Microdermal e Piercing: como fazer o seu

Microdermal e Piercing: Tudo o que você precisa saber sobre essas lindas perfurações e acessórios.

-

Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.

O Tattoo2me já é uma família! Isso mesmo, o Tattoo2me tem lá suas crias… Alguém já esbarrou com eles por aí? Se quer tatuagem, nós temos. Quer desenho? Te apresentamos o Drawing2me. E piercing? Nossa cria mais nova é o Piercing2me!
Ele ainda está dando seus primeiros passos, é verdade. Mas fomos arrebatados por dúvidas e comentários sobre piercings e o queridinho da vez: o piercing microdermal.

Já que aqui tudo é construído coletivamente, fomos conversar com o nosso parceiro Rafa Piercer, body piercer do Estúdio Neto Tattoo de Porto Alegre, para sabermos mais sobre cuidados, técnicas e aplicações.

Super dica!

Você pode comprar pela internet as jóias mais lindas para o seu piercing. São dezenas de opções de jóias em titânio super seguras e que não inflamam sua perfuração. Veja todas as opções de jóias a venda.

A história do piercing é como a da tattoo: eram usados por raças ancestrais de todo o planeta para expressar alguma vivência pessoal, registrar ritos sagrados ou status na sociedade em que viviam. Isso mais ou menos 5 mil anos atrás. Próximo dos nossos dias, o piercing chegou com tudo na década de 70, onde era usado como adereço por artistas no meio alternativo da moda londrina. E vinte anos depois, na década de 90, os piercings sofreram um boom e acabaram se tornando moda entre os mais jovens.

Podemos ser um pouco mais específicos e pegarmos como exemplo os últimos 15 anos: piercing no umbigo, musas de programas dominicais. Piercing na língua e a falta de coragem de muitos. Piercing no nariz, na sobrancelha… Foram anos agitados, hehehe.

E parece que o piercing sofreu uma evolução meio que natural: microdermal. Rafa Piercer nos explicou que “microdermal anchor ou microdermal âncora é um implante subcutâneo no qual é feita somente uma perfuração de entrada. Os piercings tradicionais são com perfurações de entrada e saída. O microdermal, normalmente, é realizado com um instrumento chamado punch, que também é usado para serem feitas biópsias.”

Por conta de só ter uma perfuração de entrada, o microdermal cicatriza mais rápido que os piercings tradicionais. Estamos certos, Rafa? “Sim. Um tradicional leva em torno de 6 meses para cicatrizar completamente, enquanto o microdermal cicatriza em aproximadamente 3 meses.”

Técnicas e Contraindicações

As dúvidas ainda são muitas, e Rafa nos explica a técnica que ele próprio usa em suas perfurações: “Bom, a técnica que eu uso, e a que eu sou mais a favor também que usem, é a com o Punch. Fazemos uma pequena remoção na pele para a aplicação do microdermal âncora. Existem outras formas de aplicar o microdermal: com uma agulha (cateter ou agulha americana) e também com o uso de bisturis. Mas são técnicas que eu acho agressivas demais para uma aplicação. Já para a perfuração de piercings tradicionais, eu uso agulha americana e cateter, com a técnica em freehand dependendo da perfuração. Eu trabalho com material 100% estéril. Uso luva cirúrgica estéril — e não aquela da caixinha — e gaze, também estéril. Além da barreira esterilizada, máscara, avental e clorexidina para assepsia.”

O body piercer nos explicou que qualquer parte do corpo pode ser adornada com um piercing, seja o piercing tradicional ou o microdermal, mas nem todo mundo pode se arriscar a fazer uma perfuração: maiores de 18 anos, sempre!

“Outra situação é quando o cliente quer fazer um piercing em uma cicatriz ou em manchas desconhecidas. Nestes casos, costumo pedir para o cliente procurar um dermatologista para se informar melhor. Clientes com diabetes também merecem atenção. No mais, cuidando direitinho conforme o profissional recomendou, não existe problema.” Está liberado, galera!

Vem conhecer os melhores profissionais de piercing do Brasil:

Piercing: vem conhecer os melhores profissionais do Brasil
Produzimos essa lista, que é uma verdadeira jóia, com 34 profissionais do piercing para você conhecer e muitas…

Curiosidades e Cuidados

Sempre rola aquela curiosidade sobre dor, sobre piercings na região dos mamilos ou das genitálias. Pois então, o especialista nos ajudou sobre algumas questões.

“Essa questão é legal. Os procedimentos íntimos devem ser feitos sempre com algum acompanhante do cliente. Importante ressaltar que os procedimentos devem ser feitos por profissionais experientes para evitar transtornos futuros. E procurar por profissionais que utilizem materiais esterilizados.”

E a dor, Rafa? Existe local que doi mais que outros? Ele responde: “qualquer perfuração vai doer. Nada que seja insuportável. Sou contra o uso de qualquer tipo de anestesia para perfurações de piercing. Não sou anestesista!”

O body piercer também nos deu a dica do que fazer no caso do piercing sofrer alguma reação. “Sempre recomendo procurar o profissional que fez a perfuração. Eu recomendo compressa de salmoura uma vez ao dia, por dez minutos. Manter a higiene com soro fisiológico e sabão neutro líquido, e quanto menos mexer no piercing, melhor!”

É sempre importante que se procure profissionais habilitados e que sigam as normas da Anvisa. Não podemos esquecer que qualquer modificação corporal é saúde também!

Rafa Piercer pronto para a ação.

Rafa Piercer tem 29 anos e trabalha há 5 como body piercer. Atualmente, ele faz parte do Estúdio Neto Tattoo e Body Piercing. Para conhecer um pouco mais do trabalho do artista, visite seu Instagram e seu Facebook.


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.

Avatar
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Um trabalho pra se ver e “O Resto do Mundo Esquecer”

Na última semana de fevereiro Rodrigo Edo lançou seu novo clipe e, acreditem, se fosse possível ouvir até “riscar o disco favorito”.

Elder Lopes lança versão acústica de “Cabo de Guerra”

Com o lançamento o artista mostra que influências de artistas ultrapassa o mainstream!

Tem música nova aí? Música nova da Banda Rádio Moscou

E hoje eu tenho o imenso prazer de estrear a minha participação nesta coluna com uma banda que eu curto muito e que vem lá do nordeste do país, mais precisamente de Mossoró-RN : a Rádio Moscou.

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.