Tatuagem: O que você precisa saber antes de fazer uma

Você sabe todos os riscos que você esta exposto ao realizar uma tatuagem sem as informações necessárias? Veja agora o que você precisa saber!

-

A tatuagem vem se popularizando ao longo do tempo e cada dia que passa é mais comum vermos pessoas tatuadas ocupando diversos cargos na sociedade, em todas as classes sócias e em todas as idades.

Com isso, a procura por estúdios e tatuadores vem crescendo em todo mundo. No Brasil, somente no ano passado, tivemos um crescimento de 25% no setor. Segundo o SEBRAE, temos em média 150 mil estúdios legalizados no Brasil.

Porém, na hora de escolher o lugar para realizar a tão sonhada tatuagem, todo cuidado é pouco. Tatuagem é um procedimento invasivo, e por isso precisamos estar atentos não só com a arte apresentada pelo tatuador, mas também ao local e a execução de alguns protocolos obrigatórios exigidos pela Vigilância Sanitária e pela ANVISA, além de seguir a risca os cuidados pós tattoo.
Muitos tatuadores acreditam que as normas de regulamentação e protocolos de bio segurança são apenas uma burocracia chata e sem fundamento, mas a realidade não é bem assim.

Estes protocolos, se não adotados, colocam em risco a vida dos tatuadores e clientes. Os erros mais comuns são a utilização de tintas de baixa qualidade ou para outras finalidades; materiais impróprios; reutilização de agulhas e biqueiras; limpeza incorreta da sala de procedimentos e dos acessórios tais como maca, bancada, mesa de apoio; a não utilização de equipamentos de EPI, que nestes tempos de pandemia se intensificou, sendo exigidos inclusive novas medidas; não executam a assepsia correta do local a ser tatuado; entre outras ações que são comuns nos estúdios atualmente, além do crescimento considerável de atendimentos na casa dos clientes, o que nem caberia aqui a listas dos riscos eminentes a saúde.

Arquivo pessoal

Como eu acredito que a melhor forma de se prevenir é a informação, vamos conhecer alguns dos problemas e doenças que nossa saúde pode ser exposta ao fazermos uma tattoo que não siga as recomendações?

  1. Reação alérgica à tinta usada, que podem surgir mesmo após muitos anos da realização da tatuagem;
  2. Coceira, inflamação e descamação local quando a região é exposta ao sol;
  3. Formação de queloides que são cicatrizes feias com relevo e inchaços;
  4. Maior risco de ser contaminado com doenças como Hepatite B ou C, AIDS ou Staphylococcus aureus, se o material utilizado não for descartável.

O ideal, para reduzir o risco a saúde e do surgimento destas complicações, é estar atento a algumas questões e protocolos. Abaixo listei algumas informações que podem te ajudar na escolha do estudio, no local, e dos cuidados que são necessários na hora de tatuar, e assim evitar possíveis problemas:

  • Desconfie de locais que cobram um valor muito baixo, lembre-se quanto mais barato menos qualidade e assim menor segurança. Uma bancada segura custa entre R$30,00 e R$ 300,00, somente de material.
  • Exigir que todo o material seja novo e descartável, evitando materiais que são esterilizados e reutilizados; Fique atento se o tatuador vai abrir a embalagem na sua frente , e exija o descarte do mesmo também na sua presença.
  • Não ingerir bebidas alcoólicas, o álcool aumenta o fluxo sanguíneo e faz com você sangre mais , dificultando a pigmentação da pele, além de te deixar letárgico ou agitado e assim dificultar a execução da tatuagem.
  • Não utilizar anestesias sub cutânea e nem pomadas. O tatuador não é medico, ele não pode realizar a aplicação de nenhum tipo de anestésico, nem vender no estúdio, nem indicar a compra. Tendo em vista que não há nenhuma certeza sobre os componentes e suas quantidades, uma vez que estas pomadas não são regularizadas pela ANVISA, há o risco de alergias e outras reações. Em casos extremos, é possível haver arritmia e evoluir para uma parada cardíaca.
  • Não fazer tatuagem em cima de pintas ou manchas sem a liberação de um dermatologista, porque isso pode dificultar a visualização de alguma alteração no tamanho, forma ou cor da pinta;
  • Cuidados na ingestão de alimentos como Carne de porco, frutos do mar, chocolates, amendoins, embutidos e frituras.
  • Aplicar uma pomada ou creme cicatrizante, porem atenção, como eu disse no tópico anterior, tatuador não é medico e não pode indicar nenhuma pomada anti inflamatória , ou antibiótica. Existem no mercado pomadas indicadas para uso exclusivo em tatuagem e micro pigmentação , elas são restauradores dérmicos, e estas sim podem e devem ser indicadas pelo tatuador.
  • Aplicar uma boa camada de protetor solar, sempre que se expor ao sol, para proteger a pele e evitar que a tattoo desbote;
  • Não frequentar a praia ou piscina nos primeiro mês pra diminuir o risco de infecções;
  • Não doar sangue durante 1 ano após a realização da tattoo.
  • Ao observar qualquer alteração no local da tatuagem deve-se ir ao médico, nada de ligar para o tatuador e esperar que ele resolva, o medico pode e deve realizar exames e iniciar o tratamento adequado, que pode incluir o uso de medicamentos para controlar os sintomas ou doenças que podem ter surgido.
  • Certificados do alvará de funcionamento, CNPJ, liberação sanitária, Coleta de resíduos , devem estar em um quadro na recepção ou area de acesso para o cliente.
Photo by Allef Vinicius on Unsplash

Sei que muitas pessoas e tatuadores, principalmente, vão ler esta matéria e pensar que é exagero, mas ao longo dos anos que trabalho neste mercado ja presenciei alguns casos sérios. Os mais recentes foram: uma cliente com infecção generalizada por conta de uma tatuagem que fez na sala de casa, que ficou hospitalizada por 15 dias; Uma outra que veio ao meu estúdio para uma reforma e me relatou que o tatuador pegou a agulha de uma “gavetinha” com outras agulhas e que estava sem embalagem. Aí, pedi a ela que procura-se um médico e adivinha? Após alguns exames, positivo para hepatite;
Estes foram casos que aconteceram somente este ano, e somente no meu estúdio, existem relatos diversos em outros estúdios e com outros profissionais.
Tatuagem não é brincadeira, ela envolve sua auto estima e sua saúde!


CONTINUE NO BLOG…

Cuidados antes de se tatuar: Veja 7 dicas fantásticas!
Tatuagem: 10 coisas que você não sabe sobre o tema

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.