A cicatrização do seu piercing: etapas importantes

O que você sabe sobre os processos de cicatrização do seu piercing? Saiba que existem algumas etapas por quais sua perfuração passa até a cicatrização.

-

Imagina a cena… você acabou de fazer sua perfuração, ou melhor, o seu piercing. Escolheu à dedo a melhor jóia possível. Está seguindo à risca todos os cuidados que o profissional body piercer te indicou para uma cicatrização perfeita. Mas… você sabe o caminho desse momento importante até a cicatrização do seu piercing?
Não? Então vamos te explicar tudinho nesse texto.
Nós contamos com a super ajuda do Byll Piercer, perfurador corporal de Orlândia, interior de São Paulo, para montar essas etapas.

ETAPA 1:

“Após realizar uma perfuração, o primeiro processo que irá ocorrer é o inflamatório, ele dura de 48 até 72 horas. Nesse momento é comum sentir dor, calor, vermelhidão no local, inchaço. A etapa inflamatória começa no exato momento da lesão, o processo inflamatório combate os agentes agressores e deflagra uma série de acontecimentos que reconstituem o tecido lesionado e possibilitam o retorno da função fisiológica.”

ETAPA 2:

“A segunda etapa é a que chamamos “proliferativa” ela dura entre 12 à 14 dias e é caracterizada pela reconstituição de vasos sanguíneos e linfáticos, pela produção de colágeno e pela intensa migração celular. Nessa fase, é comum sair uma secreção do local perfurado, que deverá ser limpo sempre de acordo com as orientações do profissional piercer, nada de deixar acúmulo de secreção! A cicatriz nesse período possui aspecto avermelhado.
E é nessa segunda etapa que muitos clientes simplesmente “diminuem o cuidado que estavam tendo, ou pior, até param os cuidados por não estarem mais sentindo dores e acreditarem que o piercing já está cicatrizado. O recado aqui é o seguinte: está tudo se encaminhando para uma correta cicatrização, os cuidados devem continuar pois o processo não está nem na metade!”

ETAPA 3:

“A terceira e última etapa é a de remodelação, essa tem duração indeterminada, varia de acordo com alguns fatores: desde o tipo de jóia que o profissional usou, angulação que foi perfurado, aliado a cuidados do cliente na limpeza do seu adorno, alimentação etc. Ela é caracterizada pela reorganização do colágeno, que adquire maior força tênsil e empalidece. A cicatriz assume a coloração semelhante à da pele.
Essa etapa dura MESES, ou seja, à partir do momento que você decide fazer um novo adorno, tenha em mente que é um processo que exige cuidado e, principalmente, paciência. E sempre que realizar o procedimento com um profissional da área, este irá dar total suporte a você no período de cicatrização.”

UAU! Você sabia de todas essas etapas para a cicatrização do seu piercing?
Então, tenha em mente todas essas dicas antes de fazer a sua perfuração. O cuidado é muito importante, mas a paciência é fundamental para que tudo ocorra da forma correta e sem nenhum tipo de sequela.


CONTINUE NO NOSSO BLOG…

Piercings: O que sua saúde mental tem a ver com eles?
Como cuidar do piercing do verão
26 Piercings na orelha para você se inspirar!



Avatar
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Por que fazemos modificações corporais?

As modificações corporais são rituais e podemos perceber essas modificações em diferentes culturas, em diferentes rituais por todo o mundo!

Tatuagem: Um estudo sobre máquinas de tatuar

Instrumento importante pra realizar a sua tão sonhada tatuagem, as máquinas de tatuar exigem que o tatuador estude e se adapte à sua realidade.

Piercing: A importância da escolha da jóia

Tão importante quanto escolhermos o material correto do seu piercing, é importante escolhermos o formato ideal para a sua perfuração e sua anatomia.

Publicidade

Mais Populares

Tatuagem e doação de sangue, tudo que você precisa saber.

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Saiba tudo sobre a doação de sangue.

Como cuidar da cicatrização da tatuagem

Confira nossas dicas para garantir sua tatuagem perfeita.

30 tatuagens em homenagem as mães e filhos.

Aquela lista que você não pediu, mas fizemos para falar de amor incondicional: tatuagens em homenagem as mães e filhos!