Studio Ghibli: um estilo visual único

As animações do Studio Ghibli não invadiram apenas o streaming, mas também as ilustrações e tatuagens, principalmente no Brasil.

-

As animações do Studio Ghibli, fundado em 1985, no Japão, pelos diretores Hayao Miyazaki, Isao Takahata, Toshio Suzuki e Yasuyoshi Tokuma, são, sem sombra de dúvida, obras de arte. Merece destaque o filme “A Viagem de Chihiro” (2001), único produzido em língua não-inglesa a ganhar o Oscar de melhor filme de animação.

Cuidadosamente desenhados à mão, quadro por quadro, os longas-metragens fantásticos trazem curiosos elementos do folclore e espiritualidade japoneses em um estilo visual único.
Um fato interessante é que vários destes animes são protagonizados por personagens femininas fortes e possuem mensagens ambientais.
Sem dúvidas o anime mais conhecido do Studio Ghibli é “A Viagem de Chihiro” ou “Spirited Away” (2001), único produzido em língua não-inglesa a ganhar o Oscar de melhor filme de animação.

A “Viagem de Chichiro” conta a trajetória de uma menina que se muda para perto do que parece ser uma cidade fantasma, que, na verdade, é frequentada por belos e, às vezes, assustadores espíritos.
Deste filme, se originam os marcantes personagens Sem-Cara, amálgama de matéria negra com uma contrastante máscara de porcelana branca, e Haku, o garoto/dragão oriental de crina verde.


O personagem mais amado do Studio Ghibli, entretanto, é Totoro, do filme “Meu Vizinho Totoro” (1988), simpático espírito da floresta.



Um favorito é o “Steampunk Castelo Animado” (2004), filme sobre a assistente do tecno-mago Howl, seu demônio flamejante Calcifer, e seu castelo ambulante, cujas portas mágicas abrem para reinos rivais. Howl acaba recrutado para lutar em ambos os lados na guerra entre reinos.

Outra personagem popular é a aprendiz de bruxa Kiki, do “Serviço de Entregas da Kiki”.



Embora já tivessem um lugar no coração do público, os filmes do Studio Ghibli tiveram uma explosão de sucesso a partir de março de 2020, pois a Netflix disponibilizou em sua plataforma de streaming 21 de seus animes, que, além de serem espetaculares em termos de imagens e roteiro, tiveram sua audiência maximizada pela rotina da quarentena, que se refletiu nos níveis de audiência da plataforma de um modo geral.

O sucesso nas telinhas não poderia ter outro resultado: muitas pessoas passaram a eternizar os personagens destes animes na pele, e não faltam projetos incríveis e que guardam um simbolismo marcante, considerando a qualidade e originalidade dos roteiros e as histórias incríveis que envolvem os personagens, sempre com mensagens muito significativas.
Vale conferir algumas das tattoos que foram inspiradas em personagens e entender a mensagem interessante que elas carregam consigo:

Arte feita por @caiuri.tattoo
Arte feita por @dan.atilaa
Arte feita por @ivan_andrade_tattoo

Texto escrito em co-autoria com o artista digital Tyab Casas.


CONTINUE NO BLOG…

Séries que você precisa assistir agora mesmo!
Séries disponíveis na netflix para você relaxar!

Avatar
Yvana Savedra
Jornalista, escritora, advogada, articulista e apaixonada por arte.

Mais desse autor

Mais Recentes

Tatuagens na Costela: vem ver essas ideias!

As tatuagens na Costela não são novidade e causam até um certo arrepio por conta da dor, não é? Mas essas inspirações vão fazer você querer a sua tattoo agora mesmo!

Tatuagens no ombro: como não se apaixonar?

As tatuagens no ombro estão com tudo! É muita ideia e muita inspiração para quem ama tatuagem nessa área do corpo.

Tatuagens no braço, antebraço e pulsos para te inspirar!

Além de estilos, significado de desenhos e histórias da tatuagem, algumas partes do corpo são muito buscadas, é o caso das tatuagens no braço!

Publicidade

Mais Populares

Tatuagem e doação de sangue, tudo que você precisa saber.

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Saiba tudo sobre a doação de sangue.

Como cuidar da cicatrização da tatuagem

Confira nossas dicas para garantir sua tatuagem perfeita.

30 tatuagens em homenagem as mães e filhos.

Aquela lista que você não pediu, mas fizemos para falar de amor incondicional: tatuagens em homenagem as mães e filhos!