Olivier Poinsignon e a sua pele como tela

O artista francês desembarca no Brasil para um laboratório sem conversas entre tatuador e tatuado!

-

Imagina que louco — e que incrível — ser tatuado sem ter a mínima ideia do que será o desenho produzido! O Estúdio e Galeria Teix, que o Tattoo2me já teve o imenso prazer de conhecer, recebe neste mês de Março o artista plástico e tatuador francês Olivier Poinsignon.

Mestre em traços, linhas, composições e formas geométricas sempre usando apenas tinta preta, e famoso por depositar sua alma artística em todos os seus trabalhos, Olivier trará a Curitiba a ideia de um “laboratório” de tatuagem, no qual não haverá nenhum tipo de comunicação oral entre tatuador e tatuado — Olivier não fala português e não aceita receber, neste projeto, trabalhos de quem se comunica na língua francesa.

O Processo

O primeiro contato será por e-mail, no qual o interessado deve enviar uma foto de seu rosto e outra da parte a ser tatuada, sem nenhuma outra informação adicional.

No dia marcado para a intervenção, o segundo e derradeiro contato: Olivier passará a manhã com a pessoa a ser tatuada, e deste contato, que deverá romper a barreira da língua, sairá a ideia final da arte. À tarde, Olivier materializará em tatuagem aquilo que a pessoa o inspirar.

“O que mais importa para mim é ser fiel a mim mesmo e às pessoas que me escolherem. Tecnicamente falando, gosto de garantir aos trabalhos uma solidez e uma legibilidade que não percam impacto com o tempo. Meu objetivo é entrar na vida das pessoas e encontrar um detalhe pessoal que possa expressar, mesmo sem conhecer sua história,” explica o artista.

Pelo olhar do artista

“É uma forma de mostrar como a comunicação faz o ato de tatuar diferente. Para mim, o ser humano é o material mais interessante para se criar, pois é um suporte que pode se mover, envelhecer, falar, ter reflexões… Esse suporte pode transmitir o que sente ao artista. Mas, quão impressionante isso pode ser através da fala? Como uma arte figurativa, as palavras são muito restritas! A arte abstrata é mais parecida com sentimentos… É por esse caminho que pretendo seguir,” afirma Olivier.

O artista plástico vai além: “Algumas pessoas não acham que temos que fazer tatuagens dessa maneira, mas não creio que seja algo anormal ou extraordinário… na verdade eu não me importo tanto com isso. Eu proponho algo novo e que possa ser interessante tanto para as pessoas quanto é para mim, é algo que me obriga a usar a minha mente — não se trata apenas de fazer algo bonito. Eu penso que tudo pode ser belo se dedicarmos um pouco de tempo para estudar e compreender o que está diante de nós.”

“Por exemplo: se o poema mais lindo do mundo está escrito em japonês, talvez você nunca poderá dizer o quão lindo ele é. Você precisa estudar e compreender a língua japonesa antes de senti-lo! Eu acho que é o mesmo processo. Tudo pode ser encantador se você tomar um pouco de tempo para entender e então sentir. Não há ‘coisas naturalmente encantadoras’. No seu primeiro dia como bebê você não é capaz de se comunicar facilmente e você não parece sentir a beleza das coisas ao seu redor. Você precisa desenvolver-se para aprender a sentir a beleza! Meu processo pode parecer somente um monte de besteira para várias pessoas, mas isso não é um problema para mim. Eu apenas não concordo, mas estou disposto a conversar sobre isso.”

E aí, curtiu a ideia e quer se aventurar? Os interessados em tatuar com o artista deverão:

Mandar um e-mail para [email protected] com o assunto: “Laboratório do Olivier”;

Enviar uma foto sua (retrato ou corpo todo);

Enviar também uma foto da zona a ser tatuada;

Alertar se você tem alguma alergia ou especificidade médica;

Propor a Olivier três datas disponíveis, entre 21/03/17 e 01/04/17;

Descrever seu nome completo, idade, telefone e e-mail para contato. Estas são as únicas informações que você deve enviar, não insira detalhes do tema/desenho desejado;

O preço único para o dia é de 600,00 Euros (R$ 2.000,00). Após a data marcada com Olivier, um sinal deve ser depositado na conta do Estúdio Teix. A diferença será cobrada no dia da realização do trabalho.

Observação: Somente para maiores de 18 anos.

Para conhecer mais trabalhos de Olivier Poinsignon, acesse o Instagram, o Facebook e o site do artista.

Galeria e Estúdio Teix

Alameda Augusto Stellfeld, 1581
Batel, Curitiba PR / CEP 80430–140
Fone: (41) 3018–2732


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.