Por que tatuadores não postam fotos de trabalhos em peles negras?

Apesar de não estar presente na maioria dos portfólios e nas redes sociais, a tatuagem em pele negra é possível.

-

Apesar de não estar presente na maioria dos portfólios e nas redes sociais, a tatuagem em pele negra é possível.

Foto de Ronaldo Yeste no Pexels

Desde a sua origem, a tatuagem é uma forma de manifestação cultural, ritualística ou de identificação grupal. Seu uso por alguns grupos marginalizados da sociedade como prisioneiros acabou contribuindo para um estigma maior com essa arte, especialmente quando associada à pele negra.   

A influência da colonização e dos ideais eurocêntricos contribuiu para que esse preconceito permanecesse em alguns círculos da sociedade brasileira atual. Especialmente a de que tatuagem só fica “bonita e delicada” em peles brancas. 

Reflexo nas redes sociais e no atendimento

Nas redes sociais, é possível ver esse estigma com clareza. Quando se busca referência para tatuagens em bancos de imagens, todas as fotos são de pessoas brancas. Para achar imagens de pessoas não brancas, é preciso usar marcadores específicos. A falta de referências faz com que pessoas negras fiquem inseguras na hora de planejar e realizar a modificação corporal. 

Outra coisa comum que afasta pessoas negras dos estúdios de tatuagem é o preconceito de alguns profissionais. Imagine você retirando dinheiro da sua poupança para um trabalho, que muitas vezes não é barato, e o profissional acabar dizendo falas preconceituosas e racistas sobre como a arte ficará no seu tom de pele, dizendo que desbota e que não vai ficar bonita. Isso é o que acontece com muitas pessoas que procuram estúdios de tatuagem com profissionais não qualificados. E para evitar esse desconforto, hoje já é possível encontrar um segmento voltado para peles negras. Seja com o estudo e desenvolvimento de técnicas para esse tipo de pele, seja pela consolidação de profissionais bem qualificados no mercado. 

Profissionais especializados em pele negra

A dificuldade nas buscas de referências e a falta de bons profissionais no mercado refletem no apagamento da tatuagem em pele negra nesses círculos sociais. Somado a isso, o racismo estrutural faz com que as pessoas reproduzam discursos equivocados, afastando ainda mais o mercado consumidor de pessoas negras. 

Esse apagamento histórico fez com que muitos profissionais negros trilhassem seu sucesso na especialização de tatuagens para peles negras, especialmente por terem ouvido em estúdios mentiras sobre o processo de tatuar. 

Os tatuadores especializados em pele negra buscam, além de visibilidade, a desconstrução do imaginário criado pela sociedade e os estigmas que a pele negra, especialmente as mais retintas, sofre. As pessoas não estão acostumadas a ver peles negras em portfólios e em redes sociais sendo tatuadas, por isso esse trabalho é essencial para a construção da autoestima de pessoas negras. 



Veja essa lista de artistas incríveis:

https://blog.tattoo2me.com/artistas-que-fazem-tatuagem-em-pele-preta-confira-mais-de-40-tatuadores-e-tatuadoras-agora

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.