Mitos e verdades sobre os cuidados no pós tatuagem

Leia aqui sobre os cuidados no pós tatuagem e não erre mais.

-

Por Leo Neguin

Muitas recomendações são passadas para o pós ao final de uma tatuagem, e salvos algumas exceções, no geral, as recomendações são as mesmas em todos os casos.

Photo by cottonbro from Pexels

Mas a questão é, o que de fato procede e o que não passam de jargões replicados sem uma apuração dos fatos ou um devido conhecimento de causa?

Vamos iniciar analisando as recomendações mais comuns que são repassadas para os clientes após finalizar uma tatuagem.

Via de regra, as recomendações básicas mais comuns são no pós tatuagem:

  1. Higienizar as mãos antes de mexer na tatuagem;
  2. Higienizar a região tatuada com sabonete ante bactericida;
  3. Plástico filme nos três primeiros dias;
  4. Pomada cicatrizante três vezes por dia durante sete dias;
  5. Evitar exposição prolongada ao sol por cerca de 15 dias;
  6. Evitar exercícios físicos no grupo muscular da região tatuada por 15 dias;
  7. Não coçar ou retirar a casca;
  8. Evitar comidas remosas por 15 dias;
  9. Pomada hidratante a partir do sétimo dia;
  10. Protetor solar sempre que expor ao sol depois de cicatrizada.

Para ajudar a entender a relevância de cada recomendação, é importante entendermos que o processo inflamatório é a reação do organismo a uma infecção ou lesão dos tecidos, que pode levar entre 20 e 30 dias no processo.

Cada metabolismo tem o seu ritmo e cada um reagirá no seu tempo.

  • Higienizar as mãos antes de mexer na tatuagem;
  • Higienizar a região tatuada com sabonete ante bactericida;
  • Analisando as recomendações, os dois primeiros itens da nossa lista ligados à higiene são um pouco mais óbvios, afinal, uma higiene adequada pode evitar que alguma infecção local aconteça, porém é importante ressaltar que o sabonete líquido é mais indicado do que a versão em barras por não ficar tão exposto;

  • Plástico filme nos três primeiros dias;
  • O terceiro item pode favorecer a cicatrização desde que feito de maneira correta. Usar o mesmo plástico por mais de duas horas, pode acabar deixando o local propício à criação de fungos podendo causar alguma infecção, principalmente em dias mais quentes.

    Por isso é importante alternar o uso do plástico, deixando a pele livre por cerca de uma hora antes de colocar outro plástico novamente.

    Uma observação válida é que as duas primeiras noites podem ser mais incomodas e é bem provável que a pessoa tenha que se levantar algumas vezes para higienizar a região tatuada e trocar o plástico;

  • Pomada cicatrizante três vezes por dia durante sete dias;
  • O quarto item recomenda o uso de um medicamento para auxiliar na recuperação da pele.

    Como o nosso organismo possui todo um sistema que atua na recuperação da nossa pele, é recomendado que se use em pouca quantidade e de preferência um ou dois dias após a sessão. Nos primeiros dias o nosso organismo estará expulsando impurezas em forma de plasma e isso pode anular o efeito da pomada;

  • Evitar exposição prolongada ao sol por cerca de 15 dias;
  • A quinta recomendação também é um pouco óbvia.

    A exposição prolongada ao sol além de trazer um incomodo imediato, também pode deixar a pele ressecada na região, trazendo complicações na regeneração da pele;

  • Evitar exercícios físicos no grupo muscular da região tatuada por 15 dias;
  • Sobre os exercícios musculares na região, temos que lembrar que ao se exercitar, a musculatura se contrai e relaxa durante a atividade física muitas vezes, podendo comprometer a recuperação da tatuagem, sem mencionar as atividades envolvendo contato físico que podem prejudicar ainda mais;

  • Não coçar ou retirar a casca;
  • Não coçar ou retirar a casca implica em retirar o tecido antes do tempo, com risco de remover uma parte do pigmento juntamente com a casca;

  • Evitar comidas remosas por 15 dias;
  • No oitavo item, vamos dar uma respirada e analisar essa recomendação com calma porque praticamente todos os tatuadores e afins, replicam essa recomendação de maneira automática, mas o que de fato são comidas remosas e até onde essa recomendação procede?

    Alimentos remosos são aqueles que possuem ação inflamatória, ricos em gordura, óleos refinados, açúcares e sal como refrigerantes, sucos prontos, frituras, carne de porco, carnes processadas, doces, macarrão instantâneo, comida congelada e bebidas alcoólicas.  

    Alimentos que se enquadram nessas descrições, apresentam maiores chances de causar inflamações e interferir no processo de cicatrização, por isso se recomenda que alimentos remosos sejam evitados durante o período de cicatrização de uma tatuagem;

  • Pomada hidratante a partir do sétimo dia;
  • O nono item é recomendado para a fase final da recuperação, e mesmo correndo o risco de ser redundante na afirmação, a hidratação ajudará a regenerar a pele, realçando os detalhes da tatuagem ao final da cicatrização;

  • Protetor solar sempre que expor ao sol após cicatrizada.
  • Por último, porém, não menos importante, o protetor solar será um aliado vitalício da pele tatuada contra os raios ultravioletas emitidos pelo sol sempre que passar por uma exposição mais prolongada, ajudando a manter as cores e detalhes da tatuagem por mais tempo.

    Com isso, espero ter contribuído de alguma forma para o esclarecimento desse tema e para o maior aprofundamento da questão, recomendo que se consulte um(a) dermatologista e/ou um(a) nutricionista para confirmar as informações contidas nesse artigo.

    Leonardo Nascimento
    Tatuador Desde 2000
    Vila Velha – ES
    leoneguin.bigcartel.com


    Leo Neguin
    Leo Neguin
    Tatuador desde o começo dos anos 2000, tem preferência pelos estilos clássicos. Também dedica parte do seu tempo em pesquisas sobre a história da tatuagem de maneira entusiasta, traçando uma linha cronológica usando algumas áreas do saber como a arqueologia, a antropologia e a história de maneira interdisciplinar.

    Mais desse autor

    Mais Recentes

    Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

    A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

    Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

    Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

    Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

    Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

    Publicidade

    Mais Populares

    Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

    Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

    O significado da tatuagem de borboleta

    Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

    84 inspirações de tatuagens femininas

    As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.