Tatuagem Temporária: Conheça alguns tipos e riscos

Tatuagem temporária: Muitas vezes por medo de fazer uma tatuagem definitiva, algumas pessoas vêm na tatuagem temporária uma solução

-

Foto de cottonbro no Pexels

Por Leo Neguin

Muitas vezes por medo de fazer uma tatuagem definitiva, algumas pessoas vêm na tatuagem temporária uma solução. O mercado oferece essa opção já faz um tempo para quem não se sente seguro de carregar uma marca definitiva no próprio corpo.


Mas será que a tatuagem temporária é realmente uma boa opção?

Antes de proseguir, temos que entender o que de fato é uma tatuagem temporária para chegarmos a uma conclusão mais coerente.

Grosso modo, dois pontos fazem com que uma tatuagem seja temporária.

– O primeiro deles é uma aplicação mais superficial que consequentemente torna o tempo de vida útil da tatuagem temporário.

– O segundo se trata de um pigmento com componentes mais leves, capazes de serem absolvidos pelo organismo com o tempo. Seja como for, o problema é o mesmo para ambas as situações.

Tempo da tatuagem temporária

Em média uma tatuagem temporária permanece por cerca de um ano na pele, mas a questão é que ela não fica intacta durante todo esse período e desaparece da noite para o dia como em um passe de mágica.

O processo de expulsão do pigmento pelo nosso organismo se inicia já nos primeiros meses que vai se degradando com o tempo até sobrar apenas alguns poucos vestígios do desenho inicial, ou seja, a pessoa terá a tatuagem definida por um ou dois meses no máximo e depois disso, a tatuagem vai assumindo um aspecto de tatuagem antiga até sobrarem algumas pequenas manchas soltas no local e em alguns casos, acaba não desaparecendo totalmente.

Resumindo, no total você terá a tatuagem nítida por um curto período e no restante do tempo você terá que se contentar com uma tatuagem com a aparência de uma tatuagem antiga.

Tatuagem de Henna

Por outro lado, outros preferem optar pela tatuagem de henna (também conhecida como tatuagem de verão), por se tratar de uma tintura superficial que desaparece entre 20 e 30 dias aproximadamente.

Foto de Mehndi Training Center no Pexels – Henna pura que pode não causar alergia, porém essas são para fins relisiosos, e não são feitas na praia.


Por mais inofensiva que possa parecer, as tatuagens de henna podem provocar reações alérgicas. A henna pura não costuma provocar alergia, o problema aparece quando outros produtos são adicionados na composição.

No verão é muito comum encontrar pessoas oferecendo tatuagens de henna nas cidades litorâneas, mas na maioria dos casos, alguns componentes são adicionados para dar uma turbinada no pigmento, porém ao escurecer a tonalidade e aumentar a durabilidade da henna, as chances de se obter uma reação alérgica também aumentam.

Reações cruzadas também podem acontecer com o uso de outros produtos químicos como medicamentos e protetor solar, somada à exposição ao sol. As alergias começam com vermelhidão, coceira, calor e inchaço. Nos casos mais graves, também podem apresentar algumas bolhas na região.

Sendo assim, por mais que à primeira vista as soluções apresentadas pela tatuagem temporária pareçam ser uma boa opção, vale a pena considerar os possíveis efeitos colaterais antes de tomar uma decisão.


Matérias recentes

Leo Neguin
Leo Neguin
Tatuador desde o começo dos anos 2000, tem preferência pelos estilos clássicos. Também dedica parte do seu tempo em pesquisas sobre a história da tatuagem de maneira entusiasta, traçando uma linha cronológica usando algumas áreas do saber como a arqueologia, a antropologia e a história de maneira interdisciplinar.

Mais desse autor

Mais Recentes

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.