Tatuador Iniciante: os problemas em cada região

É tatuador iniciante? Então essa matéria é para você que está começando a se aventurar nessa profissão! Ah, e tem dicas importantes de profissionais.

-

Ser tatuador iniciante não é fácil, né? Por muitas vezes vimos iniciantes desistindo da profissão porque acharam que seria diferente o mundo da tatuagem. Mas, assim como toda profissão, há altos e baixos.

“A primeira vez que eu peguei na máquina MESMO foi no meio de uma das tatuagens do meu marido e confesso que foi desesperador. Queria chorar de empolgação pelo tracinho de 2 centímetros e olhe lá.” conta @sardastattoo

Como se todos os problemas que um tatuador tem não fossem o suficiente- tais como insegurança no trabalho, falta de grana, arte que cliente pede pra fazer 400 alterações ou até mesmo alguns desmarques- que no início faz muita diferença -, ainda há um problema regional para enfrentar.
Cada região tem um problema diferente e falaremos sobre alguns deles aqui.
Duas tatuadoras do interior e uma da Capital do estado de São Paulo se propuseram a falar a respeito de suas dificuldades e, também, coisas que prefeririam que estivessem acontecendo na região na qual se encontram.

Tatuar no interior pode ser bom pelo fato de que, se você mora em cidade pequena, sabe quem são os tatuadores dali. Com isso, a busca dos clientes para/com eles é muito maior mesmo sem ter milhares de seguidores no Instagram – mesmo sabendo que isso não afeta a qualidade de seu trabalho.
Porém, também há o fato de todos saberem quem você é. Você estar evidência faz com que ocorra uma competitividade entre profissionais da mesma profissão. Muitos se recusam a ajudar, a ensinar e é um grande motivo para iniciantes deixarem de lado o grande sonho por estarem desmotivados.

“Eu sinto que os tatuadores em geral não conseguem ser amigos por enxergarem sempre como concorrência e os clientes potencializam fazendo comparações. E aí, já viu!” Afirma @aline.tattoo.

Já na capital, por ter uma rotatividade de pessoas, você acaba não sendo lembrado se não for visto. Logo, investir num marketing digital em sua região pode te auxiliar para encontrar clientes.
Porém, a diversidade da cidade de São Paulo é um diferencial para quem gosta de fazer trabalhos fora do comercial, tais como Oldschool, Neotrad, Aquarela… Já nas regiões do interior é mais comum haver procura das tatuagens comerciais.

“A busca de clientes ainda é o maior desafio!” Conta @biaa.tattoo.

DICAS!

Ser tatuador iniciante não é fácil mesmo. Então, as tatuadoras que batemos um papo deixaram uma mensagem para cada um de vocês, nosso leitor e tatuador iniciante: 
Pois, por mais que tenhamos altos e baixos, devemos sempre estudar e buscar nosso crescimento profissional. Ninguém solta a mão de ninguém!

“Acredite na p** do seu potencial e valorize as pessoas apoiadoras que estão do seu lado. É difícil, é frustrante, mas só pelo fato de você gostar e se importar é gratificante. Insegurança e medo são normais, guarda eles e vai!” Afirma @sardastattoo, tatuadora do interior.

“Cuidado com muitas promoções, pois os clientes ficam esperando por isso. Seja o mais profissional possível! Passe segurança, não fale mal de outros tatuadores. Entenda que a tattoo comercial vai rolar mais do que o normal, pois as pessoas aqui têm certo medo de coisas diferentes e encontre algo que te acalme todos os dias!” Aconselha @aline.tattoo, tatuadora do interior.

“Não desistam. Afinal, nenhum caminho é fácil e sempre encontraremos dificuldades. Mesmo que apareçam pessoas dispostas a te derrubar, outras estarão ao seu lado para te ajudar a se levantar! Assim como eu tive o privilegio de encontrar pessoas maravilhosas que me ajudam até hoje, eu também sempre estarei disposta a ajudar o próximo!” Fianliza @biaa.tattoo, tatuadora da capital paulsita.


CONTINUE NO BLOG…

Artistas que você precisa conhecer na Quarentena!
Cuidado pós tattoo: um guia completo!

Avatar
Capittoo
Formada em Letras, tatuadora e bodypiercer do Organika Tattoo (Jardins e Morumb, SP), ilustradora e fazedora de story do Instagram.

Mais desse autor

Mais Recentes

Padre Fábio de Melo faz tatuagem e é a primeira vez que temos notícia de um padre tatuado!

Será que chegou realmente o dia que a tatuagem não será mais banalizada e será vista como obra de arte e uma...

Dermógrafo Cheyenne

A verdade sobre os dermógrafos vendidos no Brasil com a marca da Cheyenne.

Cobertura de tattoo: me arrependi e agora?

Se arrependeu daquela tatuagem? O artista Daniel Menossi tem soluções fantásticas para a cobertura de sua tattoo!

Publicidade

Mais Populares

Tatuagem e doação de sangue, tudo que você precisa saber.

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Saiba tudo sobre a doação de sangue.

Como cuidar da cicatrização da tatuagem

Confira nossas dicas para garantir sua tatuagem perfeita.

30 tatuagens em homenagem as mães e filhos.

Aquela lista que você não pediu, mas fizemos para falar de amor incondicional: tatuagens em homenagem as mães e filhos!