Cuidados e Limpeza com o Piercing

Bateu aquela dúvida sobre como cuidar da sua perfuração? Preparei esse texto pra te ajudar nos cuidados e limpeza com o piercing!

-

“Fiz meu tão sonhado piercing! Tô arrasando!”
Mas aí, bateu a dúvida: “Como devo higieniza-lo? Quais cuidados e limpeza com o piercing eu devo ter?”

Ao fim (ou durante) do procedimento de piercing, o profissional body piercer deve explicar para você a melhor forma de cuidar da sua perfuração, certifique-se de seguir à risca os cuidados indicados para ter uma cicatrização saudável.

Mas somo humanos, falhas de comunicação acontecem, certo? Se bateu aquela dúvida, preparei esse texto pra te ajudar nos cuidados e limpeza com o piercing!

Antes de começar, gostaria de advertir que existem diferentes indicações de cuidados, muitos profissionais divergem entre si sobre qual é o melhor cuidado a ser seguido.
Deixo claro que essa é a melhor forma que encontrei com o tempo, conversando com colegas da área e acompanhando a cicatrização de meus clientes.
Aqui, nesse texto, indicarei aquilo que funciona para meus clientes e para mim.

Atenção: para cuidar do seu piercing tenha sempre com você os seguintes itens: soro fisiológico em ampola (10ml), gazes estéreis e cotonetes.

Os primeiros cinco dias:

Esses primeiros dias diferem-se do restante do tempo de cuidados com o piercing. A perfuração é bastante recente e o processo inflamatório do corpo está em alta, seu corpo está se acostumando com o “novo convidado”.
Esse processo inflamatório é uma reação normal do nosso corpo ao novo adorno. Essa reação vem acompanhada de dor moderada, inchaço e vermelhidão (e em alguns casos, leves sangramentos).
Sendo assim, é preciso acalmar a região com compressas geladas de soro fisiológico.

Como fazer?
Coloque a ampola de soro fisiológico para gelar e retire do freezer quando ela estiver bem gelada.
Em seguida, molhe uma gaze limpa com a solução e deixe em cima da perfuração por 15 minutos (molhando com mais soro gelado caso a solução fique em temperatura ambiente).
Por fim, com uma gaze seca, seque seu piercing com leves toques para não machucar e não movimentar a joia. O mais indicado é fazer essas compressas ao acordar e após o banho.
Repita esse processo todos os dias com bastante cuidado e adapte a sua rotina para não deixar de fazer esse processo.

A segunda semana do seu piercing novo:

A primeira semana passou, você seguiu todos esses cuidados e sua perfuração vai super bem. Nesse momento, podemos perceber menos inchaço e vermelhidão na perfuração – e se assim for – é hora de dar um “up” na sua cicatrização.
Sua rotina de cuidados nesse novo período será: duas limpezas com cotonetes e soro fisiológico, e uma compressa morna (a qual deve ser feita após o banho).
A compressa morna dilata os vasos sanguíneos do local, ajudando na cicatrização.
Como são três momentos de cuidados durante o dia, você pode dividir entre manhã, tarde e noite.

Como fazer?
A limpeza: com um cotonete limpo e uma ampola de soro, molhe uma ponta do cotonete com o soro e passe de leve no ponto de entrada e de saída da sua perfuração sem movimentar de mais a joia. Terminada a limpeza, seque o local com a outra ponta do cotonete que permaneceu seca.

A compressa: Coloque a ampola em banho maria e deixe esquentar até passar do ponto morno, retire, molhe uma gaze com o soro morno e deixe em cima de sua perfuração por 15 minutos (molhe com mais soro morno caso esfrie ao ponto de temperatura ambiente).
Por fim, com uma gaze seca, seque seu piercing com leves toques para não machucar e não movimentar a joia.

Da terceira semana ao segundo mês do seu piercing:

As duas primeiras semanas são as mais desafiadoras para quem fez um novo piercing, mas calma que logo melhora!
À partir disso, podemos deixar as compressas de lado e manter duas limpezas ao dia com soro fisiológico e cotonetes.
Dois meses é o tempo mínimo para que você leve muito a sério o cuidado com seu adorno, lembre-se que um piercing é um procedimento invasivo e que se não for bem cuidado poderá te trazer problemas.

Algumas recomendações adicionais sobre cuidados e limpeza com o piercing:

– O soro fisiológico deve ser comprado em ampolas (flaconetes) de 10ml para evitar a contaminação do seu conteúdo, essas ampolas são de uso único e tem validade de 24 horas depois de abertas. A ampola usada deve ser descartada após seu uso;

– Você deve deixar seu piercing sempre seco! Isso evita a proliferação de bactérias e as chances de possíveis infecções;

– No banho, evite usar sabonete comum em sua perfuração. O mais indicado é fazer espuma com um sabonete neutro e passar de leve no seu piercing, sem movimentá-lo de mais, deixar a água escorrer e ao fim do banho secar seu piercing com uma gaze ou cotonetes (evite toalhas pois elas podem contaminar sua perfuração);

– Troque seus lençóis, fronhas e toalhas com frequência. Esses locais também são fontes de bactérias, proteja seu piercing com bastante higiene;

– Não movimente a joia do piercing. Ele deve ficar estável para cicatrizar por dentro;

– Não toque em hipótese alguma em seu piercing com sua mão suja pois, além do novo COVID-19, suas mãos são veículos de inúmeras bactérias que pode infectar seu piercing. Se precisar tocar, apenas com a mão muito bem limpa;

– Não durma em cima do seu piercing nunca, mesmo depois de cicatrizado. Isso gera atrito desnecessário e as vezes mudança de ângulo da sua perfuração;

– Se seu piercing for na orelha prefira máscaras com amarras na cabeça e/ou nuca;

– Se seu piercing for na boca ou regiões intimas não troque fluídos corporais por pelo menos 30 dias;

– Se seu piercing for na boca utilize enxaguante bucal sem álcool após as refeições.

Esses cuidados são essenciais por pelo menos 60 dias – que é o tempo médio de cicatrização superficial de um piercing -, mas após esse período, nada de deixar sua perfuração suja, heim!
Lembre-se que como qualquer parte do seu corpo, seu adorno necessita ser limpo pelo menos uma vez ao dia!
Para mantê-los sempre limpos, faça uso do sabonete líquido neutro ou de glicerina.

Gostou desse texto sobre cuidados e limpeza com o piercing? Te convido, então, para conhecer meu trabalho mais de perto. Acompanhe meu Instagram @annebodypiercer.


Super dica!

Você pode comprar pela internet as joias mais lindas para sua perfuração. São dezenas de opções de joias em titânio super seguras e que não inflamam sua perfuração. Veja todas as opções de joias a venda.

CONTINUE NO BLOG…

Piercing: Como escolher o profissional?
A cicatrização do seu piercing: etapas importantes
Mapeamento auricular: Um passo importante para sua perfuração

annebodypiercer
annebodypiercer
Perfuradora corporal desde 2019, de Porto Alegre - RS. Apaixonada pelo mundo do body piercing, foco principalmente em proporcionar uma boa experiencia para o cliente durante a perfuração, além de executar um procedimento asséptico e biosseguro.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.