Script para Stories: Devemos adotar essa estratégia?

-

Atualmente, o Instagram é uma das maiores redes sociais do mundo e, com a ajuda do script para stories, ele ajuda muitos negócios a superar cada dia mais a concorrência.

Cada uma de suas funcionalidades mostra que essa rede social estará presente por muito tempo no cotidiano das pessoas, dando inúmeras oportunidades diferentes.

O stories do Instagram, que chegou em 2016 e tomou a frente de todos os apps de stories, é uma das principais funcionalidades que essa ferramenta proporciona.

Mas, para que o negócio que fabrica sacos para delivery possa engajar seu público, converter suas interações em oportunidades e vender mais por essa rede, ele deve contar com ajuda.

Por isso, o script para stories é o mais indicado. Com isso, este artigo explicará melhor o que é o Instagram stories e também como melhorar o engajamento dele.

Além disso, mostrará como enxergá-lo como um canal de vendas, como criar um roteiro para ele e dará algumas dicas para melhorar as conversões.

O que é o Instagram stories?

Os stories do Instagram, ou histórias como se traduz no português, é uma funcionalidade criada para melhorar a relação entre os usuários da plataforma.

Esse recurso permite a publicação tanto de fotos quanto de vídeos que ficam disponíveis no perfil de um usuário por 24 horas.

Depois dessas 24 horas, ele desaparece imediatamente, e os seguidores daquele perfil não podem mais vê-lo a menos que esse conteúdo seja postado também no feed.

E é por isso que esse imediatismo chamou a atenção de uma série de usuários e também de empresas que trabalham com reciclagem de óleos vegetais, por exemplo. 

Para que essas fotos e vídeos fiquem visualmente mais interessantes e também mais divertidos o instagram oferece edições com:

  • Figurinhas;
  • Enquetes;
  • Músicas;
  • Filtros;
  • Gifs.

Mesmo que tenha uma proposta muito parecida com a do Snapchat, os stories do Instagram oferecem muito mais recursos aos seus usuários.

Como melhorar o engajamento nele?

O Instagram, desde que surgiu, dá o devido valor somente para usuários que criam bons conteúdos e com uma certa frequência.

Por isso, é essencial seguir algumas dicas para melhorar o engajamento nele, seja na conta de um influencer ou de uma empresa de serviços de monitoramento. Algumas dessas dicas, são:

Poste stories todos os dias

Para manter um bom engajamento na plataforma o ideal é não se deixar ser esquecido, por isso tente postar ao menos cinco ou seis stories interessantes todos os dias.

Isso ajuda a manter a relevância do perfil e a fazer com que a empresa ou o influencer não seja esquecido pelos seus seguidores.

Crie stories que façam sentido

Os stories precisam ter sentido para que as pessoas se interessem em ver o que está sendo postado até o final.

Pense em conteúdos que podem ser apresentados entre um e dois minutos e os apresente no decorrer dos stories sempre complementando com detalhes interessantes.

Entregue o que o público quer

Para falar com a audiência, é preciso saber o que eles gostariam de ver ou de saber sobre os assuntos que o perfil aborda.

Por isso, faça enquetes perguntando questões como essas antes de criar o roteiro de conteúdos. O engajamento pode ser muito melhor quando o público tem o que quer.

Compartilhe conteúdos com relação ao seu

Compartilhar conteúdos de páginas relacionadas mas que não são concorrentes diretas podem fazer com que elas compartilhem os seus também.

Isso ajuda a alcançar pessoas que poderiam não saber da existência do perfil da marca de home office planejados e a melhorar o social com outras contas da rede.

Diversifique os conteúdos

Busque publicar mais de um tipo de conteúdo, pois o indicado é testar vários tipos e formatos e analisar quais os que a audiência mais gosta.

Intercale esses formatos para chamar ainda mais a atenção do público que deseja alcançar e aumentar mais o engajamento do perfil.

Como enxergá-lo como um canal de vendas?

Quando o negócio começa a marcar presença no Instagram stories, ele precisa pensar em estratégias que ajudem a passar o valor do que está oferecendo através de posts.

Existem vários pensamentos que ajudam a pensar em como mostrar esse valor aos seguidores que fará eles comprarem cada vez mais.

Tenha sempre em mente que descobrir o perfil do cliente é responsabilidade da marca e que ninguém compra produtos que não confia só porque estão baratos ou com promoções.

É essencial trabalhar o máximo possível para destacar a empresa dos demais concorrentes, e para isso ser efetivo conheça o seu público. Isso ajuda a trazer pessoas interessadas nos serviços ou produtos do negócio.

O propósito do negócio deve sempre estar claro, seja nas ações de marketing ou até mesmo nos canais que ele usa, mas não deixando de produzir conteúdos interessantes para o público.

Para uma empresa fabricante de papéis de parede obter muitos seguidores, ela deve entender que plataformas como essas, antes de ajudarem nas vendas, foram criadas para interação entre pessoas.

Todo tipo de comunicação passará um tipo de reação ao público, então, não produza conteúdos irrelevantes, tenha atenção em criar boas publicações.

A marca e os resultados representantes devem mostrar que tem autoridade para falar sobre determinado assunto, aumentando, assim, as chances de os seguidores virarem clientes fiéis.

Saiba como criar um roteiro de stories

Para quem está começando nesse meio e ainda não produz conteúdo, o primeiro passo é descobrir qual a persona do seu negócio, seja uma fábrica de placas de gesso ou de outro segmento.

Depois de descobrir todos os dados necessários sobre a persona da marca, é possível seguir alguns modelos de roteiro, pois a maioria conta com as mesmas questões.

O passo inicial é definir quantos stories o perfil publicará por dia, como já mencionado não tem um número certo para isso, mas o indicado é que sejam pelo menos cinco ou seis.

Pense em temas que podem ser abordados e que o público pode se interessar, eles podem estar relacionados com as dores percebidas na criação da persona.

Anote cada uma das ideias, afinal, tudo pode acabar virando conteúdo, seja respondendo dúvidas, criando tutoriais, dançando, ou o que mais a audiência gostar.

Coloque tudo o que pensar no papel, mesmo que possa parecer sem sentido, e organize as ideias.

Por fim, defina o que será postado a cada dia, além de qual horário que pode dar mais engajamento ao post. É possível procurar por exemplos de roteiros para se inspirar.

Formas de melhorar as conversões

Finalmente, conheça algumas dicas que podem ajudar uma marca a melhorar as conversões de clientes com a ajuda do Instagram stories. São elas:

1. Use um chamado para a ação

Usar um chamado para a ação (Call to Action), ajuda os seguidores a irem pelo melhor caminho para a empresa que é o da conversão.

Se a postagem é sobre um novo produto da marca, por exemplo, adicione o link para a compra e utilize botões de call to action como o famoso “arraste para cima”. Isso incentivará o usuário a dar o próximo passo no funil de compras.

2. Mostre o dia a dia do negócio

Muitas pessoas já ficaram curiosas para saber como é o dia a dia de uma empresa que gosta ou até saber como está o andamento das novidades que ela lançará.

E os stories ajudam a dar dicas do que está por vir ou até a mostrar como é a empresa por dentro. Isso ajuda o usuário a se sentir mais próximo da marca e mais inteirado do que ela faz.

3. Crie posts espontâneos

Mesmo que o script para stories seja essencial em uma estratégia, é impossível ficar de fora de alguma notícia bombástica que afete seu segmento.

Por isso, quando surgir a oportunidade, crie posts espontâneos falando sobre o assunto em questão. Eles devem ser naturais e de acordo com a linguagem do público-alvo.

4. Crie stories que prendam o público

A empresa vendedora de toalhas para secar cabelos tem um tempo bem limitado para chamar a atenção do público em um story.

Porém, é possível manter o usuário por mais tempo que isso, de uma forma criativa e transmitindo mais intimações ainda para o público.

Pode-se fazer isso criando conteúdo que façam ele ter que pausar a tela. Use chamadas que o incentive a fazer isso, pois fará ele ficar mais no perfil da marca e até se interessar pelo que está sendo abordado.

5. Use-o como uma vitrine para os produtos

Abuse da criatividade que essa ferramenta proporciona e exponha seus produtos, afinal, com o formato grande que os stories possuem, fica mais fácil ainda fazer isso.

É possível também contar a histórias sobre os produtos, e indicado usar até mesmo as estratégias de storytelling para ajudar nessa empreitada.

Considerações finais

O Instagram segue sendo uma das maiores redes de comunicação atual do mundo, seja entre amigos, famílias ou uma empresa que vende placas de comunicação.

Por isso, o Instagram stories se tornou tão importante para quem deseja aumentar sua visibilidade, e para que esse objetivo seja alcançado o script para stories pode ser o maior ajudante.

Para dominar essa funcionalidade da rede social, não deixe de elaborar o melhor script que puder seguindo as dicas apresentadas e entendendo como ele funciona e como ele pode ajudar seu negócio. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.