A profissão de tatuador no Brasil

O que você sabe sobre a profissão de tatuador no Brasil? Já parou para pensar em como esse mercado funciona? Vamos conversar!

-

A profissão de tatuador vem crescendo bastante no mercado. A ocupação que antigamente era vista com maus olhos, ofício de quem “não queria nada com a vida”, vem ganhando cada vez mais respeito, influência e sendo conhecida como arte e profissão.

Hoje, até as vovós fazem tattoos e o preconceito está ficando para trás. Se você observar seu meio social tenho certeza que pelo menos 50% das pessoas já tem tattos, e que salvo as pessoas muito tatuadas, as tatuagens já são vistas como algo comum, não são mais empecilhos para trabalho ou posição social e também não são mais marginalizadas como em um passado nem tão distante.

Toda essa aceitação da tatuagem não aconteceu de forma tão natural, ela se deve ao fato de que, ao longo dos anos, diversos tatuadores e tatuados colocaram a cara tapa e lutaram para que a profissão e os adeptos não fossem mais mal vistos, e por regularização e supervisão sanitária depois da aparição de algumas doenças e motivados pelo desejo de sair da “ ilegalidade”.

Hoje, os estúdios de tatuagem vêm crescendo em grande quantidade nas cidades, e já é comum vermos estúdios em shoppings, ruas movimentadas, salas comerciais e etc, além de propagandas na internet e mídias sócias, além, também, dos eventos como convenções, concursos também estarem sendo vistos com mais frequência e a cada dia com mais adeptos e simpatizantes.
Porem o cenário atual dos estúdios de tatuagem, tatuadores e tatuados esta longe de ser o ideal, não é mesmo?

A legislação cobra padrões de funcionamento dos estúdios, você sabia?
São padrões, como: documentação, espaço físico, prática de Biossegurança, descarte do lixo de forma correta e etc, porém a fiscalização de “estúdios” é ineficaz, o que faz com que os estúdios que seguem tudo à risca acabem sendo lesados.
A prática da profissão também não tem nenhuma legislação e exigência e com isso vemos a cada dia o mercado ser inundado por tatuadores amadores, com seus kits de qualidade duvidosa e cobrando R$50,00 em uma tattoo. E o mais preocupante: não seguindo as recomendações básicas de saúde, nem a legislação vigente, todo esse cenário dificulta a evolução da profissão e prostitui a tatuagem, fazendo com que os adeptos busquem em sua maioria mais preço do que arte e segurança.
Essa procura em massa pela profissão de tatuador se dá pela facilidade em ingressar no mercado, pela falta de fiscalização e regulamentação e pelos ganhos acima da média. Mas, o que nem todos sabem é que entrar é fácil, difícil é permanecer no mercado e ser conhecido e reconhecido!


CONTINUE NO BLOG…

Cuidado pós tattoo: um guia completo!
Tatuador Iniciante: os problemas em cada região

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.