Quando pensamos em piercing, as jóias mais trabalhadas, com muitas pedras e riqueza de detalhes são o sonho da maioria das pessoas. Mas se tratando de um furo recente, precisamos pensar no que é melhor para a sua cicatrização!
Jóias grandes costumam ser pesadas e podem angular a perfuração, além de poder “juntar” sujeira nos detalhes da jóia. Além das jóias que possuem um “topo” pequeno demais que podem entrar na perfuração recém feita.
Outro fator importantíssimo para a cicatrização da sua perfuração é a escolha do formato de jóia: Colocar jóia em formato de argolas quando for perfurar a orelha, lábios ou mamilos pode causar sérios problemas com atrito, como inchaço, angulação da perfuração, entre outros. E isso tudo ainda pode te causar pode causar dor, desconforto espontâneo e até mesmo a rejeição da jóia pelo corpo, resultando na perda da sua perfuração.
Utilizar jóias muito finas pode parecer a solução para ter uma perfuração bem delicada, não é? Mas uma haste de jóia muito fina aumenta as chances do seu furo rasgar.
Não é a toa que, nós, body piercers, não furamos língua, nem a área do umbigo com jóias menores que 1,6mm.
Ainda tem dúvidas sobre a escolha da jóia para o seu piercing? Então comece a observar as perfurações de quem tem uma argolinha beeeem fininha na aba do nariz: ela normalmente rasga um pouco!
Mas existem argolas um pouco mais grossas e ainda assim de extrema delicadeza e beleza, além de serem muito mais seguras para você!
Peça esse tipo de jóia ao seu body piercer. <3
Jóias que tem exatamente o tamanho da perfuração parecem esteticamente perfeitas, correto? Correto!
Mas precisamos levar em consideração que o local pode inchar nas primeiras semanas e a joia precisa comportar esse aumento de tamanho sem bloquear o fluxo sanguíneo, que é essencial para a cicatrização. Então, seguindo essa lógica, a jóia utilizada na perfuração do seu piercing deve ser sempre, no mínimo, 4mm maior que o tamanho do local a ser perfurado!
Lembre-se disso!
“Mas… e aquelas joias lindas que eu vejo na internet?“
Claro que você se fez essa pergunta e eu vou te explicar: aquelas jóias liiindas nós vamos usar depois da perfuração cicatrizada externa e internamente. Combinado?
Essa será o que chamamos de ‘segunda atualização de jóia’.
A primeira atualização de jóia é para diminuir aquela haste quando a cicatrização externa finalizar.
Mas isso é assunto para outro texto!
Sou @acaciapiercer, bióloga, piercer residente na @graunatatuaria: Atendimento asséptico e acolhedor a todas, todes e todos!
Sigam @acaciapiercer para mais conteúdos.
Imagem de Capa: Photo by Frank Busch on Unsplash
CONTINUE NO BLOG…
Piercing na gravidez: fazer ou não fazer?
Piercings: O que sua saúde mental tem a ver com eles?