As tatuagens produzidas em Patchtattoo simulam o efeito do bordado. Com agulha apropriada e tinta, o artista reproduz na pele o efeito “fofo” que os bordados carregam.
O estilo é muito recente na cena da tatuagem em todo o mundo, com poucos tatuadores aptos a reproduzirem o estilo com perfeição. Um desses artistas é Duda Lozano, tatuador, paulista, de 46 anos e mestre em outro estilo de tatuagem impressionante: o Realismo.
Duda nos contou sobre sua carreira, sobre o estilo Patchtattoo e, claro, nos mostrou desenhos incríveis feitos com a técnica de bordado na pele. O artista, desde criança tem no desenho sua maior forma de expressão. As artes que criava nos cadernos escolares não demoraram para ocupar novos espaços: as motocicletas. Duda encontrou na aerografia o canal para expressar, explorar e expandir sua arte. Combinando cores e ousando nas texturas e perspectivas, foram nas possantes motos da capital paulista que os trabalhos em Realismo começaram a fazer parte do seu cotidiano e chamar a atenção.
Em 2002, a tattoo entrou definitivamente na sua vida. Desde então, dedica muitas horas em permanente estudo e aprimorando as diversas técnicas, entre elas, a Patchtattoo.
“Fui o primeiro tatuador a aprimorar e difundir o lindíssimo e surpreendente estilo do bordado, tornando-se referência internacional. O meu diferencial é a mistura do bordado com mini-realismo e outras técnicas, para deixar a tattoo mais bonita e transformar as ideias dos clientes em realidade.”
Atualmente, Duda Lozano é residente no estúdio Tattooyou, localizado na capital paulista. Mas o artista está de malas prontas para uma turnê pela Europa. Ele estará em países como: Alemanha, Espanha, França etc.
“Levarei comigo determinação, criatividade e inspiração para outros artistas que procuram o que é mais importante: o reconhecimento e, lógico, a “vontade” de sempre estar aprendendo com todos que conhecemos. “
Patchtattoo
O estilo gera curiosidade, não há como negar. Mas Duda nos ajuda a entender melhor os efeitos de bordados na pele.
“Minha técnica é a mesma do Realismo: tentar dar vida ao desenho o máximo possível!
Umas das minhas paixões sempre foi o Comics e eu consegui unir e transformar desenhos da Disney, Hanna Barbera, HQs e Mangas… em Patchs, e esses, hoje, são os desenhos mais procurados.
Meu ídolo sempre foi Marcelo Mordentti, por ele que virei tatuador. Como eu disse, sempre fui do Realismo…
Meu estilo de trabalho esta sendo rotulado com “Patchtattoo” mas, na verdade, é o Realismo. Não sou pioneiro na tattoo bordada, mas foi eu que fiz o bordado virar um estilo, sabe?! Estou sempre buscando inovar, procurando algo diferenciado, e minha assinatura são as linhas quebradas e as partes descosturadas.
O Realismo entrou na minha vida na aerografia e passei isso para tatuagem. Também trabalhei criando desenho para virar bordados em uma confecção onde aprendi muito sobre luz e sombra…”
Os cuidados com a tatuagem neste estilo, Duda afirma que são os mesmos cuidados com uma tattoo em qualquer outro estilo.
“Os cuidados são o mesmo: evitar o sol durante a cicatrização, protetor solar, hidratar a área.
Para escolha da arte, normalmente, o cliente pede o tema, escolho o desenho ou crio o melhor desenho para se tornar um bordado. Vou criando os movimentos do efeito na hora. Atualmente, uso máquinas rotativas e agulhas RL nessa produção toda.”
Conheça mais sobre o trabalho de Duda Lozano:
Oi! Você ainda está aí?
Compartilha o nosso texto, vai! E não deixa de contar a história da sua tattoo pra gente aqui nos comentários.
❤
E para encontrar o artista ideal para a sua tattoo, acesse o nosso site:
tattoo2me.com e digite sua cidade!
E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas: