O que você sabe sobre os processos de uma tatuagem?

Conversamos com o artista Marquinho André que nos falou um pouco sobre seu trabalho e sobre a relação entre tatuador e tatuado.

-

Marquinho é um daqueles artistas que nós, do Tattoo2me, temos o privilégio de poder acompanhar o trabalho beeem de pertinho. Já são alguns anos e agora o artista topou estar na nossa cidade, para um novo projeto. Te conto aqui embaixo sobre essa misteriosa- nem tão misteriosa assim- aventura.

O importante é que o Marquinho André veio de mala, cuia e família aqui para o Rio de Janeiro, a cidade do Tattoo2me, e nós não poderíamos deixar uma oportunidade dessa passar. Como eu disse, não é de hoje que acompanhamos e participamos ativamente dos projetos e trabalhos do Marquinho, sabemos bem que o artista tem todo um processo para transformar sua arte, seus desenhos, em tatuagens maravilhosas… e é sobre isso que vamos falar aqui nessa matéria: O que você aí sabe sobre os processos que envolvem a produção de uma tatuagem?

Algumas imagens da minha conversa com o Marquinho no Forte de Copacabana, a Nicole filmava tudo animadíssima, afinal logo logo ela seria tatuada por ele:

O início de sua carreira: Realismo!

Marquinho André tem 32 anos de idade e é tatuador há 16 anos. Ou seja, o artista começou a tatuar com apenas 16 anos de idade! Sua história na arte já estava traçada: sempre desenhou e colocou os pés pela primeira vez em um estúdio de tatuagem com seu irmão mais velho que já se tatuava. Marquinho achou incrível a possibilidade de ter seus desenhos eternizados na pele de pessoas pelo mundo e não pensou duas vezes em se jogar na arte da tattoo. Começou tatuando amigos ainda em seu quarto, a coisa foi crescendo até o momento em que já tinha seu próprio espaço para tatuagem.

“Antigamente, tatuador bom era tatuador que sabia fazer tudo, todos os estilos de tatuagem! Hoje, não dá mais pra ser assim, pelo contrário.
Cada artista tem sua personalidade, eu mesmo comecei fazendo Realismo, assim conseguia tatuar as ideias que o clientes me mostravam. Era tribal, oriental e outros estilos que eu não tinha tanta orientação para criar e acabava somente copiando.
O estilo Realista, assim como qualquer estilo, exige muito tempo para estudar e também o investimento em materiais adequados e de qualidade, mas, mais ainda para a execução da tatuagem, onde deve ser feito com muita cautela para buscar a perfeição da foto e também para não machucar a pele.”

O Realismo de Marquinho André em 2009 e o Blackwork do artista dez anos depois.

“Em certo momento da minha vida eu queria mudar, fazer algo diferente e aproveitar o que havia aprendido com Realismo, mas fazer um trabalho mais livre e autoral. Então, fui em busca de novos estilos e novas ideias para me inspirar. Acabei me identificando com trabalhos e artistas que fazem Blackwork. Já gostava de usar só a tinta preta, então não foi difícil.
Comecei a estudar, desenhar e colocar em prática essa nova fase, logo adicionei o Sketch nos meus desenhos e pude ter mais liberdade nas criações, assim poder usar a criatividade e a parte do corpo tatuada.
Agora, boa parte do tempo que uso com o cliente é constituindo junto com ele o seu projeto.”

E foi isso mesmo, das horas que passamos no estúdio acompanhando o Marquinho com o projeto da Nicole, a maior parte do tempo foi ele conhecendo um pouco mais sobre a vontade dela tatuar temperos, vendo referências de imagens reais das folhas e montando o que seria o ramo de hortaliças que iria para o braço da nossa cacheada.

“Cada artista tem sua personalidade”

Processo do projeto da tatuagem com o cliente

Marquinho, atualmente, se divide em atender seus clientes no seu estúdio Santa Pata Tattoo, localizado em Santa Cruz do Sul, e atender clientes por todo Brasil- e mundo!- fazendo guests em outros estúdios.

“Eu sempre soube que a tattoo iria me trazer muitas pessoas e muitos amigos.
A cada convenção que vou ou Guest que faço, acabo trocando muitas ideias, experiência e informação, não só com colegas mas também com os clientes.
As redes sociais também vieram pra ajudar na nossa divulgação e também para encurtar a distância e dar continuidade no contato com amigos que faço a cada viagem”

Saiba mais sobre nosso Programa de Guests do Tattoo2me e outros artistas como o Marquinho que estão viajando.

E estando fora de sua cidade por longos períodos, a gente sabe que precisa de disciplina e organização. Isso não é um problema para o artista:

“Eu tenho processos para realizar a minha tatuagem. Tenho que ouvir o que a pessoa quer, tenho que entender e saber o que a pessoa realmente deseja expressar. O local onde a tatuagem vai ser realizada também conta muito, tento usar da melhor forma a anatomia da parte do corpo tatuada… A tatuagem começa muito antes, temos o primeiro contato pelo e-mail (eu mesmo que respondo cada um e todos) e, se possível, uma conversa pessoalmente… converso, pergunto, pesquiso e a tatuagem é construída à partir daí. Atendo com hora marcada para ser mais privado e assim cada cliente ter o seu tempo.”

“A tatuagem nem sempre surge na hora, ela acontece bem antes na minha cabeça.”

Marquinho desenvolveu junto com a Nicole a tatuagem de temperos que ela tanto desejava.

Tivemos a sorte de poder acompanhar todo esse processo da construção de uma tatuagem junto com o artista. E podemos afirmar: cada tatuagem é única, pois cada história é única. Seja ela pelo motivo que for: pessoal, estético etc. Entendemos também que cada artista possui o seu processo para a construção de seu trabalho, de seus projetos, e é preciso que a comunicação entre tatuador e tatuado seja perfeita, sem nenhum tipo de ruído. A gente garante que o resultado é eterno e maravilhoso!

Confira abaixo algumas imagens da tattoo da Nicole, que esperou quase 2 anos para realizar a tattoo com o Marquinho aguardando a vinda dele ao Rio de Janeiro:

Agradecemos ao Marquinho André, à Iza e ao Marvin por todo carinho e atenção com nosso trabalho e nossa equipe. Nos sentimos sortudos por tê-los com a gente.


Encontre o Marquinho:

Instagram: https://www.instagram.com/marquinhoandretattoo/
Estúdio: https://www.instagram.com/santapatatattoo/
Cidade: Santa Cruz do Sul-RS
Contato: [email protected]


Oi! Você ainda está aí?
Compartilha o nosso texto, vai! E não deixa de contar a história da sua tattoo pra gente aqui nos comentários.

E para encontrar o artista ideal para a sua tattoo, acesse o nosso site:
tattoo2me.com e digite sua cidade!

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:

Tattoo2us e Tattoo2me

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.