Processo de cicatrização: Quais são as indicações?

-

A cicatrização da pele depois de uma tatuagem é um assunto que toda pessoa precisa conhecer, antes de se tatuar pela primeira vez. 

A tatuagem é uma arte e que vai ficar no corpo para sempre, a menos que seja removida por alguns procedimentos.

Do contrário, é necessário saber como manter a cor por mais tempo, a forma sempre definida e aumentar seu poder de permanência, e tudo isso vai depender da maneira como ela foi cuidada durante os primeiros 30 dias.

Portanto, é necessário limpá-la e higienizá-la com produtos para limpeza de pele adequados, suaves e calmantes, pelo menos, duas vezes por dia. 

Lembre-se de utilizar um creme cicatrizante para acalmar e proteger a pele contra hiperpigmentação pós-inflamatória.

Trata-se de uma descoloração marrom que pode prejudicar a estética da tattoo. Outro ponto fundamental, é utilizar roupas macias e soltas, pois o atrito do tecido com a tatuagem pode causar inflamações.

Por fim, é indispensável tomar cuidado para não tocar ou arranhar, visto que esses impactos podem prejudicar a definição.

Mas, além desses cuidados, você precisa saber o que acontece com a pele quando faz uma tatuagem, quais são as fases de cicatrização e como cuidar higienizar do jeito certo.

O que acontece com a pele depois da tatuagem?

A pele humana é composta por 3 camadas essenciais, uma delas é a epiderme externa que forma uma barreira protetora.

A segunda é a derme, uma camada intermediária onde as glândulas sudoríparas, terminações nervosas e folículos pilosos cumprem suas funções.

Por fim, temos a camada subcutânea, formada por gordura e tecido conjuntivo que garante a união da pele com o resto do corpo.

Assim como um troféu de acrílico para personalizar, a tatuagem é uma arte e os tatuadores utilizam agulhas minúsculas com pigmento que penetram repetidamente a epiderme até a segunda camada da pele.

A precisão é muito importante, pois se a tatuagem for muito rasa, a tinta pode ser prejudicada pelos processos normais de regeneração da pele, causando o desbotamento e borrando todo o trabalho.

Por outro lado, se a tatuagem for muito profunda, o pigmento pode se espalhar pelas camadas subjacentes de maneira descontrolada, prejudicando a definição do desenho.

Contudo, se a penetração for correta, a tatuagem mantém sua intensidade e clareza por mais tempo, desde que o indivíduo saiba cuidar dela do jeito certo.

Lembre-se de que se trata de um procedimento que perfura a pele repetidamente com agulhas de tinta, ou seja, é um processo invasivo e o corpo tende a rejeitar. Por conta disso, ele envia uma série de glóbulos brancos para remover a tinta.

Só que as partículas de pigmento são maiores do que os glóbulos brancos, fazendo com que o corpo não consiga eliminá-los e boa parte da tinta fica exatamente onde foi colocada, fazendo com que o desenho permaneça pelo resto da vida.

Por meio dos quadros de acrílico para decoração, o tatuador expõe todos os desenhos que consegue fazer, e em todos eles, a pele será perfurada repetidas vezes e é justamente por isso que fica vermelha.

É comum que ela inche e, em algumas pessoas, pode-se formar uma crosta, mas assim como acontece com qualquer outro tipo de ferida, é muito importante saber cuidar adequadamente da tatuagem durante as 4 primeiras semanas.

Quais são as fases de cicatrização?

A maioria das pessoas se esquece de que quando se faz uma tatuagem, no início, ela se equipara a uma ferida aberta, por isso, precisa cicatrizar. Este processo ocorre por meio de 3 fases.

Quando o tatuador termina o desenho, imediatamente o corpo começa o processo de cicatrização, mas a tatuagem ainda é uma ferida aberta, por isso, precisa ser lavada e coberta por um filme por 24 horas.

O curativo deve ser trocado frequentemente e o local pode doer e ficar inchado, além de formar algumas crostas.

Na segunda fase, essas crostas começam a se descamar e surge um prurido ao redor do desenho. Quando se sentar em um sofá feito sob medida ou ao se deitar para dormir, tome cuidado para não remover as cascas, pois isso pode ferir a pele.

Além disso, tirar a casquinha pode remover pigmentos junto com ela, além de comprometer a cicatrização natural. A área vai ficar seca e pode provocar coceira, para evitar este incômodo, mantenha a região hidratada.

Por fim, depois que as cascas saíram por completo, ainda existe uma camada de células mortas em cima do desenho, fazendo com que ele tenha uma aparência pouco vibrante do que nos primeiros dias.

Como cuidar e higienizar a tatuagem?

É fundamental saber cuidar e higienizar sua tatuagem assim que sair do estúdio, pois isso vai garantir uma cicatrização eficiente, evitar infecções, fungos, dermatites e outros problemas provenientes de bactérias.

A higiene é algo fundamental para o ser humano, tanto é que existem empresas especializadas em limpeza de tapetes a seco e tantos produtos que nos auxiliam no dia a dia.

Nosso corpo também precisa desse cuidado, principalmente depois que ele sofre alguma alteração, como no caso da tatuagem. Alguns cuidados importantes são:

  • Higienizar;
  • Usar produtos para cicatrização;
  • Colocar papel filme;
  • Não coçar.

Além desses cuidados, muitos outros são necessários e vamos conhecer um pouco mais sobre cada um deles a seguir.

Fazer a higienização correta

A primeira coisa é higienizar corretamente sua tatuagem, pois é a única forma de evitar coceiras e infecções. Lave o local com sabonete antisséptico, seque o local e passe a pomada indicada pelo tatuador.

A higienização deve ser feita no dia seguinte e durar até um momento em que a pele formar algumas casquinhas.

A higienização deve ser feita durante o banho ou em um horário mais adequado à sua rotina, mas não utilize buchas e sabonetes muito perfumados para fazer a limpeza, pois pode provocar alergias e infecções.

Utilizar produtos cicatrizantes

Quem já tem uma tatuagem precisa se lembrar que o tatuador já passou uma pomada na região no mesmo dia. Mesmo que você saia do estúdio e vá se divertir em um shopping com máquina de pegar ursinho, não se esqueça de repetir o procedimento.

Utilize produtos que ajudam na cicatrização, de preferência que sejam feitos de maneira 100% natural, pois isso garante a total regeneração da pele e forma uma película protetora.

Durante os primeiros dias, é muito importante usar a pomada, pelo menos, 3 vezes por dia, principalmente antes de dormir para não causar sensação de desconforto.

Utilizar papel filme

O papel filme deve ser usado com a pomada para isolar a região da tatuagem, uma forma de facilitar a absorção dos agentes presentes nos cremes, consequentemente, evitando alergias e infecções.

Mas assim como, durante uma reforma, trocamos e inserimos alguns materiais mais modernos, como parede divisória, o papel filme deve ser trocado, toda vez que você fizer uma higienização e não pode ficar muito apertado.

É muito importante tomar cuidado com o uso desse produto porque ele pode causar o efeito contrário, e colaborar com a proliferação de bactérias, portanto, esteja sempre atento.

Não coçar

Depois de alguns dias de cicatrização, é normal que a região gere uma leve coceira, mas não utilize as unhas para aliviar a sensação. O ideal é dar alguns tapinhas de leve para aliviar a coceira e sempre utilizar uma pomada.

Se você coçar, pode provocar lesões e retardar o processo de cicatrização. Agora, se a coceira estiver insuportável, converse com o tatuador ou procure um dermatologista, pois pode se tratar de uma reação alérgica.

Deixar as cascas saírem

Todo tipo de trabalho possui um processo específico, como no caso do serviço entrega motoboy, da mesma forma, a pele trabalha para recuperar a lesão provocada pela tatuagem.

Nesse processo, formam-se algumas cascas, mas elas não devem ser retiradas, tendo em vista que cumprem um papel fundamental na cicatrização.

Deixe que elas saiam naturalmente e continue hidratando a região com a pomada indicada pelo tatuador. Se a casquinha for removida, a pele ficará exposta e pode sofrer com infecções.

O papel da casca é proteger a região e prepará-la para que finalmente esteja pronta para a exposição.

Evitar alimentos gordurosos

Uma mini bisnaga plástica pode ser usada na confecção de bolos e doces, que por um tempo não podem fazer parte da sua alimentação. Depois que a cicatrização estiver completa, você pode voltar a comer o que gosta.

Evite comidas condimentadas, muito temperadas e gordurosas, pois elas causam alergias no local, além disso, não coma sob hipótese alguma carne de porco, pois ela prejudica muito a cicatriz.

Considerações finais

Portanto, quando alguém faz uma tatuagem quer exibi-la e para isso ela precisa estar bonita e bem cuidada. A pele é um órgão e tatuá-la é uma lesão, por isso, cuide muito bem da sua pele depois de fazer uma tatuagem.

Isso evita infecções que podem se agravar e prejudicar ainda mais o seu organismo, além de garantir um desenho perfeito e que você vai ter orgulho de mostrar.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.