Desde os primeiros registros do uso da tatuagem, a prática esta cercada de simbolismos intrínsecos que geralmente variam entre diferenciação de status social, familiar, religioso ou de identidade de grupo.
Neste texto você irá conhecer sobre esses significados.
Existem também relatos das marcas sendo usadas para punir ou identificar escravos, criminosos ou prostitutas na Grécia antiga como descreve Platão em seu diálogo sobre ética de governo (“se alguém for pego cometendo sacrilégio, se for um escravo ou um estranho, que seja escrita em seu rosto e em suas mãos”) e no Japão do período Edo como aparecem nas ilustrações seguintes.
Antes de seguir com o tema, vale ressaltar que uma tatuagem não precisa necessariamente ter um significado ou se limitar aos significados e conceitos pré-existentes, ela pode ter apenas uma motivação puramente estética ou carregar um significado que atenda as expectativas de cada um.
Porém, é importante se certificar do significado que o desenho carrega antes de marcá-lo definitivamente em sua pele.
Muitos símbolos foram se ressignificando com o tempo, mas, por outro lado, outros símbolos trazem significados milenares que podem ser difíceis desassociá-los de seus contextos originais.
Por exemplo, ao se tatuar o sol e a lua simbolizando para marcar um relacionamento, têm que se considerar de que se tratam de figuras antagônicas que representam situações opostas, além de se encontram por apenas um breve momento durante a transição do dia para a noite (ou vice e versa) durante o crepúsculo.
Outra situação recorrente no mundo da tatuagem são as letras, nomes ou frases em outros idiomas que algumas pessoas tatuam sem um conhecimento prévio sobre o significado e acabam descobrindo que a verdadeira tradução é bem diferente do esperado. Nesses casos, recomendo conferir o significado com duas ou mais pessoas que dominem de fato o idioma em questão para ter certeza da tradução correta.
Alguns desenhos permanecem em alta ainda hoje como podemos ver em achados arqueológicos onde é possível ver alguns desenhos como o olho de Hórus ou a flor de lótus (Múmia de Luxor 1300-1070aC).
Já a pequena cruz no pulso usada entre os cristãos coptas nos primeiros séculos da nossa era, ainda é muito usada inclusive por personalidades famosas. Podemos ainda citar os personagens lendários da cultura oriental com seus respectivos significados que ainda são bem explorados atualmente.
Na fase moderna, o simbolismo também teve seu lugar nas imagens tatuadas entre os marinheiros das primeiras décadas do século 20. As figuras mais exploradas nessa fase eram em sua maioria temas marítimos trazendo significados ligados à família, às aventuras amorosas, à fé religiosa ou às superstições típicas da época como mostra a figura abaixo.
No mundo do crime, como não poderia deixar de ser, as tatuagens também carregam significados que podem variar de acordo com facção criminosa ou a região geográfica.
Podemos ver isso quando comparamos as tatuagens da máfia russa com as tatuagens das gangues latinas, por exemplo, mas no geral, as tatuagens criminais identificam o tipo de criminoso, a sentença, a hierarquia ou a organização criminosa de quem a carrega.
Lembrando que fora do contexto criminoso, os mesmos desenhos podem apresentar significados diferentes.
Reforçando o que disse no começo, é importante pesquisar mais a fundo sobre o significado de uma imagem antes de marcá-la definitivamente na pele para evitar constrangimentos no futuro.
Antes de encerrar a pauta, gostaria de deixar algumas sugestões de leitura e um documentário para quem quiser se aprofundar um pouco mais nos motivos e significados das tatuagens.
-Russian Criminal Tattoo Encyclopaedia I, II & III; Editora Fuel Publishing, 2009;
-Japanese Tattoos: Meanings, Shapes and Motifs; Editora Promopress, 2018;
-Vintage Tattoos: The Book of Old-School Skin Art; Editora Universe publishing, 2009
–Prison Tattoos: Full Documentary.
Sobre o autor do texto:
Leonardo Nascimento
Tatuador Desde 2000
Vila Velha – ES
leoneguin.bigcartel.com