Tatuagem e Biossegurança: o que você precisa saber para realizar um procedimento seguro

Nessa matéria você poderá tirar suas dúvidas sobre biossegurança específica para tatuadores e quais são os protocolos a serem seguidos dentro do seu estúdio de tatuagem.

-

Foto de Pavel Danilyuk no Pexels

Você tatuador já ouviu falar em biossegurança? Quando temos um estúdio de tatuagem além de nos comprometermos a entregar uma arte com qualidade também temos obrigação de ter cuidados com a saúde dos nossos clientes, e é aí que a biossegurança entra.

Nessa matéria você poderá tirar suas dúvidas sobre biossegurança específica para tatuadores e quais são os protocolos a serem seguidos dentro do seu estúdio de tatuagem.

O que é biossegurança e porque é tão importante?

A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, visando à saúde do homem, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados.

Quando falamos de biossegurança específica para procedimentos de tatuagem devemos pensar em práticas que buscam preservar a saúde do cliente e também do tatuador. Ainda que seja um procedimento superficial, trabalhamos com a manipulação da pele humana utilizando agulhas, portanto o contato com sangue e fluidos corporais é inevitável.

O maior risco no procedimento de tatuagem é a contaminação cruzada, que é quando ocorre a transferência de contaminantes entre os materiais de trabalho ou superfícies. As gotículas de sangue e fluídos podem transferir doenças graves como hepatite, herpes, sífilis, vírus e infecções bacterianas.

Foto de cottonbro no Pexels

Os cuidados devem ser tomados desde antes da tatuagem, com a preparação do ambiente e dos materiais. Para prevenir a contaminação cruzada devemos seguir alguns protocolos importantes:

FICHA DE ANAMNESE

A primeira ação é exigir uma ficha de cadastro e anamnese com todos os clientes. Nessa ficha devem conter a identificação do cliente (nome completo, data de nascimento, número de identidade, endereço), data de atendimento, qual procedimento será feito (informações sobre a arte e local do corpo), avisos sobre eventos adversos (reações esperadas sobre o processo de cicatrização, alergias, infecções), e perguntas sobre o histórico de saúde do cliente (problemas de cicatrização, alteração na pressão sanguínea, hemofilia, epilepsia, diabetes, anemia, hepatite, desmaio e alergias).

MATERIAIS DE TATUAGEM

Atualmente temos um mercado com grande variedade de produtos e marcas de materiais como agulhas, cartuchos e biqueiras. Como tatuador, procure sempre materiais com aprovação da ANVISA que seguem os protocolos de esterilização e qualidade para preservar a saúde do seu cliente e a qualidade do seu trabalho.

PREPARAÇÃO DO AMBIENTE

É importante que o procedimento de tatuagem seja feito em um ambiente específico, organizado e pensado para o atendimento.

Uma recomendação é garantir que o espaço para tatuar não contenha um excesso de mobília, decorações e itens soltos que dificultam a higienização correta. Um estúdio decorado é super legal né? Considere manter a área decorada separada da área de procedimento, como uma recepção ou sala de espera que você consiga deixar a sua cara sem prejudicar a segurança dos seus clientes.

Na preparação do ambiente também devemos considerar a preparação da bancada de procedimento de forma apropriada. Todo o material não descartável (máquinas, clipcord, fonte, pedal) e superfícies de apoio (maca, suporte, bancada) devem ser protegidos e isolados com plástico filme PVC ou protetores específicos de uso único. Após o procedimento todo o ambiente deve passar por desinfecção, incluindo as superfícies como bancadas, cadeira e maca.

Foto de cottonbro no Pexels

DESCARTE APROPRIADO DE MATERIAIS

Agulhas, cartuchos e lâminas de barbear devem ser sempre descartados após o uso individual e não devem ser reutilizados em outra pessoa em nenhuma hipótese. Os materiais perfurocortantes precisam de tratamento especial para descarte em embalagens específicas e precisam ser recolhidos para incineração.

O material líquido (tintas e água usada para limpeza da agulha) precisam passar por um processo de solidificação para descarte no lixo infectante, não podendo ser descartado na rede comum de esgoto.

O material descartável (máscaras, papel toalha, algodão, plástico filme PVC, biqueiras, batoques, tinta, grommet, elástico, protetores de máquina e clipcord, etc.) também deve ser separado do lixo comum, em sacos leitosos para lixo infectante e deve ser encaminhado para tratamento.

USO DE EQUIPAMENTO de PROTEÇÃO INDIVIDUAL (EPI)

Os equipamentos de proteção individual são materiais específicos para proteger o tatuador contra os riscos de contaminação durante o procedimento de tatuagem. Além de garantir a sua segurança e dos seus clientes, também mostra sua preocupação com um procedimento seguro.

Os materiais mais importantes são as luvas para procedimento, máscara descartável, avental, touca, mangas descartáveis. O uso de EPI deve ser realizado durante todo o procedimento, desde a colagem do decalque, preparação da bancada, e também durante a higienização pós procedimento.

Foto de cottonbro no Pexels

E aí, restou alguma dúvida sobre biossegurança para tatuagem? Veja também outras matérias do Blog Tattoo2me sobre o tema:
É possível fazer uma tatuagem em segurança na pandemia?
5 Passos Simples para Fazer uma Tattoo com Segurança
Achou caro? Entenda os bastidores da tattoo

Gostou do textinho? Acompanhe o meu trabalho no Instagram!
Júlia Sincero
Tatuadora de fofurinhas desde 2017, tentando deixar o mundo arco-íris uma tatuagem de cada vez 🌈 Graduada em História, apaixonada por gatos, livros, animações da Disney, anime, mangá e video games 🎮 Acompanhe meu trabalho no instagram clicando em:
Júlia Sincero (@jusincero).

Júlia Sincero
Júlia Sincero
Tatuadora de fofurinhas desde 2017, tentando deixar o mundo arco-íris uma tatuagem de cada vez 🌈 Graduada em História, apaixonada por gatos, livros, animações da Disney, anime, mangá e video games 🎮 Acompanhe meu trabalho no instagram @jusincero 📸

Mais desse autor

Mais Recentes

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.