Tatuagem de ponto e vírgula ; pequeno símbolo com um grande significado.

Você conhece o significado da tatuagem de ponto e vírgula? Pode parecer um pequeno símbolo, mas carrega um imenso significado!

-

Que todo tatuador é um pouco terapeuta isso é verdade. A maioria das tatuagens que fazemos sempre vem com uma história por trás, algumas felizes, outras nem tanto… E ouvindo e entendendo as histórias que os clientes nos contam, a sessão de tattoo quase acaba virando uma sessão de terapia: eu mesma já chorei várias vezes ouvindo as histórias das clientes! E em uma dessas vezes, uma das minhas clientes me pediu um desenho bem simples: uma tatuagem de ponto e vírgula.
No começo, achei que ela era do curso de letras ou algo relacionado, mas depois que ela me contou o verdadeiro significado por trás desse símbolo, tudo ficou esclarecido.

O que um desenho tão pequeno e simples pode ter de tão importante? Recentemente, o ponto e vírgula acabou se tornando bem popular por uma causa que vai muito além de uma tendencia ou moda. Em meados de 2013, nasceu um projeto super importante nas redes sociais chamado Project Semicolon (que é ponto e vírgula em inglês) que busca trazer amor e esperança à pessoas com tendencias depressivas.

Mas por que um ponto e vírgula? 
“O ponto e vírgula é usado quando um autor poderia ter escolhido terminar uma frase, mas optou por continuar.” – diz Amy Bleuel, criadora do projeto e vitima de suicídio em 2017 depois de lutar por 20 anos contra a depressão.

Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 350 milhões de pessoas sofrem de depressão no mundo, e a doença tem se tornado cada vez mais comum, alinhada com as cobranças constantes da vida e do trabalho.

Originalmente criado como um dia em que as pessoas eram encorajadas a desenhar um ponto-e-vírgula em seus corpos e fotografá-lo, ele rapidamente se transformou em algo maior e mais permanente. Hoje, pessoas de todo o mundo estão tatuando a marca como um lembrete de sua luta, vitória e sobrevivência.

Tattoo de ponto e vírgula feita pela tatuadora Mari Zaragoza

Ainda há um estigma em torno de quem sofre de depressão e, muitas vezes isso impede de falar sobre o assunto, causando ainda mais barreiras na hora de conversar ou pedir ajuda.  Então, da próxima vez que você ver esta pequena tatuagem de ponto e vírgula, lembre-se das palavras do jornalista Parker Molloy:

“Recentemente decidi fazer uma tatuagem de ponto e vírgula. Não porque é moda (embora certamente parece ser no momento), mas porque é um lembrete das coisas que eu superei na minha vida. Eu lidei com a ansiedade, a depressão e a disforia de gênero (transtorno de identidade de gênero) durante a maior parte da minha vida, e às vezes, isso me levou por um caminho que incluía me machucar. Mas aqui estou eu, anos mais tarde, finalmente encaixando as peças da minha vida de uma maneira que eu nunca pensei que pudesse fazer antes. O ponto e vírgula (e a mensagem que vem junto com ele) é um lembrete de que eu enfrentei tempos difíceis, mas eu ainda estou aqui.”

No site do projeto https://projectsemicolon.com/ além de apoio á depressão, eles também dão suporte para outros problemas como TOC, transtorno de ansiedade, distúrbios bipolares e até apoio materno no pós parto.

As marcas que escolhemos colocar em nossos corpos são importantes. Esteja sempre aberto a ouvir. Ajude as pessoas da sua família e amigos para que elas também sejam capazes de dizer “eu ainda estou aqui.”

Tattoo de ponto e vírgula estilizada de gatinho. Feita pela tatuadora Mari Zaragoza

Referências: https://followthecolours.com.br/ https://www.upworthy.com/ https://projectsemicolon.com/

Imagem de capa: Photo by Pietra Schwarzler on Unsplash


CONTINUE NO BLOG…

Setembro Amarelo na Tatuagem ;

Avatar
Mariana Zaragoza
Tatuadora e proprietária do estúdio TPM - Tatuagem Para Mulheres®

Mais desse autor

Mais Recentes

Padre Fábio de Melo faz tatuagem e é a primeira vez que temos notícia de um padre tatuado!

Será que chegou realmente o dia que a tatuagem não será mais banalizada e será vista como obra de arte e uma...

Dermógrafo Cheyenne

A verdade sobre os dermógrafos vendidos no Brasil com a marca da Cheyenne.

Cobertura de tattoo: me arrependi e agora?

Se arrependeu daquela tatuagem? O artista Daniel Menossi tem soluções fantásticas para a cobertura de sua tattoo!

Publicidade

Mais Populares

Tatuagem e doação de sangue, tudo que você precisa saber.

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Saiba tudo sobre a doação de sangue.

Como cuidar da cicatrização da tatuagem

Confira nossas dicas para garantir sua tatuagem perfeita.

30 tatuagens em homenagem as mães e filhos.

Aquela lista que você não pediu, mas fizemos para falar de amor incondicional: tatuagens em homenagem as mães e filhos!