Lettering: O que você sabe sobre o estilo?

Conversamos com o tatuador e designer Birão Lettering para conhecer a técnica.

-

Se você não sabe o que Lettering, está no lugar certo. Se você já está ligado no Lettering nosso de cada dia, aqui também é seu lugar.
Nós já sabíamos algumas coisinhas sobre a técnica e sobre o estilo de tattoo que carrega o mesmo nome, mas fomos atrás do Birão, um cara super gente boa, que além de tatuador também é designer e diretor de arte há mais de 20 anos. Tem mistura melhor?

Fotografia: Birão Lettering.

Para entender melhor sobre esse trabalho lindo do Birão- já conferiu?– nós precisamos começar beeeem do comecinho mesmo: fontes, letras, tipografia, lettering… Tattoo, Basquiat, Grafite!

Vem com a gente:

LETTERING X TIPOGRAFIA X CALIGRAFIA

É uma loucura pensar nas diferentes formas de se produzir letras. São muitas possibilidades. Mas podemos apresentar resumidamente como:

Tipografia– É o estudo de como as letras interagem entre si em uma superfície e projeto. Segundo o professor de Letras Gerrit Noordzij, “Tipografia é escrever com caracteres pré-fabricados.”
É comum encontrarmos a Tipografia em textos corridos de livros, planfletos e folhetos, por exemplo.

Caligrafia– É usar uma técnica para criar letras mais artísticas. Demanda estudo e tempo.

Lettering– Pode ser definido- e resumido- como a arte de desenhar e criar letras. A combinação dessas letras serve para um objetivo, uma utilização específica e uma finalidade. “É como uma ilustração, mas a ilustração são as letras.”, afirma Birão Lettering.

Enquanto a Tipografia trabalha com padrões já existentes, o Lettering carrega a liberdade da criação e da criatividade. Cria-se letras do zero e sem levar em conta padrões e letras pré-definidos.

E por falar em liberdade de criação, surge, exatamente neste ponto, a tatuagem em Lettering: desenhar letras… na própria pele.

Fotografias: Instagram (biraolettering).

DE AGÊNCIA DE PUBLICIDADE PARA ESTÚDIO DE TATUAGEM

Lettering e Caligrafia são minha obsessão!”
É dessa forma que apresentamos à vocês, o carioca, designer, diretor de arte, tatuador e publicitário, Birão Lettering.
“Encontrei na tatuagem o caminho para levar minha arte, minhas letras pra frente. Estou muito feliz com o retorno que estou tendo, pois emocionar as pessoas com um trabalho seu é muito inspirador”, afirma o artista.

Ângelo Martins, ou Birão Lettering, como preferir, trabalha há mais de duas décadas no mercado publicitário e há 6 anos se apaixonou e passou a desenvolver Letterings e Caligrafias. Hoje, o tatuador é conhecido por seu talento em letras personalizadas e feitas à mão.

“Descobri o Lettering há uns 6 anos. Sempre me interessei por tipologia e trabalhos manuais por causa da natureza do meu trabalho. A direção de arte em propaganda tem que ser linda, autêntica e funcional, por isso sempre busquei dar minha identidade nos meus layouts. Foi nessa busca que encontrei o Lettering e a partir daí foram vários cursos e muito estudo até conseguir imprimir minha personalidade. Essa busca é constante e nunca pára. Tudo isso faz parte da evolução do meu trabalho. Escolher esse caminho na tatuagem foi muito natural. Na verdade não comecei a tatuar porque queria simplesmente tatuar, comecei a tatuar porque encontrei uma maneira de levar minha arte pra frente. Calhou que em pesquisas que fiz, vi que meu trabalho se diferencia do Lettering que fazem tradicionalmente no mundo da tatuagem aqui no Brasil. Como meu lettering vem de outra natureza- design, arte e propaganda- ele é automaticamente diferenciado, o que está sendo um ponto bastante positivo para mim.”

Fotografia: Instagram (biraolettering).

Quando conhecemos o trabalho do Birão, ficamos intrigados no tipo de Lettering, no tipo de arte que ele produzia. Não tínhamos palavras para explicar, só sabíamos que era diferente de tudo que já havíamos visto.
E que, claro, deveríamos mostrar isso ao mundo, à vocês.
“Minhas referências de Lettering são fora do mundo da tatuagem. Elas vem do design, da arte e da propaganda. Um mundo onde o Lettering é diferente do que é mais visto na tatuagem, o tradicional Lettering chicano e gótico. Simplesmente peguei o que eu faço em papel ou numa tela e transportei para a pele. Por exemplo, posso fazer uma caligrafia com pincel, transportar para o stencil e tatuar na pele simulando a pincelada do pincel. Por isso fica diferente, peguei o que faço no papel e transportei para a pele.” explica Birão.

TÉCNICAS: COMO FAZ?

Birão explicou pra gente como é a construção de seu trabalho, de seu Lettering: (Meu trabalho) “começa na caligrafia. Testo várias técnicas de caligrafia, com várias ferramentas diferentes até chegar em um caminho. Definido o estilo, faço várias versões e depois refino o Lettering. Muitas vezes pode ter uma letra de um esboço com uma letra de outro, ou às vezes sai de primeira mesmo e quase não precisa de refino. Qualquer palavra pode ser um Lettering, mesmo que você não saiba o significado você pode pegar e desenhar a letra como você quiser. Mas o ideal é você saber o que significa para que o layout da sua letra faça sentido com o significado da palavra ou texto.”

Fotografias: Instagram (biraolettering).

O cara já foi músico, baterista profissional para ser mais exata, e também é formado em Direito. É um polivalente ou não é?!
“Antes de chegar na pele já passei por vários suportes. Já fiz cadeira, quadros, faço bastante Lettering em giz, vários tipos de papeis, graffiti, etc. Enfim, até hoje faço meus quadros e posters. Futuramente pretendo preparar uma série. Vamos ver… Sou muito autocrítico então cada pedido é um desafio, tanto estético quanto funcional.”

GRAFITE E BASQUIAT

Alguns artistas inspiram a arte de Birão. O tatuador não deixa de citar Basquiat e, mais especificamente, no mundo das letras Luca Barcelona e Neils Shoe Meulman, que são os responsáveis por sua entrada no universo do Lettering.

Ele é fã de Basquiat!
A gente adora e faz coro junto com Birão: Basquiat é o artista que todo mundo deveria conhecer.
Jean-Michel Basquiat, saudado como o primeiro artista negro a abrir caminho no mundo predominantemente branco das galerias de arte de Nova York. Basquiat falava abertamente de seu passado traumático, da violência doméstica que sofreu na infância por parte de seu pai, que era haitiano, e das crises de doença mental de sua mãe, porto-riquenha. Ele entrou em contato com a arte e com línguas estrangeiras quando ainda era criança- falava francês, espanhol e inglês com fluência- e demonstrava grande habilidade em ambas.

Jean-Michel Basquiat.

E por falar em arte de rua…
“Comecei a grafitar querendo levar minhas letras pra rua com pincéis. Mas o spray é “viciante”! Quando me dei conta estava grafitando porco em tudo que era lugar. Juntei gastronomia, bacon e ilustração. A ideia era a defesa desse animal que é tão execrado pela sociedade. A carne de porco é mais saudável que a de boi, mas o porco é sempre o “sujo” da historia. Então peguei o ditado “Bacon é vida” e comecei a lançar junto com o porco. As pessoas acham que o ditado é para o lado da comida, mas na verdade a mensagem é: Bacon=Porco também é vida, também tem seu valor. Muito doido isso, onde eu tava com a cabeça? *rs*”

Grafites “Bacon é vida!”. Fotografia: Birão Lettering.

SONHOS, FUTURO, PLANOS E HISTÓRIAS

“Cada tattoo tem sua história, mas posso destacar o “508” do Bernardo. É uma historia de superação e fé. “508” é o número do apartamento dele no Rio. Resumindo, vindo de outro estado pra cá tudo deu certo depois que ele mudou-se para o apartamento 508.
Tatuar “JP” no meu irmão (iniciais do nome do meu sobrinho) também foi muito significante pra mim. Ele e sua esposa desejaram e lutaram muito para ter esse filho. Poder eternizar o “JP” na pele dele através da minha arte foi muito gratificante.
Todas tem seu valor!” finaliza, Birão.

Fotografia: Instagram (biraolettering).

Ahh, mas se você ficou muuuito interessado na história do artista, ele também liberou algumas dicas: “Buscar entender e estudar muito a técnica, tanto da caligrafia quanto do Lettering. Dá trabalho e é cansativo, mas se você gosta tudo fica mais fácil. Fazer sempre a sua verdade e consequentemente buscar sua personalidade como artista.”

E ele dá o papo:”Arte é a visão particular do artista.”

Se você quer conhecer mais do trabalho do Birão, se liga nas redes:
Instagram
Facebook
Orçamento e contato pelo email: [email protected]


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!
Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.