Tudo sobre Outubro Rosa: o que é a campanha, objetivo e história.

Tire todas suas dúvidas aqui sobre a campanha que mobiliza mulheres e homens para a prevenção do câncer de mama.

-

Há alguns poucos anos, o Tattoo2me tem o prazer e a missão de falar em suas redes sociais sobre algumas questões importantíssimas para nossos seguidores, artistas, amigos… E, especificamente, no mês de Outubro, o Tattoo2me “vira” rosa. Não à toa, já que é durante todo este mês que, em todo o mundo, se fala sobre a prevenção e o tratamento do câncer de mama.

Você deve estar aí pensando o que o Tattoo2me, ou melhor, o que tatuagem tem a ver com tudo isso, né?
É que, nesse caso do câncer de mama, a tatuagem pode salvar vidas!

Não é exagero, não. Vamos contar tudinho pra você.

Neste texto vamos contar sobre duas campanhas de tatuadores incríveis que fazem um projeto super lindo pelo BRASIL.

A CAMPANHA

A campanha para a prevenção ao câncer de mama teve início nos Estados Unidos e se espalhou por todo o mundo. Atualmente, aqui no Brasil, a campanha é uma das mais importantes e conta com a participação de grandes empresas, da mídia e da sociedade como um todo.
A ação inclui também a iluminação, na cor rosa, de monumentos importantes como o Cristo Redentor, nesta época do ano, e o Obelisco do Ibirapuera, no Rio e em São Paulo, respectivamente.
Outras ações acontecem em todo país: mutirões para a realização de mamografias e palestras sobre a importância do autoexame.
O autoexame inclusive é a forma mais eficaz de se prevenir o câncer de mama. Segundo o Inca, aproximadamente, 59.700 mil casos da doença são diagnosticados apenas no Brasil.

“O Outubro Rosa tem como objetivo conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, que tem altas chances de cura quando descoberto cedo.”- Fonte: Minuto Saudável

Fonte: Internet

O AUTOEXAME

“O autoexame deve ser feito 1 vez ao mês, cerca de 3 a 5 dias após o primeiro dia de menstruação, pois nessa época a mama está menos inchada e dolorida, facilitando a detecção qualquer alteração.
Já nas mulheres que não menstruam mais, o exame deve ser feito em uma data fixa todo mês.
O exame deve ser feito sem blusa e sem sutiã, para que não haja interferência do tecido, preferencialmente em frente ao espelho ou deitada, buscando a presença de caroços, alterações na pele ou no bico do seio, secreções das mamas ou saliências.”- Fonte Minuto Saudável

Para realizar o autoexame:

Na frente do espelho:

  • Com os braços caídos e relaxados, observe os seios;
  • Levante os braços e observe-os novamente;
  • Coloque as mãos na cintura, fazendo pressão, e observe-os mais uma vez.

Essas 3 maneiras de observar os seios servem para perceber se há alterações visualmente perceptíveis, como diferenças no tamanho, forma e cor das mamas, além de inchaços, depressões na pele, saliências ou rugosidades.

Apalpar:

  • Levante o braço esquerdo, colocando a mão para trás da cabeça;
  • Com a mão direita, apalpe cuidadosamente a mama esquerda, fazendo movimentos circulares, convergentes para o mamilo, para cima e para baixo;
  • Pressione o mamilo suavemente;
  • Repita o processo na mama direita;

A palpação deve ser feita com os dedos das mãos juntos e esticados, com movimentos circulares e de cima para baixo em toda a mama, indo em direção às axilas. Depois, é indicado pressionar o mamilo para conferir se não sai nenhuma secreção.
Se você sentir alguma coisa diferente, confira se não há a mesma coisa na outra: às vezes os seios possuem algumas texturas que confundem, mas se estiver presente nas duas mamas, provavelmente não é nada com o que se preocupar.


Separamos duas campanhas sólidas que acontecem alguns anos e que você poderá dividir com mais mulheres pelo Brasil:

PROJETO FLORESCER

A tatuagem também tem sua participação importante no processo de mulheres que descobrem o câncer de mama, passam pelo tratamento intenso da radio e quimioterapia e muitas vezes precisam passar, também, pela mastectomia, ou seja, remoção total ou parcial das mamas.
O artista e tatuador Rodrigo Catuaba é o idealizador do Projeto Florescer, onde ele reconstrói, com o uso da técnica da tatuagem, o mamilo e parte da mama de mulheres que passaram pela mastectomia.
E ninguém melhor do que o próprio artista para falar com propriedade sobre o projeto. Com vocês, Rodrigo Catuaba:

“O trabalho eu faço há 5 anos já! E a ideia veio a partir da Simone que foi a primeira mulher que me procurou, ela entrou em contato e perguntou se não faria o mamilo que ela havia perdido e se eu cobriria cicatriz da mama.
Ela falou que incomodava muito, que ela gostava usar decote e tinha aquela cicatriz, e as pessoas perguntavam muito sobre a cicatriz.
Conversamos e à partir desse momento, dessa conversa, eu comecei a ter ideia do que uma mulher passa quando ela tem um câncer de mama, né?!
E aí, essa mulher passa pela quimio, pela radioterapia, e vários outros casos que são pessoas que tem cirurgia mais agressivas, com muitas cicatrizes…Quando eu terminei o trabalho dela, ela ficou muito feliz, muito satisfeita, com o resultado. Então foi aí que me deu essa ideia de começar a fazer esse trabalho aqui semanalmente no estúdio: Eu ofereço para mulheres que tiveram a mastectomia, gratuitamente, a reconstrução da mama e a cobertura das cicatrizes.”

Foto do Rodrigo em 2016 em no evento: Primavera Rosa.

Para entrar em contato com o Rodrigo acesse o seu perfil no instagram:
https://www.instagram.com/rodrigocatuaba/ ou
Tel.: 22 99733–0498

Veja agora de perto os trabalhos do Projeto Florecer:

Rodrigo tem um papel importante na cena da tattoo e dá dicas para outros artistas que queiram também se especializar na cobertura de cicatrizes e reconstrução mamária.

“E para outros artistas que tenham vontade de implantar esse projeto em estúdio, tem que se dedicar o realismo colorido!A aplicação à partir de um desenho, também, para poder fazer a projeção.
Por que cada mulher é um caso diferente, a cicatriz é diferente, o bico é diferente, a coloração, tamanho, formato, textura, cada mulher é um caso específico.
Então pessoa tem que se dedicar o realismo colorido, se dedicar à essa parte de desenho, estudar bastante, até porque tem que ficar um resultado legal no final, as mulheres já passaram por tanta coisa… Tem que ficar legal para poder ajudar, né? a intenção é essa!”

O artista também contou sobre o futuro do Projeto Florescer.

“Por enquanto, a gente não tem mais muitos planos e projetos, não, porque a gente já chegou no limite aqui no estúdio!
Já está agendado para Outubro de 2019, já!
A procura é tão grande que gente já tem mulheres agendadas até Outubro do ano que vem e eu faço atendimento de 2 à 3 mulheres na semana.
Então está até um pouco complicado, a gente está tentando ver mais horários para poder conseguir atender essa demanda e tem que ser a mão de obra especializada, não dá para fazer em quantidade, mas a gente está tentando atender todas elas, assim que a gente consegue liberar o horário, encaixa as mulheres para fazer mais procedimentos.”

Conheça um pouco mais sobre o Projeto Florescer:

Rodrigo Catuaba e Diego Belmiro explicam o Projeto Florescer – TV UOL
Especialista em tatuagens realistas, o carioca Rodrigo Catuaba encontrou uma maneira muito bacana de ajudar as mulheres…tvuol.uol.com.br

Tatuador do rosto de Neymar mantém projeto para mulheres com câncer de mama
O trabalho de Rodrigo “Catuaba”, que eternizou Neymar nas costas de um fã na última semana, vai muito além de tatuar…esportes.yahoo.com

Para entrar em contato com o Rodrigo acesse o seu perfil no instagram:
https://www.instagram.com/rodrigocatuaba/ ou
Tel.: 22 99733–0498


CORES QUE ACOLHEM

Bárbara Nhiemetz, nos deu o prazer de poder falar um pouco mais sobre seu projeto, aqui em nosso blog, em 2017.
A artista é idealizadora do Projeto Cores que Acolhem que faz coberturas de cicatrizes de mulheres que também passaram pela mastectomia.

“O Cores que Acolhem, que nasceu em 2015 numa tentativa de ajudar as pessoas a superarem seus traumas através do disfarce das cicatrizes com tatuagem. Para Bárbara, ao mesmo tempo é uma forma de agradecer a superação da doença tanto pela mãe como pelo seu filho.
O projeto funciona ao longo de todo o ano. A cada segunda-feira Bárbara atende 2 ou 3 pacientes, de forma completamente gratuita. Ela divide as tatuagens em várias sessões para evitar submeter os pacientes à dor durante muito tempo, e nessas sessões ela procura saber como foi a passagem da pessoa pela doença e quais tratamentos fez. Tudo é feito com acompanhamento médico, para que não exista nenhum tipo de risco à saúde.”

Conheça mais o trabalho da Bárbara em seu instagram:
https://www.instagram.com/barbara.ink/

Leia a matéria completa:

Cores que acolhem e transformam vidas
As tatuagens de Bárbara Nhiemetz ajudam a recuperar a autoestima de pessoas com cicatrizes.

E amamos essa super entrevista que ela deu para o canal TVC:

Quer conhecer mais sobre o projeto? O agendamento e dúvidas são respondidos pelo e-mail [email protected] e pelo seu instagram: https://www.instagram.com/barbara.ink/

O Tattoo2me está atento à campanhas e outros projetos como esses para somar ainda mais na cura e prevenção ao câncer de mama.

Você possui uma ideia ou projeto? Conta pra gente: [email protected]


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Ache o artista perfeito para sua tattoo, em todo Brasil, no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.