trabalho?

Manu Zatti — A tatuagem é, quase sempre, uma forma permanente de registro. A fotografia tem o objetivo de registrar os momentos, as emoções, a história. É traçando um paralelo neste sentido que quis fotografar diferentes tipos de pessoas com suas tatuagens e mostrar como existem muitas coisas em comum entre tatuagem e fotografia.

Tattoo2meComo foi fotografar tatuagens e tatuados?

Manu Zatti — A parte efetiva de fotografar foi uma delícia! Diferentes pessoas com diferentes relações com suas tatuagens. Cada um usava elas como uma diferente forma de expressão e visão… conhecer um pouco da história de cada modelo foi como passear pelas suas vidas e suas emoções. Parece piegas, mas realmente me senti desta forma.

Fotos: Manu Zatti.

Tattoo2meE aí, como foi lidar com a história de cada desenho, de cada tatuado, de cada expressão fotografada?

Manu Zatti — Tentei descobrir um pouco de cada modelo e de sua história para melhor representar a tattoo na fotografia. Mas claro, houveram momentos que foi necessário privilegiar certa pose para poder dar a devida evidência a cada tatuagem. Fiz na maior parte do trabalho sessões exclusivas para cada modelo, ou seja, um turno para cada um. Somente um casal de amigos e duas irmãs que desejaram juntar duas sessões de fotos, assistindo ou mesmo participando. Mas era importante dar atenção exclusiva para entender melhor as tattoos e os tatuados. As sessões duraram cerca de 2h30 cada, algumas mais, outras menos.

Fotos: Manu Zatti.

Tattoo2me — Porque montar uma exposição fotográfica sobre tatuagens?

Manu Zatti — Montei o estúdio com o sonho de que as fotos produzidas por ele sempre pudessem entregar um pouco a mais do que o esperado pelo cliente, seja ele pessoa física ou jurídica. Desejo sempre ter resultados que marquem de uma forma única o cliente, porque realmente entendo a fotografia como uma expressão de arte, mesmo na publicidade. A ideia é passar emoção, é captar os sentimentos e passar isso para quem olha as fotos. Com a exposição “Através” tive a intenção que o meu público compreendesse que através de uma simples imagem se concretizavam muitas emoções. Pensei o que poderia representar as emoções com uma imagem tal como a fotografia e a primeira coisa que veio a minha cabeça foram as tatuagens.

Fotos: Manu Zatti.

Em tempo: Manu afirma que, para ela, “as tatuagens retratam um instante, são carregadas de simbologias e emoções que perduram por toda a vida, da mesma maneira que pretende a fotografia.” Somos suspeitos, mas adoramos eternizar em nossa pele momentos únicos para nós.

Para ver mais do trabalho da Manu, siga o Instagram do estúdio da fotógrafa @mzmanuzatti, ou acesse o site www.manuzatti.com .


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.