Rock of Ages: um dos temas mais clássicos da tatuagem Old School!

Rock of Ages: o Hino cristão que inspirou a pintura e gerou um dos temas mais clássicos da tatuagem Old School!

-

Se você é um apreciador da tatuagem tradicional, com certeza já deve ter visto ou até mesmo reproduzido esse tema tão clássico da tatuagem “old school”. Mas você sabe a real história por trás dessa imagem?!

Pintura “Rock of Ages” original de Johannes Oertel, 1868.

Para contar essa história, é preciso destacar dois personagens primordiais para o surgimento e popularização do tema. O Reverendo britânico Augustus Montague Toplady (1740-1778) e o pintor alemão Johannes Adam Simon Oertel (1823-1909).

Toplady teria escrito o famoso hino intitulado “Rock of Ages” (Rocha das Eras) em 1763 e publicado pela primeira vez em 1775 na revista The Gospel Magazine. Segundo uma tradição local, ele teria escrito o hino depois de passar por uma terrível tempestade no desfiladeiro de Burrington Combe em Mendip Hills na Inglaterra.

No incidente, Toplady se abrigou em uma fenda do desfiladeiro durante a tempestade, onde fez o primeiro esboço da canção baseado na passagem de Salmos 94:22. Posteriormente, o hino se tornou muito popular entre os cristãos protestantes do século 18 e 19 na melodia de um conhecido compositor da época chamado Thomas Hastings (1784-1872). Também ganhou muitas versões, traduções e arranjos na voz de variados intérpretes ao longo dos tempos, incluindo uma versão de Johnny Cash.

Cifra original de Rock of Ages

Durante o século 19, o hino se tornou um simbolo de fé e perseverança, e cerca de um século após a sua criação, o artista alemão Johannes Adam Simon Oertel eternizou a icônica imagem da mulher agarrada à uma rocha em forma de cruz, em meio a tempestade. Inicialmente o título era “Saved” (salvo) mas posteriormente a imagem recebeu o mesmo título da canção de Toplady e variadas versões da imagem foram pintadas ao redor do mundo.

Na tatuagem, é difícil precisar quem ou quando começou a fazer uso da imagem, mas há grandes indícios de que popularizou-se entre o final do século 19 e início do século 20 com a contribuição de nomes como Samuel O’Reilly e Bert Grimm, com suas primeiras versões do tema. Desde então, inúmeros artistas da tatuagem fizeram suas próprias versões da consagrada imagem que hoje é sem dúvida mais emblemática no circuito da tatuagem do que no ambiente cristão.

Gravura de Augustus Toplady, autor desconhecido (1783).

O desfiladeiro onde toda essa história teria começado, ainda hoje é ponto de visitação para turistas que visitam a região. No percurso próximo à fenda, os guias costumam apagar as lanternas e seguir cantando em coro a famosa canção. Se você quiser conhecer o hino em sua melodia, vou deixar aqui o link de algumas versões dela no youtube.

Referências:

www.cloakanddaggerlondon.uk

www.buzzworthytattoo.com

Photo by Guilherme Stecanella on Unsplash

Leo Neguin
Leo Neguin
Tatuador desde o começo dos anos 2000, tem preferência pelos estilos clássicos. Também dedica parte do seu tempo em pesquisas sobre a história da tatuagem de maneira entusiasta, traçando uma linha cronológica usando algumas áreas do saber como a arqueologia, a antropologia e a história de maneira interdisciplinar.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.