Traços oceânicos, europeus e asiáticos

Os estilos Maori, Realista e Oriental de tatuagem.

-

Olá! Estamos chegando ao fim da nossa série sobre os principais estilos de tatuagens. São 4 posts, cada um com a história de 3 estilos. No primeiro post falamos do início da tatuagem no mundo e os estilos Old School, New School e Neo Traditional. Nosso segundo post sobre estilos tratou de Aquarela, Fineline e Blackwork. O terceiro trouxe tipos de tatuagens Escritas, Geométricas e a técnica de Pontilhismo. Neste nosso último texto da série falaremos sobre a tatuagem Maori, Oriental e o Realismo.

Seu estilo preferido não está aqui? Não fique triste, estes são os 12 estilos mais populares, mas queremos saber: Qual estilo você gostaria de ver aqui no nosso blog? Quem sabe não produzirmos juntos uma segunda série de estilos? Você pode comentar aqui embaixo ou participar das enquetes no nosso Instagram. Conta para gente que conteúdo você quer saber mais!

MAORI

A tatuagem Maori é inspirada na civilização Maori que habita a Nova Zelândia, uma das últimas partes do mundo a ser descoberta e colonizada por europeus. Maori é como os próprios indivíduos se chamam. Para os colonizadores eles foram reconhecidos como aborígenes.

Tatuagem por Gustavo Teixeira ( @guteixeiratattoo )

A tatuagem fazia — e ainda faz — parte da cultura deste povo, pois é através dos desenhos que se contam histórias de lutas, guerras, vitórias e se conta a própria vida dentro de uma tribo.

Tatuagem por Gustavo Teixeira ( @guteixeiratattoo )

Os desenhos começavam a ser feitos na fase adulta e se estendiam por toda vida. Podiam mostrar a árvore genealógica de cada pessoa, mas também contar sobre atos de bravura e representar a posição de cada um dentro da tribo. Conta-se que quanto mais desenhado/tatuado for o rosto de um Maori, mais respeitado ele é.

Tatuagem por Gustavo Teixeira ( @guteixeiratattoo )

Entre os membros Maori, esses desenhos são conhecidos como “Ta Moko”, e eram pessoais e únicos. Eram simétricos e seguiam algumas regras. Por exemplo, o rosto do guerreiro era dividido em oito partes e cada uma dessas partes contava um fato da sua vida. O lado direito trazia informações paternas, hereditárias e geracionais. O lado esquerdo, informações maternas. Essa tradição não é mais seguida, mas inspira milhares de pessoas em todo o mundo.

Tatuagem por Erico Magrin ( @ericomagrin )

Os desenhos Maori são conhecidos por sua simetria, e por seus espirais e curvas que se somam e se encaixam perfeitamente, criando outros desenhos de linhas pretas hipermarcadas. As tatuagens nesse estilo carregam algumas características: geralmente são grandes, ocupando boa parte do corpo, e costumam ser feitas nos braços, pernas, peitos e costas. Somente a cor preta é usada, mas com riqueza nos detalhes.

Tatuagem por Washington Brasil ( @washingtontattoo )

Os desenhos possuem diferentes significados, como sabedoria, paciência, felicidade e liberdade, entre outros. Existe uma variedade imensa de desenhos no estilo Maori, mas atualmente os artistas podem inclusive adicionar toques pessoais e criativos à arte.

REALISMO

Como o próprio nome sugere, o Realismo trabalha com situações reais, nítidas e exatas. O Realismo foi um movimento artístico que surgiu na Europa, no século XIX. Foi difundido principalmente na França em oposição ao Romantismo. Resumidamente, o estilo surgiu com a proposta de tratar a realidade como ela é, e não uma realidade romanceada, criada. O realismo no Brasil tratou especificamente da realidade urbana das cidades. Por essa influência, surgiu o estilo de tatuagem que segue o desenho como ele é.

Tatuagem por Jack Tattoo( @jacktattoo1 )

A tatuagem realista talvez seja o estilo mais difícil de ser produzido. Faz muito uso do sombreado e possui traços complexos, muitas vezes apenas com uso das cores preto e branco.

Tatuagem por Koala Estudio( @koala.estudio )

Esse estilo é perfeito para quem deseja tatuar em seu corpo imagens, fotos, figuras humanas. Mas atenção, além de um bom artista, é preciso que se tenha também uma boa fotografia do que se pretende tatuar. Fotos mal iluminadas e fora de foco dificultam o trabalho do artista, já que o profissional especializado em Realismo sabe que não pode fazer uso da sua imaginação.

Tatuagem por Kallel Tattoo ( @kalleltattoo )
Tatuagem por Fernando Tampa ( @tampatattoo )

Para um resultado perfeito, além do profissional e da imagem em perfeitas condições, a parte do corpo onde se pretende tatuar é muito importante. Deve-se evitar áreas como barriga, parte inferior dos braços e costela, onde a flacidez pode distorcer o desenho. No estilo realista erros são inaceitáveis e podem colocar em risco todo o desenho.

Tatuagem por Douglas Prudente ( @douglasprudente90 )

Já publicamos um post especial sobre Realismo. Se você quer ver mais trabalhos neste estilo e saber mais detalhes de como garantir uma tatuagem de primeira, não deixe de conferir!

ORIENTAL

A história da tatuagem no Oriente é pautada pela marginalidade. No período feudal, os criminosos recebiam uma espécie de tatuagem em forma de bracelete por cada crime cometido. Para um povo que se preocupava com o status, a tatuagem era uma forma de condenação, pior até que a morte.

Tatuagem por Marcos Sousa ( @marcosskulltattoo )

Atualmente, a tatuagem já é vista com um pouco mais de naturalidade, mas no Japão, por exemplo, não é habitual se ver muitas pessoas tatuadas. O motivo? É que a tatuagem, mesmo depois da abolição da lei do uso de tattoos para crimes cometidos, ainda carrega o estereótipo marginalizado por conta do seu uso pelo crime organizado, como a Yakuza. No auge da repressão, a tatuagem se popularizou porque ser marginal, ser criminoso, era sinônimo de resistência e coragem. Mas se você pretende ir ao Japão e tiver boa parte do corpo tatuado, pode ser que receba olhares de reprovação, e até seja confundido com membros de organizações criminosas. Tatuagem é assim: universal, mas influenciada culturalmente.

Tatuagem por Brice Gomes ( @bricegomes )
Tatuagem por Caio Piñeiro ( @caiopineiro )

O estilo Oriental se tornou popular em todo mundo. Os desenhos são bem chamativos, pela grande possibilidade da sua paleta de cores. São também específicos e possuem significados ocultos, causando certo impacto para os admiradores desta arte. A tatuagem oriental geralmente é produzida no corpo todo ou em boa parte dele, como se fosse uma tela pintada. Os desenhos mais usados são: carpas, dragões, tigres, flores de cerejeiras e o “Om” (mantra presente no hinduísmo e no budismo), entre outros. Destacamos o significado de três desses desenhos:

Tatuagem por Rodrigo Melo ( @rodrigomelotattoo )

Flor de Lótus: muito popular atualmente, a flor de lótus significa perfeição e sensibilidade. É um símbolo do hinduísmo e do budismo, e suas oito pétalas significam os oitos níveis de consciência que, quando plenos, permitem que se tenha uma melhor compreensão do eu interior e das vibrações do espaço.

Samurai: tatuar um samurai significa que você está de acordo com os dez mandamentos impostos para um guerreiro, como kaizen (melhoria contínua, buscar a perfeição sempre), Mu (desapego do indivíduo em prol ao coletivo) e o caráter (princípio filosófico de que o trabalho engrandece o caráter).

Carpa: existe a lenda que se uma carpa conseguir subir até o portal do dragão, ela se transformará no próprio dragão. Desenhos com a carpa subindo significam alcançar objetivos, e desenhos com a carpa descendo significam que os desejos já foram realizados. Somente as carpas que estão na posição de descida podem ter a cara “má” do dragão.

Tatuagem por Rico Daruma ( @ricodaruma )

Curtiu nossa série sobre os estilos de tatuagens mais populares? Queremos saber! Você pode comentar aqui embaixo, e compartilhar nas redes sociais para seus amigos usando nossa hashtag #tattoo2me.


Oi! Você ainda está aí? Não nos segue em nossas redes sociais?
Você não sabe o que está perdendo!

Tem sorteio de tattoo para todo Brasil no nosso site, tem transmissão ao vivo no nosso Instagram, tem muita inspiração de tattoo no nosso Facebook e no nosso Pinterest.
Ah, e se curtiu esse texto, clica nas palminhas para que nosso texto chegue à outras pessoas.



Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.