Os cuidados especiais antes e depois de fazer uma tatuagem

Hidratar a pele e ter uma alimentação adequada ajudam a garantir mais segurança e qualidade à tatuagem

-

Hidratar a pele e ter uma alimentação adequada ajudam a garantir mais segurança e qualidade à tatuagem

As tatuagens se tornaram bastante populares nos últimos anos. Entre os diversos estilos, tamanhos e cores, é fácil encontrar uma que agrade ao seu gosto. Mas você sabe quais são os cuidados antes e depois de fazer uma tattoo?

Os cuidados após fazer a tatuagem já estão relativamente bem difundidos, mas especialistas do curso de medicina buscam alertar também para a importância dos cuidados antes de tatuar, evitando complicações na cicatrização.

Veja alguns dos cuidados necessários para garantir que a sua tatuagem seja feita com segurança, e diminua os riscos de complicações no processo de cicatrização.

Escolha um bom estúdio e tatuador

Além de decidir qual é o desenho que você pretende fazer, é essencial escolher um estúdio de tatuagem e um tatuador ou tatuadora que sejam bons profissionais. Afinal, assim como a qualidade do resultado final, é importante que eles sigam regras sanitárias, para evitar a contaminação de doenças.

Hidratação da pele

A hidratação da pele não é importante apenas na fase de cicatrização. Especialistas indicam que o local onde será feita a tatuagem precisa começar a ser hidratado uma semana antes pelo menos. Isso deixará a pele mais macia, facilitando a aplicação da tinta e diminuindo a agressividade do procedimento.

No dia de fazer a tatuagem, higienize bem o local e não aplique qualquer produto na região. Ainda que os tatuadores costumem fazer uma limpeza na região em que será trabalhada, é importante que você evite usar cosméticos e outros produtos que podem irritar a pele ou interagir com a tinta.

Alimentação

A alimentação interfere diretamente na sua pele, e poderá facilitar ou não o procedimento, tanto no momento de fazer a sua tatuagem, quanto na cicatrização. Por isso, alguns dias antes, evite alimentos pesados e gordurosos, que podem gerar machucados na sua pele ou até mesmo começar um processo de alergia, ou inflamação.

Na véspera e no dia da sessão de tatuagem, beba bastante água. Um organismo bem hidratado recebe melhor a tinta. Evite também bebidas alcoólicas, pois elas podem dilatar os vasos sanguíneos e facilitar processos hemorrágicos, trazendo mais riscos para a sua pele e bem-estar.

Não se exponha ao sol sem proteção

Por fim, assim como é importante não se expor ao sol sem proteção após fazer a tatuagem, estando ela cicatrizada ou não, o cuidado é válido para os dias anteriores. Se a sua pele estiver queimada ou dolorida, além de um grande desconforto, pode ser bastante arriscado fazer a tatuagem, já que a pele não absorverá bem a tinta e pode ter problemas de cicatrização.

Mais desse autor

Mais Recentes

Debby Mota: Um corpo livre em constante movimento

Conheça Debby Mota, artista especialista em artes afro e indígenas.

A Ciência por trás do processo de tatuar

Como o pigmento é um corpo estranho para o nosso organismo, ele pode causar reação alérgica ou não, saiba mais aqui!

Lugares mais doloridos do corpo

Os níveis de dores podem ser diferentes para cada organismo, leia mais aqui!

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.