A anatomia da tatuagem de Gabi Bessa

Conheça o trabalho desta artista apaixonada pelo corpo humano.

-

Estamos muito felizes de, nas últimas semanas, falarmos sobre tatuadoras maravilhosas e seus trabalhos. E vem muito mais por aí: mulheres, artistas, que dividiram com a gente um pouco de sua história. Para nós, o mais gratificante é entender o caminho e a jornada de cada uma até aqui. Cada desenho, cada traço carrega a história de suas donas.

Gabi Bessa é uma artista paulistana e tatua há 4 anos. Mas percorreu um longo caminho até se decidir pela tatuagem: “o fato de ter largado a faculdade de medicina no 4º ano e ter virado tatuadora geralmente surpreende as pessoas. Sempre quis ser médica.”

Um pouquinho do espaço da Gabi.

Gabi nos contou que já era artista plástica quando ganhou, inesperadamente, uma máquina de tatuar de seu marido: “foi uma forma de me reconquistar — estávamos separados na época. Achei interessante a ideia, sempre gostei de tattoo e minha família toda também, então comecei a tatuar a sola do pé de algumas amigas para testar a máquina e postar no meu Instagram de arte, oferecendo tatuar de graça. Assim começou a aparecer um monte de gente, até que a tatuagem tomou conta da minha vida.” E tomou mesmo! Sorte a nossa!

Ilustrações e pinturas que já povoavam a obra de Gabi Bessa antes das tattoos.

Fã de Picasso e do também tatuador Jun Matsui, Gabi Bessa afirma que fazer arte nas pessoas a remete a um espírito ancestral e tribal de querer marcar o corpo para se diferenciar e expor sua crença ou posição social para o resto do mundo.

“Eu expresso minha arte no corpo de mulheres sempre visando embelezar e harmonizar a silhueta do corpo delas. Defino meu estilo de tatuagem como Tatuagem Artística Ornamental. E trabalho exclusivamente com Blackwork (linhas e chapado preto).”

Em nossa conversa com a artista, conseguimos entender em que ponto a medicina se encontra com a arte: Gabi deixa clara sua paixão em traduzir artisticamente o corpo humano. “Gosto de fazer desenho abstrato ornamental, gosto de criar direto no corpo das mulheres trabalhando com a própria anatomia delas.”

Tatuando apenas mulheres, preconceito e… os homens.

“Minha arte e forma de trabalhar foi naturalmente me direcionando para o universo feminino, devido às próprias características do desenho. Antes de ser tatuadora, já era artista plástica e pintava mulheres-caveiras nuas, trazendo referências dos meus estudos de anatomia, e os mesmos já mostravam sinais do estilo de tattoo que eu faço hoje. Sempre amei a beleza e leveza do feminino, cresci vendo minha mãe fazer esculturas e quadros de dorsos femininos, acredito que isso também tenha me influenciado bastante.”

Perguntamos à Gabi se ela sentiu algum tipo de resistência por ser tatuadora: “nunca senti nenhum tipo de preconceito que tenha me marcado, tudo sempre fluiu muito bem. Creio que dependendo da forma como você se coloca num determinado meio e quando faz algo que ama e acredita, as pessoas te respeitam por isso.”

A artista também nos contou que seu público, na maioria feminino, entende, gosta e apoia sua decisão. “Eu sempre faço uma analogia com estilistas: tem estilista que gosta de fazer roupas para mulheres e aqueles que gostam de fazer apenas para homens. É uma questão de gosto e afinidade, eu gosto de fazer tatuagens para vestir o corpo das mulheres. Simples assim.”

Gabi em ação.

Marcando e Sendo Marcada

Nós aqui entendemos que o artista, tatuador, sempre deixa um pouco de sua história, sua vivência, no tatuado. Assim como o tatuado deixa marcas no artista. Por vezes um desenho, o significado de outro, uma história. Gabi Bessa nos contou que o trabalho que mais marcou sua vida foi a primeira tatuagem de uma japonesa.

“Gostei muito de tatuar uma mulher que foi mãe adolescente, de uma família japonesa relativamente rígida e que ultrapassou várias barreiras de uma maneira muito delicada e ao mesmo tempo forte. Ela tatuou comigo uma homenagem para seu filho, primeira tattoo e foi uma sessão especial. Gostei muito de conhecê-la e ter a oportunidade de marcar um pouquinho dessa história no corpo dela, além de ter a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a cultura japonesa, que sempre me encantou.”

E a gente fica aqui pensando em todas as trocas que fazemos pelo mundo, e o tanto de coisas que aprendemos. Obrigada, Gabi, por ter dividido um pouquinho da sua experiência conosco.

E para saber um pouquinho mais sobre BLACKWORK, se liga:

Fineline, Aquarela e Blackwork: a linha tênue entre tatuagem e obra de arte
Técnicas e conceitos de traços e preenchimentos.


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Avatar
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Tatuagem de medusa: Significado e inspirações

Encontre aqui as melhores inspirações de tatuagem de medusa e o significado dessa figura mitológica que está super em alta.

A influência do Piercing e da Tatuagem na sua Saúde Mental

O real motivo de se fazer uma modificação corporal.

Conheça Landfeet, tênis de qualidade para quem ama esporte e tatuagem

Ter uma tatuagem incrível deixa a gente cheio de orgulho, e ter acessórios de qualidade e estilosos deixam a gente confortavel para...

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Você sabe dizer qual é o significado da tatuagem de lobo? Esse é um animal muito comum em tatuagens. Apesar disso, nem todo mundo conhece o…

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.