Um estilo de tatuagem chamado sketch

Sketch: Saiba a história e curiosidades sobre esse estilo de tattoo rascunhado que vem ganhando cada vez mais espaço na cena brasileira!

-

Nos últimos anos temos visto um estilo de tatuagem crescer rapidamente e se tornar bastante popular aqui no Brasil e também pelo mundo afora, esse estilo é chamado de sketch e tem sua origem no desenho.

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos e…tattoo2me.com

O sketch nada mais é que uma prática, um exercício descompromissado e não agendado, do desenho. Seria o desenho livre, solto, aquele que você faz enquanto conversa ao telefone, na fila do banco ou sentado no banco da condução, ou apenas sentado em um lugar qualquer vendo os transeuntes. — Mario Mancuso (tudibão)

Sketch é um estilo de desenho que não procura retratar a realidade com perfeição, na verdade o intuito é capturar as linhas gerais de uma determinada cena, e deixar a cargo de quem está olhando para o desenho entender todo o contexto e os detalhes que podem estar ali atrás das linhas, e isso é feito traços rápidos e fluidos. Muitas vezes a beleza desses desenhos estão na simplicidade e na ausência de muitos detalhes.

Eu acho que no estilo sketch consigo ser mais livre para desenhar e improvisar, então escolhi esse estilo pela liberdade mesmo. — Marcelo Rigo (tatuador)

Na tatuagem, além dos traços rápidos e as sombras formadas por um conjunto de linhas em vez de uma coloração gradual, também foram adicionados respingos e cores, que são recursos muito fortes da técnica da tattoo e que tornam esse estilo ainda mais autêntico.

Sketch pra mim, é como a própria tradução diz, é um “rascunho” e que de uma forma bem feita, bem aplicada, com complementos certos e aproveitando a anatomia da parte do corpo tatuada, acaba se tornando um trabalho de encher os olhos. Acho que o Sketch é uma definição para um desenho em rascunho, arranhado ou hachurado, mas que pode ser considerado Blackwork. — Marquinho André

Se no papel a intenção original do sketch era capturar uma cena de forma rápida e que pudesse ser facilmente descartado para criar um outro desenho, na pele isso ocorre de forma mais elaborada e trabalhada por ter um caráter mais definitivo.

Pra mim os trabalhos Sketch que mais chamam atenção são os que se preocupam com as proporções e iluminação do desenho, assim como a fluidez da parte do corpo tatuada. Depois é claro, uma aplicação bem feita, com um peso em alguns traços e se for usar movimentos no desenho que sejam na medida certa. — Marquinho André (tatuador)

As linhas que ultrapassam as bordas do desenho, os respingos e a falta de simetria são cuidadosamente criados para dar a impressão de que a tatuagem foi feita à mão livre e de improviso.

Esse estilo de tatuagem também pode aparecer em conjunto com outros estilos como blackwork, aquarela e realismo, essa composição de sketch com outros estilos abre um leque de opções para quem gosta dessa impressão de esboço mas ao mesmo tempo procura por uma arte colorida ou mais real.

Existem muitos artistas brasileiros que fazem esse estilo e eles estão espalhados por várias regiões do país. Em nossos perfis no instagram (tattoo2me, tattoo2us e drawing2me) estamos sempre divulgando tatuadores que fazem sketch, e você também pode encontrar inspirações em nosso pinterest.

Encontre o tatuador e a inspiração perfeita para fazer sua tattoo.
Encontre os melhores estúdios de tatuagem e tatuadores na sua cidade, fique por dentro de todos os eventos e…tattoo2me.com


Oi! Você ainda está aí?
Compartilha o nosso texto, vai!

E para encontrar o artista ideal para a sua tattoo, acesse o nosso site:
tattoo2me.com e digite sua cidade!

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:

Tattoo2us e Tattoo2me

Romulo Tavares
Romulo Tavareshttps://tattoo2me.com
Empreendedor desde criança, desenvolvedor de software, apaixonado pela arte da tatuagem, co-fundador do Tattoo2me.com e editor do blog.tattoo2me.com.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.