Podcasts: Por que estão tão em alta?

Podcasts
O Podcast é um formato de programa de rádio que pode ser apreciado de modo digital a toda hora, por meio do celular ou do computador. Com...

O Podcast é um formato de programa de rádio que pode ser apreciado de modo digital a toda hora, por meio do celular ou do computador. Com temas e tempos variados, o ouvinte pode ver os conteúdos em áudio para se atualizar, para estudar ou só para gastar o tempo.

As empresas têm investido nesse formato de conteúdo. Uma empresa de camuflagem de estrias sem tinta, pode usar esse modelo de programa para criar conteúdos sobre esse tema e mostrando autoridade sobre o assunto e fidelizando seus clientes.

O digital tem proporcionado vários formatos para os negócios, as empresas e seus times de marketing precisam analisar quais deles são mais proveitosos. Para uma empresa focada em serviços de segurança privada, o ideal seria investir nesse novo formato.

A empresa estará mostrando que domina esse assunto, e que os clientes podem confiar nela, sem pensar duas vezes. Atualmente, os clientes buscam empresas que ofereçam autoridade no assunto, por isso esse tipo de conteúdo se torna importante.

Um exemplo seria uma empresa de coworking perto de mim, que pode criar um podcast onde sejam dadas dicas de como um ambiente de trabalho deve funcionar. Como a gestão da empresa deve trabalhar o relacionamento interpessoal e quais as normas para uma boa convivência.

São variados os temas que podem ser abordados. É importante que o podcast tenha uma grande variedade de temas. A empresa só ganhará com isso. Se um negócio de encarte personalizado criar um podcast, ele pode falar sobre temas diferentes também.

Não precisa ser um tema necessariamente ligado ao que a sua empresa trabalha. Uma empresa de segurança física, pode acabar falando sobre um tema paralelo e relacionado ao mesmo tempo. Mas, tenha cuidado para não se dispersar muito nos temas do podcast.

O formato de podcast está se tornando cada vez mais popular. Em 2021, se iniciaram na faixa de 660 mil novos podcasts, que produziram cerca 28 milhões de episódios em todo o planeta, esses dados mostram que existe grande demanda para esse tipo de conteúdo.

Um negócio que faça serviços de limpeza de sofá pode investir nesse meio de comunicação. É um mercado promissor, se for bem feito e pensado com cuidado, pode ter muitas vantagens em relação a outros formatos de geração de valor para o cliente.

Acredita-se que mais da metade da população já escutou um podcast pelo menos uma vez, porém, essa não é a melhor métrica, e nem é a mais recomendada, para mostrar o poder desse modelo como uma ferramenta ótima para as empresas ao redor do mundo.

Às vezes parece difícil de imaginar que uma empresa de serviços gerais, possa construir um podcast e se dar bem, mas investindo em um bom conteúdo, falando sobre limpezas de ambientes e melhores práticas de trabalho, pode ser uma boa estratégia.

O maior diferencial desse formato é a sua lealdade, algo de um preço incalculável dentro de uma estratégia de marketing digital. Os especialistas do mercado creem que este ano será fatídico para aproximar os podcasts dos ouvintes comuns e chamar um público mais amplo.

Isso será muito mais fomentado pelo crescente avanço tecnológico, como o desenvolvimento dos alto-falantes inteligentes. E muitos outros avanços, que irão melhorar a experiência do ouvinte com esse tipo de formato.

Conceito de podcast

O podcast é um conteúdo em áudio que pode falar sobre diferentes assuntos. Como política, finanças, filmes, vendas, tecnologia, generalidades, entre outros. Algumas pessoas podem confundir essa mídia com o rádio, por conta da sua programação.

Pode até fazer referência à rádio, porém, esse é um formato feito há 15 anos na internet. O que o diferencia de programas radiofônicos, é a grande possibilidade de ouvir sob demanda. Onde quiser, na hora quiser e sobre o tema que a pessoa preferir.

Se uma pessoa quer ouvir sobre serviços de segurança, ela vai pesquisar por isso e vai ouvir um podcast sobre o tema, sem ter muitas dificuldades. Esse é o grande diferencial dos podcasts, as pessoas podem ouvi-los sem precisar estar ao vivo.

No seu começo, o podcast era associado a audiência que se interessavam apenas por assuntos de tecnologia, por causa das temáticas e pela dificuldade de consumir ele. Já que era necessário realizar o download para poder ouvir o podcast, diferente dos dias de hoje. 

Hoje em dia, esse tipo de formato tem ganhado vários adeptos e, também, têm surgido várias plataformas que simplificam o consumo dessa mídia em crescimento.

O modelo tem uma grande força de comunicação, que pode levar a informação, pode educar, e também pode levar o entretenimento. Ou seja, não há limitações para a criatividade, o podcast pode ser usado de diferentes formas.

Quando se olha lá para trás, só existia a possibilidade de escutar um determinado assunto, entrando no site dos fornecedores para assim dar o play ou fazer download para ouvir no computador de modo completamente manual.  

Agora, com a criação dos serviços de streaming que permitiram que esse formato fosse para um outro patamar. Ao acessar uma dessas plataformas, fica muito fácil de ouvir sobre algum tema interessante, sem precisar de muito esforço.

Podcast e o marketing digital

De acordo com um estudo de 2018, mais de 60% dos ouvintes que foram entrevistados prestaram atenção nas propagandas quando ela tinha relação com o assunto daquele episódio. E por isso, o marketing digital pode se aproveitar muito bem desse formato. 

E ainda, 40% disseram já ter adquirido algum produto ou serviço mostrado em podcasts. Por meio desses números, é possível perceber que o podcast pode conectar sua estratégia de marketing digital.

Para que a estratégia funcione, é importante encontrar um podcast que possua os mesmos valores e interesses que sua marca. Desse modo, as chances de aumento de vendas e a fidelização de clientes são mais concretas.

Uma empresa que fornece terceirização de mão de obra pode divulgar seus serviços em um podcast focado em trabalho e negócios e que tenha uma grande visibilidade. Aumentando as chances de reconhecimento de seu negócio.

Como criar um podcast

Existem alguns pontos importantes que devem ser seguidos antes de colocar um podcast ao ar. O passo a passo a seguir busca esclarecer algumas informações: 

  • Fazer um bom planejamento;
  • Uma boa gravação;
  • Realizar a edição; 
  • Por fim, fazer a publicação.

Esses são os passos que a empresa deve percorrer e estruturar, para que o seu podcast possa entrar no ar.

1. Fazer um bom planejamento

Ter um bom planejamento é uma fase essencial, que não deve ser deixada de lado. É aqui que é definida a meta que se deseja chegar para encantar e fidelizar os seus ouvintes, e por este motivo é uma atividade que exige muita atenção e cuidado por ser a etapa essencial.

2. Uma boa gravação

É a hora de começar a gravação, os membros precisam estar em um local confortável e silencioso. Construir uma sala com uma ótima acústica é muito importante, pois além de dar uma excelente qualidade ao áudio, também poupa esforços de edição para reduzir ruídos.

3. Realizar a edição

Se a pessoa nunca fez uma edição de um arquivo de áudio, essa pode ser uma fase um pouco complicada, mas é um passo decisivo. É importante que a empresa contrate um profissional, que saiba fazer a edição de forma excepcional.

Antes de iniciar, avalie se já tem armazenado um backup do arquivo de áudio de sua gravação original, para evitar quaisquer possíveis erros de alguma edição.

4. Fazer a publicação 

Para fazer a publicação de um podcast, a empresa precisa essencialmente de duas coisas: um local para publicar seu podcast e algum Feed RSS para ser rodado pelos aplicativos agregadores de podcasts.

Quanto ao seu crescimento

Esse modelo de apresentar conteúdo, chamado de podcast, tem ganhado cada vez mais importância enquanto canal de conteúdo para os negócios e marcas no geral. 

Além de dar a possibilidade de se aprofundar em temas de destaque, ele funciona como um tipo de programa de rádio da nova geração da comunicação e, ainda pode ser escutado em plataformas de streaming, o que simplifica mais o acesso do público. 

O público de um serviço de streaming focado em música, cresce em média 21% por mês desde janeiro de 2018, segundo dados da própria empresa. O crescimento tem sido absurdo, a facilidade de acesso fez com que esse formato ganhasse notoriedade.

Considerações finais

O podcast se tornou um dos principais pontos de contato com os clientes. As empresas têm investido forte nesse formato. As pessoas querem ter acesso às informações que elas desejam e, por isso, esse formato tem crescido tanto e tem sido adotado pelas empresas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.