Quais conteúdos de tatuagem são atrativos para suas redes sociais?

-

As empresas precisam investir em conteúdos atrativos se quiserem se destacar na internet. Isso é necessário por conta da enorme quantidade de organizações que estão presentes no ambiente digital, o que aumenta a competitividade.

Dentre tantos segmentos que precisam disso estão os estúdios de tatuagem, um tipo de negócio que se popularizou muito nos últimos anos. Atualmente, as pessoas procuram e encontram de tudo na internet.

Nela, é possível criar e compartilhar diferentes tipos de mídias e materiais, o que é perfeito para os tatuadores. As tatuagens existem há milhares de anos, sendo muito utilizadas por diferentes tribos para marcar momentos da vida.

Antigamente, eram usadas para registrar períodos de guerra, destacar crenças espirituais e até para fins medicinais. A partir dos anos 1950 e 1960, foram adotadas por gangues e movimentos culturais, como os punks e os hippies.

Depois de ser muito marginalizada, finalmente se popularizou e, atualmente, é uma questão de estética e estilo, além de ser um tipo de arte.

O marketing digital ajuda a destacar seu estúdio, por isso, vamos falar sobre a importância das redes sociais, dar dicas de conteúdos interessantes para o público e como aumentar a visibilidade do estúdio nessas plataformas.

Importância de estar presente nas redes sociais

As redes sociais são usadas pelas empresas como um canal que promove a interação e ajuda a divulgar o negócio. Existem diferentes plataformas, e dentre as principais estão:

  • Facebook;
  • Instagram;
  • LinkedIn;
  • Pinterest;
  • YouTube.

Estar presente nelas é fundamental para qualquer empresa ou profissional que queira se destacar ou crescer, como no caso dos tatuadores.

Um fabricante de estação de trabalho com divisória, por exemplo, precisa criar seu perfil na rede social onde seu público está presente.

Da mesma forma, seu estúdio de tatuagem também precisa estar lá, mas primeiro é necessário conhecer as plataformas usadas pelo seu público-alvo.

Depois de escolher o canal, é necessário tornar o conteúdo pessoal para o público, de modo que as pessoas se identifiquem com aquilo que está sendo publicado.

Uma das plataformas mais usadas pelos tatuadores é o Pinterest, pois é possível personificar o material e o usuário compartilha imagens do seu agrado.

Com isso, ele também pode compartilhar fotos de suas tatuagens, falar um pouco sobre o tatuador, o nível de dor que sentiu, o estilo do desenho, dentre outras informações que abrem as portas para o diálogo com outras pessoas.

É uma forma de quebrar a informalidade, conectar o seu estúdio com indivíduos que se interessam pelo assunto e disseminar a arte do profissional.

Dicas de conteúdos interessantes para o público

Não basta apenas criar um perfil nas redes sociais, mas é fundamental investir em estratégias que incentivam o público a interagir com você.

Quando uma empresa terceirizada de recepcionista faz isso, consegue até mesmo aumentar o número de seguidores.

É fundamental se dedicar e ser criativo, pois é isso que vai atrair as pessoas, permitir que elas conheçam o seu trabalho e com isso conquistar mais clientes. Algumas dicas nesse sentido são:

1 – Criar engajamento

O engajamento nas redes sociais diz respeito ao quanto o público participa, interage e se mobiliza em relação à presença da marca na web. É dessa forma que o estúdio vai converter seguidores em clientes.

Ter uma grande quantidade de pessoas que seguem você nessas plataformas não quer dizer nada, pois o mais importante é a interação delas e o quanto recomendariam o seu trabalho.

Nesse contexto, ofereça uma experiência positiva e naturalmente a interação vai acontecer, por meio de perguntas, curtidas, comentários e compartilhamentos.

Mas esse processo não deve acontecer sem nenhum tipo de embasamento, na verdade, a primeira coisa é definir a persona, um personagem semi-fictício que representa o cliente ideal do seu estúdio.

Um fabricante de teto de gesso para sala também cria a persona para se comunicar melhor com ela e é a partir disso que os conteúdos atrativos são produzidos.

Entre as características que ela precisa reunir está a idade, profissão, escolaridade, objetivos, problemas, necessidades, entre outros.

Sabendo quem é a sua persona, fica mais fácil escolher a linguagem e o tom de voz adequados para conversar com o seu público. Não é porque se trata de um estúdio de tatuagem que a linguagem precisa ser automaticamente informal.

Primeiro veja quem são as pessoas que vão procurar o seu trabalho para depois começar a falar com elas. Mas independentemente de ser um público jovem ou um pouco mais velho, tenha muito cuidado com os erros de português.

Para evitar qualquer problema nesse sentido, sempre peça para um amigo ou um profissional ler o que você escreveu, para só depois publicar.

Tudo isso vai permitir que uma empresa especializada em plano de manutenção preventiva ar condicionado possa criar conteúdos adequados à persona.

Esses materiais serão capazes de responder às dúvidas, promover interações e posicionar o seu negócio como uma referência no que faz.

2 – Editar as imagens

Os tatuadores são profissionais criativos e por isso precisam valorizar seu trabalho. Nada melhor do que as imagens para convencer uma pessoa a fazer uma tatuagem, mas elas precisam ter qualidade para destacar o talento do tatuador.

De nada adianta fazer um trabalho incrível se as fotos forem muito ruins, com dimensões erradas ou que simplesmente não carregam no site.

Se for fotografar os desenhos disponíveis para tatuar, utilize uma parede de cor escura que servirá como o fundo da fotografia, pois o preto aumenta a visibilidade do desenho.

Edite a foto colocando o telefone e o endereço do seu estúdio para que os interessados possam entrar em contato.

Assim como no caso de uma empresa de limpeza de cadeiras de tecido, invista em uma boa câmera ou em um celular que tenha uma câmera que fotografe nitidamente.

Para deixar seu perfil no Instagram ou em outras redes sociais mais interessantes, intercale as fotos com os bastidores do estúdio, como você tatuando um cliente.

3 – Criar um site profissional

Embora o foco do nosso conteúdo seja a presença do tatuador nas redes sociais, é muito importante falar sobre o site profissional.

Nessa plataforma, o tatuador tem total controle daquilo que é publicado, ao contrário, por exemplo, do Facebook, que possui um algoritmo que vai determinar quem e quantas pessoas vão visualizar suas postagens.

Se não puder investir em um site profissional, você pode optar por plataformas gratuitas e muito boas, como no caso do WordPress.

4 – Fazer promoções

Por fim, mas não menos importante, assim como uma boa fachada comercial pequena vai atrair os clientes para o seu estúdio, faça promoções para atraí-los ainda mais.

Uma dica é escolher algumas épocas do ano, como o Halloween, Dia dos Namorados, mês do orgulho LGBTQI+, e assim por diante, para sortear um desconto ou até mesmo uma tatuagem gratuita.

Como aumentar a visibilidade nas redes sociais?

Se você já criou o perfil do seu estúdio, chegou o momento de investir em algumas estratégias simples para aumentar a visibilidade dele nessas plataformas.

Uma maneira de fazer isso é utilizar hashtags, mas sempre moderadamente. Esse símbolo funciona como termo de busca nas redes sociais, e com a ajuda dele, o usuário consegue encontrar publicações relacionadas ao tema que pesquisou.

Todo tipo de empresa, como um fabricante de expositor para doces em acrílico, utiliza as hashtags para potencializar o alcance de suas publicações, e o ideal é inseri-las no final do post.

Outra estratégia fundamental é trabalhar com os anúncios pagos, pois mesmo que as práticas orgânicas sejam fundamentais para construir a credibilidade e a imagem do seu estúdio nessas plataformas, elas levam um tempo para aparecer.

Quem está começando agora tem um pouco de pressa e deseja atrair pessoas o quanto antes, por isso, os anúncios pagos surgem como uma excelente opção para ganhar tempo.

Aliás, eles são tão eficientes que podem ser usados para impulsionar os conteúdos que você compartilhou nos perfis. O Instagram e o Facebook contam com uma plataforma de anúncios que funciona de maneira totalmente direcionada.

Ou seja, enquanto um bufê especializado em coquetel inauguração vai impactar pessoas que procuram essa solução, seu estúdio vai alcançar o público que quer fazer uma tatuagem ou se interessa pelo assunto.

Considerações finais

O mercado está cada vez mais concorrido, independentemente do tipo de negócio, seu porte e segmento, e com os estúdios de tatuagem não é diferente.

Devido à popularização dessa arte, cada vez mais pessoas procuram esses profissionais, mas existe uma enorme quantidade de estúdios por aí.

Todos eles estão presentes na internet, por isso, é fundamental que o seu também esteja e que utilize as redes sociais para construir uma presença positiva, com conteúdos atrativos, para obter excelentes retornos.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.