Se você é pai, mãe, avó, avô, dinda, dindo, ou se tem uma criança por perto, já se deparou com indicação de livros infantis e com o assunto da literatura infantil. É bem verdade que a leitura tem o poder de nos transformar e nos transportar para diversos mundos. A leitura – e a literatura- é muito poderosa e eu sou completamente apaixonada por esse poder de transformação.
Acredito que lendo para uma criança, a gente consiga abrir portas, janelas e dar o empurrãozinho que todo leitor precisa para transformar o mundo.
A leitura pode começar ainda lá na gestação, sabia? Se você é gestante, leia em voz alta pro seu bebê. Mais ou menos após as 22 semanas de gestação, ele já pode te ouvir perfeitamente. Leia seu livro preferido, poemas, livros infantis. Repita a história várias vezes. A interação começa desde já, não é mesmo?
A leitura quando iniciada bem cedo, auxilia no vocabulário da criança. Mesmo que ela não entenda certas palavras e expressões, e mesmo que ela não entenda nada sobre palavras ainda, ela, com toda certeza, vai entender seus gestos, seu tom de voz e vai interagir com você e a história de alguma forma.
Quando as crianças ainda não sabem ler, literalmente, podem manusear livros, sentir suas formas, descobrir figuras e imagens dentro do livro, podem aprender o movimento de passar as páginas… Coisas que para nós, leitores mais experientes, podem parecer bobas, mas não são.
E nada melhor que o exemplo, não é mesmo? Leia!
Frequente livrarias, bibliotecas, e leve sua criança junto para que ela entenda sobre o mundo da leitura.
Conversem sobre as histórias, sobre os personagens, a interpretação de texto também se inicia bem cedinho.
E é uma delícia acompanhar o surgimento de um novo leitor ou leitora!
Por isso, listamos, aqui nessa matéria, 7 livros infantis de autores brasileiros para todas as idades. Mas, já estou daqui ansiosa para saber as suas dicas de livros infantis. Vamos trocar?
Me conta o que você costuma ler para sua criança!
1 – Malala: Pelo direito das meninas à educação
Um dos livros mais vendidos atualmente conta a história de Malala Yousafzai, que se tornou símbolo de coragem e paz para todo o mundo:
“Paquistanesa e muçulmana, desde os onze anos, luta contra os fundamentalistas islâmicos do Talibã, que dominaram sua cidade e proibiram as meninas de frequentar escolas. Malala se recusou a aceitar a proibição e, por meio de um blog no site da BBC de Londres, passou a denunciar a opressão do Talibã, ganhando notoriedade em seu país e, posteriormente, no mundo todo. Para tentar calar sua voz, os fundamentalistas tentaram assassiná-la, mas, felizmente, Malala conseguiu escapar com vida. Hoje, homenageada com o Prêmio Nobel da Paz e Embaixadora da Consciência da Anistia Internacional, ela prossegue sua luta com mais determinação ainda, para que todas as crianças tenham direito de ir à escola, sejam meninos ou meninas, ricas ou pobres.”
2 – Amoras
Em 2018, o rapper brasileiro Emicida lançou o livro Amoras de mesmo nome de uma de suas músicas:
“Na música ‘Amoras’, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”.
E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.
“Um livro que rega as crianças com o olhar cristalino de quem sonha plantar primaveras para colher o fruto doce da humanidade.” Poeta Sérgio Vaz.”
3 – O que tem Dentro da sua Fralda?
O que tem dentro da sua fralda? é um livro para as crianças menores que estão passando pelo desfralde. Que desafio!
É um livro divertido, interativo, e que vale a leitura!
“Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa de Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos: Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda de Ratinho. Uma grande surpresa os espera!”
4 – O Pequeno Príncipe Preto
“Em um minúsculo planeta, vive o Pequeno Príncipe Preto. Além dele, existe apenas uma árvore Baobá, sua única companheira. Quando chegam as ventanias, o menino viaja por diferentes planetas, espalhando o amor e a empatia. O texto é originalmente uma peça infantil que já rodou o país inteiro. Agora, Rodrigo França traz essa delicada história no formato de conto, presenteando o jovem leitor com uma narrativa que fala da importância de valorizarmos quem somos e de onde viemos – além de nos mostrar a força de termos laços de carinho e afeto. Afinal, como diz o Pequeno Príncipe Preto, juntos e juntas todos ganhamos.”
5- Ou Isto ou Aquilo
Sabe aquela lembrança de leitura da infância?
“Publicado pela primeira vez em 1964, o livro é um clássico da literatura infantil brasileira. E desde seu lançamento, vem conquistando gerações de leitores. A autora, Cecília Meirelles, convida as crianças a se aproximarem da poesia, brinca com as palavras, explora a sonoridade, o ritmo, as rimas e a musicalidade.”
6 – Caderno sem rimas da Maria
“Lázaro Ramos, ator e diretor brasileiro, se aventura em mais um livro infantil. Neste título, chamado ‘Caderno sem rimas da Maria’, o autor se inspira em sua filha, inventa e ressignifica palavras e, nesta brincadeira, mostra que a liberdade da leitura nos faz viajar para lugares muito distantes.”
7 – Caderno De Rimas Do João
“Caderno de rimas do João é o primeiro livro do autor e ator Lázaro Ramos publicado pela Pallas Editora. O menino João encanta os leitores com rimas espontâneas e temáticas diversas. Ele nos apresenta, de um jeito divertido, os assuntos de um modo mais colorido. Além do texto escrito por Lázaro Ramos, O livro conta com as ilustrações do renomado Mauricio Negro. Uma combinação que só podia dar certo! Venha você também se encantar com as rimas do João!”
VOCÊ JÁ CAÇOU ESTÓRIAS?!
E por falar em história, livros infantis, mundos e estórias…
Me lembrei de uma caçadora diferente e quero apresentar à vocês: Kemla Batista é uma pernambucana muito carioca que eu tenho o prazer de poder chamar de conterrânea, já que existimos num mesmo reino de caçadoras.
Kemla é educadora, percussionista, arte terapeuta e contadora de histórias do ‘Caçando Estórias’: O projeto é uma proposta de educação para a diversidade e negócio social que foi idealizado há 11 anos pela educadora.
O ‘Caçando Estórias’ é constituído por ações multidisciplinares que relacionam contação de histórias, literatura, audiovisual, criação de conteúdo para internet, teatro de objetos, música e dança sempre através das africanidades.
Aqui em casa nós adoramos cada estória contada pela Kemla e ficamos ansiosos pela próxima aventura! Acompanhe o Instagram da educadora: Semanalmente ela lança vídeos de estórias e lives com grandes convidados!
Quero dedicar essa matéria ao Zion, a minha criança, que me faz uma leitora muito melhor desde de que nasceu. Zion é, também, meu leitor preferido. <3
CONTINUE NO BLOG…
O Puerpério coletivo e a Covid-19
Para acalmar sua mente e coração: indicamos Podcasts e vídeos