Remoção de tatuagens: Tudo que você precisa saber sobre.

Tem dúvidas sobre a remoção da sua tattoo? Vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o procedimento à laser que faz a remoção completa de tatuagens!

-

A remoção de tatuagens está, a cada dia, evoluindo e não é para menos, já que nas últimas décadas a tatuagem por si só também tem se popularizado. Com essa popularidade toda, com preços mais acessíveis, com novas possibilidades e técnicas, cresceu, também, a parcela de pessoas arrependidas por terem feito algum procedimento definitivo em suas peles.
Mas é preciso ter cautela e alguns cuidados com relação a remoção de tatuagens independente da forma que você tenha escolhido para fazer essa remoção.
E aqui nesta matéria nós vamos tirar todas as suas dúvidas sobre o tema:
conversamos com a laserterapeuta Maísa Marx, especialista também em fototerapia e proprietária do Cromma Laser, empresa especializada em remoção de tatuagens e micropigmentação.

Vamos lá? Apertem os cintos.

Removendo as dúvidas

Claro que você, como a gente, tem dezenas de dúvidas sobre esse tema. Separamos, então, os melhores tópicos para você matar sua curiosidade e quem sabe decidir se remove ou não aquela tattoo.

Maísa nos contou que, historicamente, diversas técnicas já foram utilizadas para remoção de tatuagens. Dentre elas, a dermoabrasão, onde é feita uma raspagem da pele com um tipo de lixa; cauterização, que destrói o tecido da pele através de calor; cirurgia plástica, onde é feita a remoção de uma parte da pele onde está a tatuagem e, hoje, temos a remoção à laser que é a única alternativa que não deixa cicatrizes, dependendo do tipo de laser, claro!

“A remoção de tatuagens consiste em apagar uma tatuagem que não agrada mais, por vários motivos: tatuagens antigas, mal feitas, em local visível e que atrapalhe no mercado de trabalho etc.
A remoção de tatuagens à laser é um procedimento minimamente invasivo, que vai quebrar as moléculas de pigmento e expulsá-las através do sistema linfático. É feita em várias sessões que vão clareando a tatuagem aos poucos até não restar mais pigmento sob a pele.” Diz Maísa

Em algumas situações a remoção não é indicada:

“Não fazemos o procedimento em grávidas ou lactantes e caso haja algum problema de pele ou doença que dificulte a cicatrização.
Algumas tatuagens muito grandes são complicadas de remover e o resultado pode demorar muito. Nesses casos, indicamos apenas um clareamento na tatuagem para fazer uma cobertura com outra tattoo ou até uma reforma.”

Até pouco tempo, a remoção de tatuagens não era indicada em peles negras, isso por conta da alta pigmentação da pele.

“Devido a quantidade de melanina era comum formar quelóides e cicatrizes. Hoje, já usamos uma tecnologia que é totalmente segura para todos os fototipos de pele.
Geralmente em pele mais escura o resultado tende a ser um pouco mais lento.”

A remoção de tatuagens demora?!

A laserterapeuta é bem sincera e diz que o processo de remoção pode causar certa frustração pela demora em se alcançar um resultado satisfatório.

“Geralmente, leva de 1 há 2 anos. Não pode ter pressa.
E, hoje em dia, as pessoas estão muito imediatistas, né?
O intervalo entre as sessões é de 40 a 60 dias, e a média de sessões fica entre 8 a 12 sessões. Mas cada tatuagem apresenta uma resposta muito diferente, por isso fazemos uma avaliação para cada caso.”

Dor e cor na remoção de tatuagens

Siiim! A gente aqui também está se perguntando sobre a dor que todo esse processo pode causar, se é que pode causar e nesse ponto, Maísa também tirou- ou colocou?- todo nosso medo.

“É um tanto dolorido. Cada disparo dá uma fisgadinha bem forte, parece um pequeno choque. É difícil medir o quanto cada um vai sentir, depende também do local onde a tattoo está localizada e do tamanho.
Mas é suportável tendo em vista que a sessão dura cerca de 10 a 20 minutos.”

E se você aí tem uma tattoo que acha impossível remover… Calma! Tudo tem um jeito e tem jeito até pra você que acabou de fazer a sua tattoo, novinha em folha, e se arrependeu.

“Algumas cores podem dar muita dor de cabeça na hora da remoção à laser. Isso vai depender muito da composição de cada pigmento e marca da tinta. Normalmente, as tonalidades mais azuladas, amareladas e brancas são praticamente impossíveis de remover.
A técnica de camuflagem onde é aplicado pigmento bege sobre a tatuagem dificulta muito a remoção à laser também.
Além disso, muita gente me procura quando acabou de fazer uma tatuagem para começar o tratamento de remoção o quanto antes, mas a verdade é que quanto mais cicatrizada estiver a tatuagem, melhor vai ser a resposta. Tatuagens muito recentes normalmente levam várias sessões e o clareamento será muito lento.
Já aquelas tatuagens com 10 anos ou mais dão uma resposta muito mais rápida e a diferença de uma sessão para outra, geralmente, é incrível.
Mesmo assim, cada tatuagem deve ser avaliada individualmente, pois existem diversos fatores que vão influenciar no resultado, e não só o tempo da tatuagem.”

E a Maísa falou da procura para a remoção de tatuagens novas, ou seja, recém feitas:

“A quantidade de pessoas que vem pra remover uma tatuagem recém feita é muito grande, geralmente elas vêm com o plástico ainda, por estar cicatrizando.
Para iniciar a remoção é preciso esperar cicatrizar a tatuagem por, pelo menos, 60 dias.
E o arrependimento por uma tattoo pesa muito no psicológico de algumas pessoas: as pessoas que procuram o tratamento costumam relatar que não usam blusas de manga curta, regatas, vestidos ou roupas que deixem a tatuagem a mostra. Alguns dizem nem dormir direito e chorar de arrependimento, vem desesperados mesmo!
Já tive cliente que chorou de emoção ao começar a fazer as sessões.”

Técnica da remoção de tatuagens

A laserterapeuta Maísa nos contou sobre o que há de mais moderno na técnica à laser, além de ter nos falado sobre o investimento financeiro necessário para fazer uma remoção e também dos resultados dessa técnica.

“Hoje em dia, já está muito mais acessível, mas o valor é proporcional ao tamanho da tatuagem e precisa um número grande de sessões, então é sempre mais caro do que o valor pago para fazer a tatuagem, por exemplo.
O laser Nd Yag Q Switched é a tecnologia mais usada na remoção, atinge uma maior variedade de cores e é um tratamento seguro para a pele, não causando lesões no tecido.
Mas não é qualquer laser que tem essas características, existem muitos modelos no mercado e o protocolo usado pelo profissional também conta muito para conseguir um resultado eficaz e seguro.
E esse resultado varia de acordo com a forma como a tatuagem foi aplicada, e claro, das cores. As cores que respondem ao tratamento realmente saem. Porém, eu peço para ter consciência de que não vamos voltar no tempo, a própria tatuagem já mexeu bastante com a pele. O laser costuma deixar apenas uma leve alteração na coloração da pele, mais esbranquiçada ou amarelada, às vezes uma sombra leve do desenho, isso tende a normalizar ao longo dos meses com a renovação das células e recuperação da melanina no local.”

Cuidados durante o processo

Depois de toda essa aula que a Maísa Marx nos deu, é preciso estar atento aos cuidados que precisamos tomar com o local onde foi feito o procedimento de remoção. A laserterapeuta nos disse, por exemplo, que não existe uma época do ano apropriada para realizar o procedimento, mas que a pele não poderá ficar exposta ao sol e muito menos, queimada. Ou seja, o verão, o sol, não será um grande aliado.

“É sempre importante que a tatuagem esteja bem cicatrizada e hidratada para fazer o laser sem causar danos. Além de não poder vir com a pele queimada de sol no dia da sessão. E logo após a sessão de laser, indicamos cuidados com pomadas cicatrizantes, compressas geladas podem ajudar bastante também e principalmente, evitar sol e atritos com roupas, unhas, pulseiras etc.
Esses cuidados duram cerca de 10 a 15 dias, dependendo da tatuagem.
Após os 15 dias, indicamos algumas pomadas de hidratação intensiva e cuidar com protetor para evitar manchas na pele.”

Maísa Marx atende em Curitiba, há quase 3 anos, recentemente criou a empresa Cromma Laser que atende em co-working nos estúdios ArtPura Tattoo, em Curitiba e no estúdio Tinta na Pele, em Blumenau.

Maísa Marx ❤

E fica ligado naquelas dicas que damos sempre por aqui: se informe, pesquise!
Tatuagem é para vida toda, mesmo com todas as possibilidades de remoção, é preciso cautela na escolha do seu tatuador, do seu estúdio de tatuagem.
Precisa de dicas para cuidar da sua tattoo? Produzimos várias matérias completinha para te ajudar: Cicatrização da tattoo e 10 coisas que você provavelmente não sabe sobre tatuagens.

Para saber mais sobre o trabalho da Maísa Marx:

www.crommalaser.com.br

facebook.com.br/crommalaser

instagram.com/crommalaser


Oi! Você ainda está aí?
Compartilha o nosso texto, vai! E não deixa de contar a história da sua tattoo pra gente aqui nos comentários.

E para encontrar o artista ideal para a sua tattoo, acesse o nosso site:
tattoo2me.com e digite sua cidade!

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:

Tattoo2us e Tattoo2me

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.