Whang Od, Uma Remanescente da Cultura Kalinga.

A última e mais antiga tatuadora kalinga tradicional.

-

Frequentemente mencionada como a última e mais antiga tatuadora kalinga tradicional (mambabatok), Whang Od Oggay, também conhecida como Maria Oggay, é sem sombra de dúvidas a tatuadora mais antiga em atividade do planeta. Como não existiam registros ou certidões de nascimento na época em seu povoado, acredita-se que ela tenha atualmente um pouco mais de 100 anos de idade.

Ela é uma das últimas remanescentes de sua tribo que ainda preserva a maneira tradicional de fazer tatuagens, usando espinho de limeira preso à uma haste de bambu como agulha, e fuligem misturadas com batata doce diluídos em água para pigmentar a pele.

Como de costume no povoado de Buscalan, província de Kalinga ao norte das Ilhas Filipinas, as mulheres começavam a se tatuar bem cedo única e exclusivamente para finalidades estéticas, quanto mais tatuadas mais bonitas. Já entre os homens, a tatuagem significava honra e somente os guerreiros podiam se tatuar como prova de bravura, normalmente guerreiros que protegiam suas vilas matando inimigos.
Haviam desenhos destinados somente aos guerreiros, e a escolha do local cabia ao tatuador decidir.
Também havia uma pequena distinção linguística para diferenciar as tatuagens masculinas das femininas. Para os homens o termo usado era “batok” já para as mulheres, o termo “fatok” definia as tatuagens à elas destinadas.

Whang Od conta que foi tatuada pela primeira vez aos 12 anos de idade e segundo a tradição local, o legado só poderia ser passado somente para descendentes do sexo masculino que possuíssem um parentesco direto com o tatuador. Como seu pai não possuía nenhum herdeiro homem e percebendo sua predisposição para o ofício, resolveu abrir uma exceção para ela. Inicialmente se fazia tatuagens em troca de um leitão ou um feixe de arroz como pagamento, mas com a modernização veio também a questão monetária para o vilarejo.

Pequenos rituais cerimonialistas envolvendo cantos, adivinhações e leitura dos significados dos desenhos também faziam parte do ofício do tatuador que era tratado como uma espécie de xamã. Atualmente ela restringe a parte ritualista somente para as pessoas de sua aldeia e aos turistas apenas pequenas tatuagem como souvenir.

Durante a ocupação do exército japonês, tanto soldados japoneses quanto filipinos, saqueavam as vilas com frequência, e como reação aos ataques, um grupo de resistência foi criado. No conflito, Whang Od acabou perdendo seu namorado e depois disso, ela teve um ou outro relacionamento, mas nunca se casou com ninguém.
Além da tatuagem, Whang Od é uma anciã respeitada da aldeia e também se dedica à pequenas atividades agrícolas.

Devido à sua idade avançada e temendo o desaparecimento do ofício depois que ela se for, Whang Od tem ensinado as duas netas de sua irmã para dar continuidade ao seu legado.

Nos últimos anos, Whang Od tem recebido notoriedade através de entrevistas e documentários, e por causa dessa exposição midiática, ela recebeu alguns títulos e reconhecimento da parte do governo por representar uma cultura quase extinta. Infelizmente por questões burocráticas e documentais, algumas ainda estão em processo de aprovação.

Referências:

. The last Kalinga tattoo artist, Whang Od | DW Documentary

. Whang Od: The Kalinga Tattoo maker

Leo Neguin
Leo Neguin
Tatuador desde o começo dos anos 2000, tem preferência pelos estilos clássicos. Também dedica parte do seu tempo em pesquisas sobre a história da tatuagem de maneira entusiasta, traçando uma linha cronológica usando algumas áreas do saber como a arqueologia, a antropologia e a história de maneira interdisciplinar.

Mais desse autor

Mais Recentes

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

A Arte de Renascer: A Jornada Inspiradora de Gabriela Droguett

Burnout na tatuagem: O Renascimento Artístico de Uma Tatuadora

Tendências da tatuagem que estão com tudo em 2024

2024 já começou vários destaques e tendências incríveis que estão bombando no mundo da tatuagem...

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.