Tatuagem de Caveira: qual o significado?

Um dos símbolos mais comuns na tatuagem, a caveira está longe de carregar, apenas, o significado sombrio. Vem conhecer o significado dessa tattoo!

-

Caveira é o nome dado ao conjunto de ossos que inclui a face e o crânio de humanos e animais. A caveira é considerada pela maioria das culturas como um dos símbolos da morte. Mas as caveiras estão longe de ter somente este sentido sombrio.

As caveiras normalmente são um símbolo escolhido pelas pessoas destemidas, que não temem a morte, tampouco as batalhas da vida.

Ela denota ainda que aquele que a eternizou em sua pele aceita sua própria mortalidade, compreendendo que tudo nesta vida é transitório. E traz consigo o sentido de que todos um dia morrerão e, portanto, devem viver cada dia ao máximo. Ela representa a transmutação da vida para a morte.

A caveira também é um símbolo de igualdade, pois todas as caveiras são iguais, pouco importando quem foi a pessoa em vida. Nesse sentido, indica desapego, sendo, assim, um símbolo que se contrapõe ao materialismo e à desigualdade.

Por estar no topo do esqueleto, também é um símbolo de superioridade, sabedoria e força do pensamento.

Embora alguns desenhos possam parecer assustadores por sua conexão com a ideia de morte, algumas tatuagens de caveira, como por exemplo, as coloridas, podem ser exatamente o oposto!

As tatuagens de caveira podem ter muitos significados diferentes, dependendo de como o crânio é usado e dos elementos que a compõem. Vamos ver alguns!

Crânio humano com grandes órbitas oculares

Um crânio humano com grandes órbitas oculares pode parecer visualmente impressionante, mas carrega consigo um sentido de sabedoria, de compreensão da vida e do sentido da existência.

Algumas caveiras com as órbitas grandes têm desenhado dentro da cavidade ocular algum símbolo, alguma paisagem, algum retrato. Elas indicam justamente a aquisição de conhecimento e sabedoria, mostrando que a mente subsiste ao corpo. É um símbolo da eternidade e de que somos consciência que transpõe os limites do corpo físico.

É um símbolo lindo para quem acredita na continuidade da consciência, na eternidade e que somos mais do que matéria.

Caveira mexicana

A caveira mexicana é marcada por seu colorido vibrante e sempre vem ornamentada com flores. Na cultura mexicana, ela está relacionada ao culto aos mortos e significa a contraposição entre a finitude da vida e eternidade do espírito. Ela denota que despidos da matéria somos todos iguais.

Esse tipo de caveira, embora como todas as demais esteja relacionado à morte, ele tem um sentido de alegria e sabedoria para desfrutar a vida com a consciência de sua finitude. As caveiras mexicanas simbolizam também fé, esperança, amor e respeito à ancestralidade.

Para saber mais sobre a caveira mexicana, você pode ler aqui no blog o significado da Tattoo de Catrina:

Caveira pirata

A caveira pirata é sempre representada por um crânio acompanhado de dois ossos cruzados. Em geral, é representada usando lenço ou chapéu pirata, brinco de ouro e tapa-olho. A caveira pirata não tem seu significado totalmente relacionado à morte. Ela representa coragem e força para superar qualquer obstáculo, mas também pode ser um indício de que não se deve mexer com que as carrega na pele.

Na origem, a caveira com ossos cruzados indicava risco de morte, pois os piratas não perdoavam o inimigo, que estava fadado a morrer. Esse significado se consolidou tanto historicamente, que caixas de alta-tensão e potes de veneno trazem em seu rótulo uma caveira com ossos cruzados.

As pessoas que tatuam uma caveira pirata deixam implícita a mensagem de que são pessoas com quem não se deve mexer. São pessoas que têm muita coragem, são muito sérias e que não aceitam qualquer abuso. O pirata é destemido e não se fixa a pessoas nem lugares, o que agrega esta conotação à tattoo. Há ainda relação com a riqueza, sendo a caveira pirata muitas vezes representada junto com moedas de ouro. Isso faz da caveira pirata uma tattoo muito especial.

Caveira com rosas

As rosas representam amor, beleza interior, fé e devoção. A caveira quando vem junto com rosas, ela tem um sentido de amor às origens, de respeito pela ancestralidade e pelas tradições. É um símbolo relacionado à fé, ao amor pelas raízes.

A caveira com as rosas são uma metáfora da brevidade da vida em contraposição à eternidade da alma. As rosas são um símbolo de vida e beleza, mas são efêmeras e podem brotar sobre despojos mortais. A caveira com rosas tem associação com esta ideia de se viver a beleza de uma vida breve e aceitar a inexorável chegada da morte.

As caveiras com rosas além de lindas trazem esse significado incrível. Para quem ama a vida, aceita morte e respeita a sua ancestralidade, essa é uma tattoo perfeita!

Caveira com facas

A caveira com facas é um símbolo muito conhecido, sendo utilizado inclusive pela corporação do Bope (Brigada de Operações Policiais Especiais). Ele é justamente utilizado pela corporação porque indica a máxima de que “missão dada é missão cumprida”.

As pessoas que carregam na pele uma caveira com facas, em geral, querem demonstrar que são pessoas destemidas e a quem se pode confiar qualquer tarefa. A faca na caveira indica potencial de superação de dificuldades. Assim, a junção destes dois elementos acaba por agregar uma simbologia interessante, de coragem, superação e realização de metas.

Caveiras de animais

A cabeça do animal representava um troféu entre os povos caçadores, que tinham a crença de que, ao guardarem consigo a crânio de sua caça, tomariam para si seus atributos.

Os povos primitivos, assim, colecionavam os crânios dos animais que caçavam, justamente por conta deste simbolismo. Assim, as tatuagens de crânios de animais indicam que a pessoa quer agregar a si características do animal a quem pertencia o crânio tatuado. O significado varia conforme o animal.

Qual tattoo de caveira você curtiu mais?

Há inúmeras possibilidades de marcar na pele uma caveira. Ela pode ter muitos significados diferentes, todos muito interessantes. As opções não acabam por aqui. Você conhece outros tipos de caveira, tem alguma tattoo de caveira diferente? Conte para nós!


CONTINUE NO BLOG…

Você já ouviu falar em tatuagens que brilham no escuro?
Tatuagem de ponto e Vírgula: Prevenção ao suicídio
Tatuagens escritas: veja inspirações

Yvana Savedra
Yvana Savedra
Jornalista, escritora, advogada, articulista e apaixonada por arte.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.