Plástico na tatuagem: Sim ou não?

Uso do plástico filme é um procedimento profissional, ou seja, é utilizado pelos tatuadores assim que o desenho é concluído

-

Muitos tatuadores colocam plástico na tatuagem para proteger o local que acabou de ser tatuado, um cuidado muito comum para evitar o contato da pele com os microrganismos presentes no ar.

Mas, seu uso deixa muitas dúvidas entre as pessoas que querem fazer uma tatuagem, afinal, os cuidados durante as 4 primeiras semanas são fundamentais para garantir um bom resultado.

É necessário utilizar a pomada indicada pelo tatuador, além de protetor solar, manter o local sempre limpo e higienizado, evitar o contato com sol intenso e eliminar da dieta alguns alimentos.

Só que o uso do plástico causa muita controvérsia entre os tatuadores, pois para muitos, ele é necessário durante os primeiros dias para proteger a pele de atritos e evitar desconfortos.

Outros profissionais acreditam que o plástico filme deve ser usado apenas nas primeiras horas, após a tatuagem. Diante disso, muitas pessoas simplesmente não sabem como proceder para garantir o melhor resultado.

Se você vai se tatuar e tem essa dúvida, não deixe de ler este artigo até o final. Vamos explicar se você deve ou não usar o plástico, por quanto tempo, como é o processo de cicatrização e algumas dicas para cuidar da sua tatuagem.

Usar ou não o plástico filme?

Quando o cliente sai do estúdio, precisa manter a tatuagem protegida dos microrganismos presentes no ar. O plástico filme cumpre esse papel e protege a pele de diversas contaminações que podem entrar em contato com o organismo.

Enquanto a pessoa se desloca do estúdio para qualquer outro lugar, o local pode ser contaminado pelo ar ou até mesmo pelo tecido da roupa. O plástico protege a pele nesse primeiro momento.

Você pode ir para casa, até uma empresa de limpeza de cadeiras estofadas, visitar um amigo ou ir para qualquer lugar, que a tatuagem estará protegida. Mas, quando finalmente chegar em casa, não é mais necessário utilizar o filme.

Ele deve ser retirado imediatamente, depois pode começar a provocar efeito contrário. Isso acontece porque a pele é um organismo vivo e tem uma função excretora. Essa função elimina substâncias tóxicas para o organismo.

Sendo assim, não se deve tampar um ferimento por muito tempo, pois isso pode desorganizar a estrutura da pele, além do mais, ela precisa respirar.

Usar o plástico filme por muito tempo atrapalha as funções da pele, como a excreção de substâncias nocivas e a respiração para que ela possa se regenerar. Se você usar o filme por muito tempo, não vai acontecer a cicatrização do jeito certo.

A pele terá muitas dificuldades para formar as cascas, que funcionam como um mecanismo de proteção e fazem parte do processo de cicatrização. Quando isso acontece, os riscos de infecção e assadura na região tatuada aumentam.

Outro problema é que o plástico abafa o local e contribui para a produção de suor que fica em contato constante com a superfície tatuada. O suor libera toxinas nocivas que podem provocar irritações, inflamações e prejudicar a cicatrização.

Por quanto tempo usar?

Todo o procedimento possui um período certo para ser realizado, desde lavagem de cadeiras até o período em que uma criança deve usar fraldas, e os cuidados com a tatuagem também respeitam alguns períodos.

O plástico filme protege o local durante a cicatrização, garantindo que o desenho permaneça intacto até se estabelecer a pele por completo.

O tatuador é quem vai determinar o tempo que você precisa usar o plástico filme, mas a maioria indica que seu uso ocorra apenas durante algumas horas.

Se por alguma razão ele indicar o uso por mais tempo, o plástico filme deve ser trocado cerca de 3 vezes por dia, e durante todo esse processo, é fundamental higienizar a área.

Independentemente de usar ou não o plástico filme, você deve evitar impactos e arranhões na região, caso contrário, pode prejudicar o desenho.

Como é o processo de cicatrização?

A cicatrização ocorre por meio de 3 fases. Na primeira delas, a tatuagem deve ser considerada como uma ferida aberta, por isso, o tatuador lava o local cuidadosamente e utiliza o plástico filme para protegê-lo.

Mantenha o plástico filme pelo período indicado pelo tatuador ao passar pela porta automática de correr do estúdio. Geralmente, eles recomendam o uso por até 24 horas, sim do necessário trocar o curativo algumas vezes para manter a higiene.

É fundamental evitar a umidade, pois isso pode contaminar o processo de cicatrização. É normal sentir algumas dores e perceber que o local está avermelhado ou inchado.

Quando a pele começa a cicatrizar, formam-se algumas crostas que não devem ser removidas. A higienização precisa acontecer com a água filtrada e sabão neutro e a secagem deve ser muito delicada.

Esse processo é diferente entre as pessoas, mas a primeira fase costuma durar cerca de uma semana, caso não ocorra nenhuma infecção.

Na segunda fase, você já pode utilizar camiseta personalizada para eventos de qualquer tecido e vai notar crostas bem formadas que começam a descamar. Esse processo costuma durar uma semana.

A descamação deve acontecer naturalmente, pois caso você remova as casquinhas, pode retirar parte do pigmento e prejudicar o resultado da tatuagem.

Também é normal que a pele fique um pouco seca, além das tradicionais coceiras. No entanto, não coce porque isso pode retirar as cascas e prejudicar o desenho.

Por fim, na terceira fase, as cascas já caíram e o local está um pouco seco, além disso, vai perceber que o desenho não está mais tão vibrante, um processo normal.

Isso acontece porque existe uma camada de pele morta sobre a tatuagem que faz com que o desenho perca um pouco da sua cor.

Como cuidar da pele depois da tatuagem?

Durante o período de cicatrização, que costuma durar entre 3 e 4 semanas, é fundamental cuidar bem da sua pele.

Uma das coisas mais importantes é evitar o contato intenso com o Sol, por isso, algumas pessoas providenciam persiana painel tela solar para proteger o local onde trabalham da incidência direta de sol.

Mas, muitos outros cuidados são necessários e você não deve descartá-los, até que o local esteja totalmente cicatrizado. Os principais cuidados são:

  • Higienizar;
  • Usar produto cicatrizante;
  • Não coçar;
  • Evitar o Sol;
  • Evitar alimentos gordurosos.

Um dos cuidados mais importantes é higienizar corretamente o local, lavando com sabonete antisséptico e utilizando uma pomada indicada pelo tatuador.

A higienização deve ser feita enquanto o desenho possuir casquinhas de cicatrização. Pode ser feito durante o banho ou em qualquer outro horário que você quiser. Só não pode usar sabonetes muito perfumados e buchas para não provocar alergias e infecções.

Usando uma luva descartável latex atacado, logo após o procedimento, o tatuador utiliza uma pomada na região. Esse hábito precisa ser mantido durante as 4 primeiras semanas com sua nova tatuagem.

Prefira produtos naturais e passe-os na região por, pelo menos, 3 vezes ao dia, principalmente antes de dormir, pois isso evita desconfortos.

Um erro muito comum entre as pessoas é coçar o local da tatuagem, mas você não deve fazer isso porque agride muito o local e remove as crostas que auxiliam o processo de cicatrização.

Se estiver coçando muito, ao ponto de prejudicar o dia a dia ou até mesmo te impedir de fazer alguma coisa que queira, como um retrato profissional feminino, converse com o tatuador ou procure um dermatologista.

Evite o contato da tatuagem com o sol por cerca de 1 mês, pois ele desacelera a cicatrização e ainda prejudica a pigmentação da tinta.

Os raios ultravioletas afetam diretamente a pele e geram inflamações que podem deformar seu desenho, algo muito comum em tatuagens coloridas e que possuem uma quantidade maior de tinta.

Se eu tiver que sair de casa e se expor ao sol, utilize uma roupa que protege a região, sem se esquecer do protetor solar. Também evite praia, piscinas e lagos nas primeiras semanas, pois são ambientes com muitas bactérias.

Você pode trabalhar normalmente com instalação de geradores em edifícios ou qualquer outra atividade sem maiores problemas, só precisa excluir do seu cardápio a carne de porco, comidas muito temperadas e gordurosas.

Prefira alimentos leves e naturais, como saladas, frutas, alimentos integrais, dentre outras opções mais saudáveis.

Considerações finais

Portanto, a tatuagem é uma arte e para que ela fique realmente bonita, é necessário ter alguns cuidados durante as primeiras semanas.

Uso do plástico filme é um procedimento profissional, ou seja, é utilizado pelos tatuadores assim que o desenho é concluído, mas não significa que você deve manter o uso prolongadamente.

Siga as orientações do tatuador e cuide da sua pele para que ela tenha uma boa cicatrização e sua tatuagem fique perfeita depois desse período.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.