A história da tatuagem: um breve ensaio

Um breve ensaio sobre a história da tatuagem como conhecemos hoje: "do Polo Norte à Nova Zelândia não havia aborígene que não se tatuasse".

-

Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.
Maquininha de cartão com desconto exclusivo para tatuador.

Muitas vezes somos, inconscientemente, levados à associar a prática da tatuagem com a nossa sociedade moderna, mas ao contrário do senso comum, a tatuagem já é realizada há milhares de anos em diferentes culturas, seja por motivos religiosos, estéticos ou até mesmo medicinais. Vamos, agora, mergulhar na história da tatuagem!

De acordo com o relato de Charles Darwin em seu livro intitulado “A Descendência do Homem”, escrito em 1871, “nenhuma cultura desconheceu o uso da tatuagem, e é bem possível que a prática seja tão antiga quanto a própria humanidade”… “do Polo Norte à Nova Zelândia não havia aborígene que não se tatuasse”.

Originalmente a palavra tatuagem ou “tattoo” do inglês, deriva da palavra polinésia tatau, que por sua vez significa gravar, marcar ou até mesmo escrever.
Segundo uma tradição samoana, o primeiro tatau começou com duas irmãs lendárias, Taema e Tilafaiga, que teriam aprendido com dois artistas originários das ilhas Fiji (Tufou e Filelei), há cerca de 3000 anos.

Com a chegada das primeiras embarcações britânicas nas ilhas do Pacífico Sul sob o comando do Capitão James Cook, a palavra recebeu sua primeira grafia em inglês (tattow) no artigo publicado no ano de 1769 na Inglaterra, popularizando a palavra no ocidente e fazendo surgir assim, suas respectivas traduções em outros idiomas. Antes disso, ela recebeu diferentes nomes em cada região onde a prática foi registrada.

Tatuagens extremamente antigas descobertas em múmias de civilizações históricas, reforçam a afirmação de Darwin. Algumas delas com mais de 5.000 anos, como o homem de Ötzi encontrado nos alpes da fronteira entre a Áustria e a Itália por exemplo.
As marcas corporais vão desde pequenos pontos sequenciais à desenhos mais elaborados como é o caso da Princesa Ukok encontrada na Sibéria, perto da fronteira com a China. Além disso, a prática também é registrada em literaturas antigas de autores clássicos como Heródoto, Júlio César, Herodiano, Petrônio e Tácito.

Há indícios de que além de trazer proteção, diferenciar castas, líderes tribais ou espirituais, pode ter sido usado para fins medicinais como uma forma primitiva de acupuntura, antecipando em pelo menos 2.000 anos esse conceito da medicina alternativa chinesa.

Considerando então que a tatuagem está presente na história da humanidade desde os tempos mais remotos, a fase que podemos chamar de moderna, começa com o surgimento da primeira máquina elétrica no final do século 19, simultaneamente nos Estados Unidos e Inglaterra, se estendendo até os dias atuais.

O estilo clássico que hoje chamamos de “old school”, marca o começo da fase moderna iniciada quando marinheiros provenientes de lugares como Estados Unidos, Reino Unido e diferentes partes da Europa, entraram em contato com a prática da tatuagem em ilhas nativas do Pacífico Sul na maioria dos casos, onde o processo ainda era feito forma rudimentar, usando técnicas conhecidas como “handpoke”.
A invenção da máquina de tatuar elétrica no final do século 19 e a popularização da tatuagem entre marinheiros e atrações circenses nas primeiras décadas do século 20, deu uma direção comercial para a tatuagem, surgindo assim, estúdios inicialmente dividindo espaço com barbearias ou estabelecidos em pequenos pontos comerciais situados principalmente em zonas portuárias.
Desde então, as técnicas e materiais foram se aperfeiçoando para atender a demanda crescente nas décadas posteriores.

POR LEONARDO F. DO NASCIMENTO
(Leo Neguin)


CONTINUE NO BLOG…

Identidade na Pele: elos históricos e culturais
Artes corporais: Descubra o transcender

Avatar
Leo Neguin
Tatuador desde o começo dos anos 2000, tem preferência pelos estilos clássicos. Também dedica parte do seu tempo em pesquisas sobre a história da tatuagem de maneira entusiasta, traçando uma linha cronológica usando algumas áreas do saber como a arqueologia, a antropologia e a história de maneira interdisciplinar.

Mais desse autor

Mais Recentes

Um trabalho pra se ver e “O Resto do Mundo Esquecer”

Na última semana de fevereiro Rodrigo Edo lançou seu novo clipe e, acreditem, se fosse possível ouvir até “riscar o disco favorito”.

Elder Lopes lança versão acústica de “Cabo de Guerra”

Com o lançamento o artista mostra que influências de artistas ultrapassa o mainstream!

Tem música nova aí? Música nova da Banda Rádio Moscou

E hoje eu tenho o imenso prazer de estrear a minha participação nesta coluna com uma banda que eu curto muito e que vem lá do nordeste do país, mais precisamente de Mossoró-RN : a Rádio Moscou.

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.