Piratas, arte urbana, história e design

As eras Old School, New School e Neo Traditional da tatuagem mundial.

-

Quando você pensa em tatuagem, o que te vem à cabeça? Pensa rápido em um desenho, um lugar do corpo para tatuar, na sua verba ou na sua mãe que logo reclama: “mais uma?!”.

Mas, precisamos pensar também em que tipo de desenho, traço, estilo vamos usar. Um tatuador que interprete o que você quer, estúdio de confiança, disponibilidade de agenda. Ufa!

Sabemos que tatuagem é coisa muito séria e para sempre, já que as remoções não são tão simples de serem feitas, e por isso é tão importante nos informarmos do que pretendemos fazer. Iremos começar do começo.

Aqui tem informação, pirata, múmia, gangster, Pop Art e psicodelia: algumas vertentes históricas afirmam que a tatuagem já era usada no Antigo Egito (Kemet), nos anos entre 4.000 e 2.000 A.C. Foram encontradas provas arqueológicas, como múmias com inscrições na pele, que deram peso à essa suspeita.

As tatuagens já existiam no Egito antigo.

Mas a tatuagem também era usada em rituais religiosos em outras partes do mundo, e não apenas na África, como nas Filipinas, Nova Zelândia com Maoris, na Polinésia e Indonésia.

Já a tatuagem ocidental surgiu nos Estados Unidos, feitas ainda com pedaços finos e pontiagudos de ossos, uma espécie de martelo e com poucas opções de tintas, já que as primeiras tatuagens eram feitas em navios com pouca estrutura. Os primeiros a se aventurarem pelo então “novo” mundo da tatuagem foram os marinheiros, fuzileiros navais, piratas, errantes e rebeldes que logo foram marginalizados (mais ainda do que se poderia ser) e fizeram com que a arte fosse, também, mal vista pela sociedade.

Entre os anos de 1920 e 1940, com os marinheiros, se populariza a arte dos desenhos na pele. Essas tatuagens eram basicamente patriotas e contavam a vida de quem vivia no mar, longe da família e amores por semanas e meses.

Dava-se origem ao que chamamos de Old School: desenhos grandes, com contornos e traços grossos em cor preta, e uma paleta bem limitada de cores, basicamente amarelo, verde, azul e vermelho. Vamos combinar que não devia ser fácil achar várias opções de tintas em alto mar! Os desenhos eram grandes e as linhas grossas para que a tatuagem ficasse nítida e durasse por muito tempo.

Com o passar dos anos, o uso do aparelho elétrico criado por Samuel O’Relly foi se tornando comum e facilitou a produção desses desenhos, mas as dificuldades eram outras, como por exemplo as palmilhas não existiam e o desenho era passado de um acetato para um papel de coque e esfregado na pele. O tatuador, na medida em que fazia a cobertura da tatuagem, encostava a sua mão no desenho e o borrava, dificultando a sua compreensão. Imagine o estrago!

Se pudéssemos destacar três pontos fortes do Old School, seriam eles:
• A pouca tecnologia usada;
• A rasa habilidade dos tatuadores;
• O forte patriotismo nos desenhos tatuados.

Os desenhos mais comuns na era Old School retratavam a vida dos marinheiros, fuzileiros e de quem mais vivia entre o mar e o porto, eram eles:
• Cerejas;
• Estrelas náuticas;
• Mulheres Pin-Up;
• Sereias;
• Andorinhas;
• Corações;
• Peixes;
• Águias;
• Âncoras;
• Facas;
• Rosas;
• Ondas marítimas.

Instagram: @ mortodfome
Instagram: (gustavosilvanotattoo)
Instagram (gustavosilvanotattoo)
Instagram: (gustavosilvanotattoo)

Alguns desses desenhos possuíam significados importantes para a época e a realidade em que os marinheiros viviam. Vamos relembrar três desses significados:

Andorinhasesse, talvez, seja o desenho mais característico da era Old School e foi criado como um emblema de boa sorte pelos marinheiros. O que também se diz é que as andorinhas possuem um único parceiro por toda vida, e alguns tatuavam pelo significado de amor eterno, amor verdadeiro, em referência às suas companheiras.
#honra #dignidade #lealdade #confiança

Âncorasé um clássico da tatuagem ainda hoje e conta-se a lenda que os marinheiros que conseguiam atravessar os oceanos, na volta para casa, tatuavam o símbolo com o significado de firmeza, segurança e proteção.
#confiança #abrigo #coragem

Mulheres Pin-Up são desenhos de mulheres bonitas em cenas do cotidiano, mas com poses e roupas provocantes. Sem vulgaridade, essas mulheres eram tatuadas com frequência, muitas como uma forma de demonstrar saudade ou admiração por celebridades, como por exemplo, Betty Grable, que ganhou notoriedade na época.
#encanto #fascínio #beleza

Nautical Tattoo Flash by ParlorTattooPrints on Etsy

Depois da Segunda Guerra Mundial, de 1940 a 1945, a tatuagem dominou o espaço urbano dos Estados Unidos, mais especificamente a parte oeste do país, e novamente estava relacionada aos marginais, os “gangsters” como eram chamados. Em 1961, depois de um surto de hepatite no país, foram tomadas algumas medidas sanitaristas para controlar a situação: foi criada uma legislação e novas regras para tatuagens. Com estas novas regras e certa segurança, a tatuagem despertou interesse de mais adeptos, muitos jovens, e dessa forma foram sendo criados novos conceitos para as tattoos, o que passou a ser a era New School.

A New School carrega conceitos mais urbanos, pela própria história após 2° G.M, e possui inspiração na arte de rua, como o graffiti, nos cartoons e na Pop Art. Carrega certa psicodelia e reinventa a paleta de cores junto com desenhos tridimensionais. O traço da tatuagem ainda é bastante marcado, mas possui delineamento, diferente da Old School. Os desenhos ganham sombreamento e dégradé. Foi uma inovação no mundo das tattoos, já que a era New School possibilitou ao artista que criasse desenhos próprios, mas com base em desenhos Old School, usasse uma infinita gama de cores e não ficasse preso às linhas, um tanto quanto certas, da antiga era da tatuagem.

Três pontos altos da era New School são:
• Sem limites para imaginação. Liberdade para o artista;
• Muitas paletas de cores;
• Desenhos tridimensionais, dando a impressão de movimento e realidade ao desenho.

Instagram: (jimelitwalk)
instagram: @jimelitwalk

As tatuagens New School podem não agradar a todos os artistas, e por incrível que possa parecer, pelo mesmo motivo que agrada tantos outros: a falta de proporção dos desenhos.


Mesclando o Old School e o New School, nasce uma nova era. Na Europa, no ano de 2008, aparece o que chamamos de Neo Traditional ou New Traditional. Por ser uma tendência muito recente, entendemos que a era Neo Traditional ainda esteja escrevendo sua história através dos artistas atuais. O que podemos afirmar é que acontece uma grande mistura entre os desenhos típicos da Old School, como as andorinhas, corações, águias, âncoras etc., e a paleta de cores ilimitada da New School.

Instagram: @netolobotattoo
Instagram: @netolobotattoo
instagram: @a.gtattoos

Ainda podendo usar outras técnicas New School como sombreamento, profundidade, realidade e o dégradé de cores. Estão excluídos os desenhos cartunizados, mas se faz uso de proporcionalidade e simetria nos trabalhos.

Ou seja, a era Neo Traditional chega para agradar a todos. Completa-se, junto com a velha escola e a nova escola da tatuagem, um coletivo poderoso de formas, traços, cores, arte, design, desenhos e história.


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

WithMaiza: Uma Jornada Inspiradora de Superação e Arte

Do Sonho à Realidade: A Transformação de Maiza

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.