Rock of Ages: um dos temas mais clássicos da tatuagem Old School!

Rock of Ages: o Hino cristão que inspirou a pintura e gerou um dos temas mais clássicos da tatuagem Old School!

-

Se você é um apreciador da tatuagem tradicional, com certeza já deve ter visto ou até mesmo reproduzido esse tema tão clássico da tatuagem “old school”. Mas você sabe a real história por trás dessa imagem?!

Pintura “Rock of Ages” original de Johannes Oertel, 1868.

Para contar essa história, é preciso destacar dois personagens primordiais para o surgimento e popularização do tema. O Reverendo britânico Augustus Montague Toplady (1740-1778) e o pintor alemão Johannes Adam Simon Oertel (1823-1909).

Toplady teria escrito o famoso hino intitulado “Rock of Ages” (Rocha das Eras) em 1763 e publicado pela primeira vez em 1775 na revista The Gospel Magazine. Segundo uma tradição local, ele teria escrito o hino depois de passar por uma terrível tempestade no desfiladeiro de Burrington Combe em Mendip Hills na Inglaterra.

No incidente, Toplady se abrigou em uma fenda do desfiladeiro durante a tempestade, onde fez o primeiro esboço da canção baseado na passagem de Salmos 94:22. Posteriormente, o hino se tornou muito popular entre os cristãos protestantes do século 18 e 19 na melodia de um conhecido compositor da época chamado Thomas Hastings (1784-1872). Também ganhou muitas versões, traduções e arranjos na voz de variados intérpretes ao longo dos tempos, incluindo uma versão de Johnny Cash.

Cifra original de Rock of Ages

Durante o século 19, o hino se tornou um simbolo de fé e perseverança, e cerca de um século após a sua criação, o artista alemão Johannes Adam Simon Oertel eternizou a icônica imagem da mulher agarrada à uma rocha em forma de cruz, em meio a tempestade. Inicialmente o título era “Saved” (salvo) mas posteriormente a imagem recebeu o mesmo título da canção de Toplady e variadas versões da imagem foram pintadas ao redor do mundo.

Na tatuagem, é difícil precisar quem ou quando começou a fazer uso da imagem, mas há grandes indícios de que popularizou-se entre o final do século 19 e início do século 20 com a contribuição de nomes como Samuel O’Reilly e Bert Grimm, com suas primeiras versões do tema. Desde então, inúmeros artistas da tatuagem fizeram suas próprias versões da consagrada imagem que hoje é sem dúvida mais emblemática no circuito da tatuagem do que no ambiente cristão.

Gravura de Augustus Toplady, autor desconhecido (1783).

O desfiladeiro onde toda essa história teria começado, ainda hoje é ponto de visitação para turistas que visitam a região. No percurso próximo à fenda, os guias costumam apagar as lanternas e seguir cantando em coro a famosa canção. Se você quiser conhecer o hino em sua melodia, vou deixar aqui o link de algumas versões dela no youtube.

Referências:

www.cloakanddaggerlondon.uk

www.buzzworthytattoo.com

Photo by Guilherme Stecanella on Unsplash

Leo Neguin
Tatuador desde o começo dos anos 2000, tem preferência pelos estilos clássicos. Também dedica parte do seu tempo em pesquisas sobre a história da tatuagem de maneira entusiasta, traçando uma linha cronológica usando algumas áreas do saber como a arqueologia, a antropologia e a história de maneira interdisciplinar.

Mais desse autor

Mais Recentes

Debby Mota: Um corpo livre em constante movimento

Conheça Debby Mota, artista especialista em artes afro e indígenas.

A Ciência por trás do processo de tatuar

Como o pigmento é um corpo estranho para o nosso organismo, ele pode causar reação alérgica ou não, saiba mais aqui!

Lugares mais doloridos do corpo

Os níveis de dores podem ser diferentes para cada organismo, leia mais aqui!

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.