Tattoo Art Studio: Mais de 40 anos de dedicação à arte da tatuagem.

Tuca Alegranzi, tatuador da velha escola da tattoo, é a grande inspiração do estúdio localizado no bairro do Tatuapé, em São Paulo.

-

A história do Tattoo Art Studio se confunde com a história de seu fundador, o -artista Tuca Alegranzi que, por sua vez, tem muito a nos falar sobre os primórdios da tatuagem em São Paulo e no Brasil como um todo.
Criado no início da década de 80, o estúdio é um dos pioneiros no tão atual traço fino da tatuagem, o Fineline. Para além disso, o estúdio é completamente familiar: Tuca aposta no DNA artístico e trabalha junto com seus filhos Gabriel Alegranzi, também tatuador e especialista em Realismo Preto e Branco e com sua filha, Bia Alegranzi, body piercer e especialista em modificação corporal.

Tuca nos contou que sua história com a tatuagem começou ainda em 1978 quando cursava a escola Panamericana de Artes. Na época, o artista trabalhava com desenho para gráficas, sem ter a menor noção de tatuagem. E, em um dia normal de trabalho, foi procurado por uma pessoa que pediu para que ele desenvolvesse alguns desenhos e pagaria o dobro do que Tuca cobrava para as gráficas. Tuca se interessou pela proposta e foi pesquisar sobre os desenhos que o rapaz tanto queria.

“Eu comecei então a desenhar para ele, que usava meu trabalho para fazer tatuagem. Não tinha ideia do que era, então fui vê-lo trabalhar. Notei que ele tinha que reproduzir os meus desenhos na pele das pessoas, só que na época não havia nenhuma técnica para passar o desenho para a pele, ele usava meu desenho como base para desenhar com caneta na pele e não era um bom negócio, pois o desenho ficava muito diferente. Então ,como estudava desenho, comecei a procurar algum tipo de técnica para passar o desenho como realmente era para a pele.
Naquele tempo existia um tipo de grafite que em contato com a água ele marcava em roxo, hoje conhecido como lápis cópia. Faltava o papel para que pudesse ser passado para a pele, foi então com o papel vegetal e o lápis cópia que os desenhos começaram a ser reproduzidos com mais precisão.
E aí, de desenhista para tatuador foi muito rápido!”

Tuca Alegranzi

Tuca afirma que os desafios não ficavam apenas na parte do desenho, mas que as máquinas de tatuar também eram, digamos, um estímulo.

“As maquininhas de tatuar daquela época eram desenvolvidas artesanalmente, e quem tinha não emprestava e nem vendia. Eram poucos os tatuadores em São Paulo, praticamente um por bairro.
Comecei então a procurar uma máquina de verdade, que poucos tinham. Pedi para um amigo engenheiro que tentasse desenvolver alguma coisa para começar a trabalhar.
Fiz algumas tattoos e a cada dia ficavam melhores, mas a máquina ainda não era a ideal. Fiquei sabendo que havia um tatuador perto de casa que possuía uma máquina muito boa e que me venderia uma, fui conhece-lo e viramos grandes amigos.
Vadão Tattoo foi o primeiro a desenvolver máquinas, as suas eram cópias das importadas Spaldin e Rogers, foi onde tudo começou para mim:
Tatuava em casa como era de costume na época. Fazíamos nossas próprias agulhas e tintas, as agulhas eram feitas com agulhas de miçangas, que eram as mais finas, soldadas na haste. As tintas eram nankin importado Talens, tinham as cores mais vibrantes que os nacionais, fervíamos para que tirasse a água, ficando mais grossa.”

Aos poucos, o artista começou a se destacar entre os tatuadores de seu bairro e com mais dois amigos foi convidado a ter um programa de rádio na Rádio Rock. Em um ano, os artistas ficaram muito conhecidos por toda cidade.
Tuca e Jaymeson Tattoo montaram o primeiro Estúdio da Zona Leste de São Paulo, chamado Tattos King, atenderam por anos pessoas de todos os cantos de São Paulo. Com o passar do tempo cada um seguiu o seu caminho.

“Hoje tenho muita saudade dessa época, da batalha, do progresso na marra e da amizade que existia entre os tatuadores, a troca de informação era o assunto de maior importância para todos.”

Em 2004, Tuca reinaugurou, junto com seus filhos, o Tattoo Art Studio, localizado no bairro do Tatuapé.

“Era um bairro com potencial de ascensão que estava começando a crescer e não possuía muitos estúdios de tatuagem. Como tínhamos familiares que moravam no bairro já tínhamos um conhecimento grande de como era a deficiência de um bom estúdio de tatuagem para as pessoas que moravam na região. Temos uma estrutura bem familiar e um estúdio tradicional prezando o atendimento presencial com os clientes. Hoje somos um dos estúdios mais antigos do Tatuapé.”

Hoje, trabalham no estúdio o artista Tuca Alegranzi, que é o fundador do Tattoo Art e trabalha com tatuagens mais tradicionais com traço e sombra e realiza o famoso traço fino há 40 anos, que hoje é muito desejado por seus clientes. Trabalham ainda, o tatuador Gabriel Alegranzi que se especializou em Realismo preto e branco e vem desenvolvendo um excelente trabalho nessa linha. E a body piercer Bia Alegranzi que trabalha há mais de 8 anos na área e hoje cursa faculdade de enfermagem para mais uma especialização na área, buscando mais segurança para seus clientes.

“A maior inspiração do estúdio é o nosso fundador e pai Tuca Alegranzi, que começou a tatuar em uma época que a tatuagem não tinha grandes ídolos nem grandes nomes. Quando era criança via meu pai tatuando e ficava brincando de desenhar enquanto ele atendia os clientes. Lembro de algumas vezes ficar sentado no colo dele enquanto ele tatuava e eu ficava pisando no pedal pra ele tatuar. Conforme fui ficando mais velho continuei desenhando e nunca perdi o interesse pela arte que cresci vendo meu pai fazer, até o dia em que ele montou o estúdio no Tatuapé e eu coloquei na cabeça que queria ser tatuador. A primeira tatuagem que fiz foi em um amigo do meu pai e eu tinha 14 anos, ele me deixou fazer um símbolo japonês que honestamente não me lembro nem do significado. Passei alguns anos tatuando amigos e conhecidos até que eu tivesse um trabalho bom o suficiente para poder atender os clientes do estúdio. Hoje em dia trabalho com a maior parte de trabalhos grandes e fechamentos do estúdio e me especializei em realismo preto e branco.” Gabriel Alegranzi

Se você, leitor, ficou curioso para conhecer ainda mais o Art Studio, o horário de funcionamento do estúdio é bem extenso.

“De segunda a sábado das 10h as 19h. Na maioria das vezes esse horário se estende por conta de trabalhos agendados no fim do dia. Temos uma agenda bem flexível para agendamentos. Com uma rotina bem corrida no dia a dia conseguimos atender todos os clientes.”

Aproveita!
O Tattoo Art Studio fica localizado no bairro do Tatuapé, na rua Emília Marengo, número 332. Telefones para contato: (11)2675-9262/whatsapp (11)96700-9262. E dá também para acompanhar as redes sociais do estúdio, hein!

Tattoo Art Studio (@tattooartstudio_) * Instagram photos and videos
81.5k Followers, 390 Following, 664 Posts – See Instagram photos and videos from Tattoo Art Studio (@tattooartstudio_)www.instagram.com


Oi! Você ainda está aí?
Compartilha o nosso texto, vai!

E para encontrar o artista ideal para a sua tattoo, acesse o nosso site:
tattoo2me.com e digite sua cidade!

E nossos perfis no Instagram são atualizados de 3 em 3 horas:

Tattoo2us e Tattoo2me

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.