Formado em Artes e Design pela Universidade Federal de Juiz de Fora, UFJF, e graduado em desenho e pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, percebo a maneira como Fred articula suas duas formações universitárias relacionadas às artes com seu trabalho de tatuagem à partir do seu portfólio artístico online.
Frederico Rabelo
Edit descriptionfredericorabelo.com
Além de suas tatuagens chamarem muita atenção do público, se destacando a nível mundial por conta da dimensão, da habilidade técnica e, por fim, pela profunda pesquisa experimental que ele vem exercendo- principalmente dentro do projeto denominado YE ARE GODS– , Fred se articulou em outros projetos, como na galeria digital de curadoria colaborativa Stab Me God, disposta na conta de Instagram @stabmegod em que propõe a disseminação da tatuagem contemporânea através de artistas que se destacam na cena atual.
Ao estudar seu portfólio online, o que mais me interessa- eu, também como artista visual e tatuadora- é a nova visão que ele propõe acerca da tatuagem como atividade artística, aproximando duas áreas que percorreram caminhos tão separados ao longo de sua história- uma indo para o caminho da galeria e outra pro caminho da estética e do comércio- quanto as artes visuais e a tatuagem.
Explico isso com base no projeto YE ARE GODS, em que Fred se inspira em imagens de obra de arte ou fotografias artísticas e explora o posicionamento destas sobre o corpo, propondo assim não apenas um novo suporte para estas imagens icônicas, como também uma forma de ressignificá-las dentro de um novo contexto: o corpo humano.
Várias destas tem base em uma tradição religiosa, o que casa perfeitamente com o nome do projeto.
Divide a apresentação do projeto em temas: Crucificação; Retilíneos; Varais; Ascenção; Corpos e Cabeças; Excelens Natura; Aves, dentro dos quais dispõe as referências em seu site. Assim, vincula a história da arte à prática de marcação corporal e, consequentemente, à construção de identidade das pessoas: cada escolha de referência por cada pessoa reflete um pouco sobre a identidade de quem escolheu, ou seja, acima de tudo, ser capaz de definir o próprio desenho a ser tatuado sobre o corpo é um aspecto de nossa sociedade. Aqui, somos nossos próprios deuses, escolhemos nosso próprio destino, e nosso corpo é nossa própria religião.
A arte existe como uma forma de comunicar.
Seja através de pintura, gravura ou escultura, há um pensamento por trás do que é executado, e o pensamento comunica. No caso da tatuagem, sempre tive dificuldade em vinculá-la no ramo das artes visuais justamente porque ela sempre se exerceu, na cultura ocidental, em algo mais alinhado ao comercial, principalmente sempre sendo associada ao marginal, e por isso tardou a ser percebida como uma possibilidade de estudo mais aprofundado.
O que vejo no portfólio de Fred é uma busca por trazer esse pensamento em relação a tatuagem à tona, um pensamento que foi deixado de lado por muito tempo e que agora vem ganhando visibilidade aos poucos, principalmente através da propagação de trabalhos de diversos artistas pelo Instagram. A divulgação de novas ideias, de trabalhos contemporâneos e de artistas de lugares distantes colabora para que cada vez mais se renovem as discussões e não fiquemos estagnados dentro de nossa própria ideia sobre “o que é tatuagem”: ela não é apenas técnica, apenas ritual ou apenas conceito, ela está nos corpos e é construída conforme a ideologia de cada local. Essa é a tendência da tatuagem atualmente dentro da cultura ocidental, e é bastante relevante ver como o processo está sendo encabeçado por um artista brasileiro.
Além disso tudo, Fred postou recentemente em sua conta que continua em andamento o projeto Ye Are Gods, com as referências ainda disponíveis para orçamentos através de seu e-mail. O artista continua viajando pelo mundo e divulgando seu trabalho através dos corpos.
Quer saber mais sobre todos os trabalhos de Frederico Rabelo?
Acesse os links abaixo e conheça todas as propostas do artista!
Portfólio: www.fredericorabelo.com
Instagram: @fredericorabelo
Instagram de curadoria colaborativa: @stabmegod
SOBRE A AUTORA:
MARI DAGLI
Tatuadora, artista visual e viciada em estudar a cultura artística underground.
Sigam no Instagram:
Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!
Faça a sua busca de estúdio em nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.
❤