Studio Ghibli: um estilo visual único

As animações do Studio Ghibli não invadiram apenas o streaming, mas também as ilustrações e tatuagens, principalmente no Brasil.

-

As animações do Studio Ghibli, fundado em 1985, no Japão, pelos diretores Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, são, sem sombra de dúvida, obras de arte. Merece destaque o filme “A Viagem de Chihiro” (2001), único produzido em língua não-inglesa a ganhar o Oscar de melhor filme de animação.

Cuidadosamente desenhados à mão, quadro por quadro, os longas-metragens fantásticos trazem curiosos elementos do folclore e espiritualidade japoneses em um estilo visual único.
Um fato interessante é que vários destes animes são protagonizados por personagens femininas fortes e possuem mensagens ambientais.
Sem dúvidas o anime mais conhecido do Studio Ghibli é “A Viagem de Chihiro” ou “Spirited Away” (2001), único produzido em língua não-inglesa a ganhar o Oscar de melhor filme de animação.

A “Viagem de Chichiro” conta a trajetória de uma menina que se muda para perto do que parece ser uma cidade fantasma, que, na verdade, é frequentada por belos e, às vezes, assustadores espíritos.
Deste filme, se originam os marcantes personagens Sem-Cara, amálgama de matéria negra com uma contrastante máscara de porcelana branca, e Haku, o garoto/dragão oriental de crina verde.


O personagem mais amado do Studio Ghibli, entretanto, é Totoro, do filme “Meu Vizinho Totoro” (1988), simpático espírito da floresta.



Um favorito é o “Steampunk Castelo Animado” (2004), filme sobre a assistente do tecno-mago Howl, seu demônio flamejante Calcifer, e seu castelo ambulante, cujas portas mágicas abrem para reinos rivais. Howl acaba recrutado para lutar em ambos os lados na guerra entre reinos.

Outra personagem popular é a aprendiz de bruxa Kiki, do “Serviço de Entregas da Kiki”.



Embora já tivessem um lugar no coração do público, os filmes do Studio Ghibli tiveram uma explosão de sucesso a partir de março de 2020, pois a Netflix disponibilizou em sua plataforma de streaming 21 de seus animes, que, além de serem espetaculares em termos de imagens e roteiro, tiveram sua audiência maximizada pela rotina da quarentena, que se refletiu nos níveis de audiência da plataforma de um modo geral.

O sucesso nas telinhas não poderia ter outro resultado: muitas pessoas passaram a eternizar os personagens destes animes na pele, e não faltam projetos incríveis e que guardam um simbolismo marcante, considerando a qualidade e originalidade dos roteiros e as histórias incríveis que envolvem os personagens, sempre com mensagens muito significativas.
Vale conferir algumas das tattoos que foram inspiradas em personagens e entender a mensagem interessante que elas carregam consigo:

Arte feita por @caiuri.tattoo
Arte feita por @dan.atilaa
Arte feita por @ivan_andrade_tattoo

Texto escrito em co-autoria com o artista digital Tyab Casas.


CONTINUE NO BLOG…

Séries que você precisa assistir agora mesmo!
Séries disponíveis na netflix para você relaxar!

Yvana Savedra
Jornalista, escritora, advogada, articulista e apaixonada por arte.

Mais desse autor

Mais Recentes

Debby Mota: Um corpo livre em constante movimento

Conheça Debby Mota, artista especialista em artes afro e indígenas.

A Ciência por trás do processo de tatuar

Como o pigmento é um corpo estranho para o nosso organismo, ele pode causar reação alérgica ou não, saiba mais aqui!

Lugares mais doloridos do corpo

Os níveis de dores podem ser diferentes para cada organismo, leia mais aqui!

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.