Ötzi: a múmia tatuada mais antiga já encontrada!

Ötzi, a múmia tatuada: À partir de sua descoberta, cientistas e pesquisadores traçaram novas ideias sobre a própria tatuagem.

-

Muitas múmias tatuadas, como Ötzi, foram encontradas e estudadas por pesquisadores ao longo dos tempos, provando que a prática da tatuagem está presente na cultura e costumes da civilização humana desde os tempos mais remotos.

Reconstituição da múmia de Ötzi feita por Thilo Parg exatamente como ela foi achada nas geleiras dos Alpes Austríacos, exposto no Museu de Arqueologia de Bolzano na Itália.

Algumas múmias se destacam pela nitidez e pelos desenhos elaborados que, ainda hoje, estão presentes na cultura da tatuagem contemporânea. Entre elas, podemos destacar a múmia de Amunet encontrada em Deir el-Bahari, no Egito, em 1891; as múmias pré-dinásticas de Gebelein também descobertas no Egito, em 1896; a princesa Ukok encontrada na Sibéria entre a borda da Rússia com a China, em 1993; a Senhora de Cao descoberta em Trujillo, no Peru, em 2006 ou a múmia de Luxor descoberta mais recentemente na cidade de Luxor, também no Egito, em 2014.

Mas nesse artigo, eu gostaria de aprofundar um pouco mais na descoberta de uma múmia em especifico encontrada na fronteira da Áustria com a Itália, em 1991, a múmia de Ötzi.

A múmia Ötzi foi achada acidentalmente por um casal de alpinistas alemães nos Alpes do Tirol. Inicialmente o trataram como um cadáver de um alpinista moderno morto de maneira acidental ou de um soldado morto na primeira guerra mundial. Depois de algumas pesquisas mais detalhadas, cientistas forenses chegaram à conclusão de que Ötzi foi morto há mais de 5.300 anos entre 30 e 45 anos de idade, e que carrega alguns recordes consigo.

Ötzi viveu aproximadamente no ano de 3.250 aC, em plena Era do Bronze.
Nesse período, civilizações como a China, a Índia, Mesopotâmia e Egito estavam se estabelecendo e Cidades Estados estavam sendo formadas às margens dos rios, deixando de serem nômades e se dedicando à agricultura.

Como mencionei anteriormente, a múmia de Ötzi carrega consigo alguns recordes como a de múmia mais antiga já encontrada. É, também, a mais preservada, a mais tatuada, o homicídio mais antigo registrado e antecipa, em pelo menos, 2.000 anos os princípios aplicados atualmente na acupuntura.

Para explicar melhor os itens destacados acima, vale a pena ressaltar que cientistas forenses analisaram os restos mortais de Ötzi com as mesmas técnicas usadas para analisar cadáveres atuais, usando diferentes áreas da ciência para chegarem a uma conclusão mais precisa.

Na ocasião, ficou definido através da análise do carbono 14, que Ötzi é realmente a múmia mais antiga já encontrada. Título que anteriormente pertencia ao Homem del Morro, descoberto no deserto do Atacama na parte do Peru, em 1983.

Os estudos também comprovaram que o sangramento que causou sua morte, também ajudaram a preservar seus restos mortais, uma vez que os agentes da decomposição natural do corpo não agiram como deveriam pela ausência do sangue somado ao frio intenso da região dos alpes.

Em seu corpo foi observado cerca de 61 tatuagens em forma de linhas paralelas com uma tonalidade azulada.

Detalhes das marcas em pontos estratégicos, próximos à coluna de Ötzi na reconstituição feita por Thilo Parg.

Os ferimentos analisados, mostraram que Ötzi teve um confronto mortal com dois ou mais oponentes antes de ser atingido com uma flecha pelas costas, possivelmente em um momento de fuga. O confronto pode ter ocorrido por uma questão territorial ou simplesmente por uma disputa de caça.

As marcas azuis que Ötzi trazia espalhadas pelo corpo, estavam posicionadas em pontos tradicionais da acupuntura chinesa. Foi observado, também, que nesses mesmos locais Ötzi apresentava lesões, concluindo que as marcas foram feitas com intuitos medicinais. Estudos foram feitos com os processos atuais da tatuagem acompanhados por cientistas forenses, e melhoras consideráveis foram observadas no paciente, no entanto, os estudos ainda carecem de mais pesquisas conclusivas.

Mais um detalhe das marcas próximo ao pulso na reconstituição de Thilo Parg.

Além desses detalhes observados, também foi possível analisar a última refeição de Ötzi, suas vestimentas, seus utensílios pessoais, rastrear o seu genótipo e fazer uma reconstituição de como seria sua aparência, em tamanho real:

Reconstituição de Ötzi em tamanho real feito por Thilo Parg exposto no Museu de Arqueologia de Bolzano, na Itália.
®Foto por Robert Clark para a National Geografic.

Referências:

. www.nationalgeograficbrasil.com

. www.alunosonline.uol.com.br

. www.altamontanha.com

. www.historiadomundo.com.br

. Discovery Civilization, Ötzi: Mumia do Gelo

. Nos Tempos de Ötzi o Homem do Gelo, Observatório7


CONTINUE NO BLOG…

Uma história da tatuagem no Brasil
Dia do Tatuador: A ligação entre a data e a chegada do primeiro tatuador profissional no Brasil

Leo Neguin
Leo Neguin
Tatuador desde o começo dos anos 2000, tem preferência pelos estilos clássicos. Também dedica parte do seu tempo em pesquisas sobre a história da tatuagem de maneira entusiasta, traçando uma linha cronológica usando algumas áreas do saber como a arqueologia, a antropologia e a história de maneira interdisciplinar.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.