Livros Infantis: Dicas de leitura

Os livros infantis são um mundo à parte. Aliás, todos os livros tem o poder de nos transformar. Por isso, listamos aqui nossas indicações de livros infantis.

-

Se você é pai, mãe, avó, avô, dinda, dindo, ou se tem uma criança por perto, já se deparou com indicação de livros infantis e com o assunto da literatura infantil. É bem verdade que a leitura tem o poder de nos transformar e nos transportar para diversos mundos. A leitura – e a literatura- é muito poderosa e eu sou completamente apaixonada por esse poder de transformação.
Acredito que lendo para uma criança, a gente consiga abrir portas, janelas e dar o empurrãozinho que todo leitor precisa para transformar o mundo.

A leitura pode começar ainda lá na gestação, sabia? Se você é gestante, leia em voz alta pro seu bebê. Mais ou menos após as 22 semanas de gestação, ele já pode te ouvir perfeitamente. Leia seu livro preferido, poemas, livros infantis. Repita a história várias vezes. A interação começa desde já, não é mesmo?
A leitura quando iniciada bem cedo, auxilia no vocabulário da criança. Mesmo que ela não entenda certas palavras e expressões, e mesmo que ela não entenda nada sobre palavras ainda, ela, com toda certeza, vai entender seus gestos, seu tom de voz e vai interagir com você e a história de alguma forma.

Quando as crianças ainda não sabem ler, literalmente, podem manusear livros, sentir suas formas, descobrir figuras e imagens dentro do livro, podem aprender o movimento de passar as páginas… Coisas que para nós, leitores mais experientes, podem parecer bobas, mas não são.

E nada melhor que o exemplo, não é mesmo? Leia!
Frequente livrarias, bibliotecas, e leve sua criança junto para que ela entenda sobre o mundo da leitura.
Conversem sobre as histórias, sobre os personagens, a interpretação de texto também se inicia bem cedinho.
E é uma delícia acompanhar o surgimento de um novo leitor ou leitora!

Por isso, listamos, aqui nessa matéria, 7 livros infantis de autores brasileiros para todas as idades. Mas, já estou daqui ansiosa para saber as suas dicas de livros infantis. Vamos trocar?
Me conta o que você costuma ler para sua criança!


1 – Malala: Pelo direito das meninas à educação

Um dos livros mais vendidos atualmente conta a história de Malala Yousafzai, que se tornou símbolo de coragem e paz para todo o mundo:
“Paquistanesa e muçulmana, desde os onze anos, luta contra os fundamentalistas islâmicos do Talibã, que dominaram sua cidade e proibiram as meninas de frequentar escolas. Malala se recusou a aceitar a proibição e, por meio de um blog no site da BBC de Londres, passou a denunciar a opressão do Talibã, ganhando notoriedade em seu país e, posteriormente, no mundo todo. Para tentar calar sua voz, os fundamentalistas tentaram assassiná-la, mas, felizmente, Malala conseguiu escapar com vida. Hoje, homenageada com o Prêmio Nobel da Paz e Embaixadora da Consciência da Anistia Internacional, ela prossegue sua luta com mais determinação ainda, para que todas as crianças tenham direito de ir à escola, sejam meninos ou meninas, ricas ou pobres.”

Saiba mais aqui!


2 – Amoras

Em 2018, o rapper brasileiro Emicida lançou o livro Amoras de mesmo nome de uma de suas músicas:
“Na música ‘Amoras’, Emicida canta: “Que a doçura das frutinhas sabor acalanto/ Fez a criança sozinha alcançar a conclusão/ Papai que bom, porque eu sou pretinha também”.
E é a partir desse rap que um dos artistas brasileiros mais influentes da atualidade cria seu primeiro livro infantil e mostra, através de seu texto e das ilustrações de Aldo Fabrini, a importância de nos reconhecermos no mundo e nos orgulharmos de quem somos — desde criança e para sempre.
“Um livro que rega as crianças com o olhar cristalino de quem sonha plantar primaveras para colher o fruto doce da humanidade.” Poeta Sérgio Vaz.”

Compre agora!


3 – O que tem Dentro da sua Fralda?

O que tem dentro da sua fralda? é um livro para as crianças menores que estão passando pelo desfralde. Que desafio!
É um livro divertido, interativo, e que vale a leitura!
“Ratinho é muito curioso. Ele gosta de descobrir como tudo é por dentro. Nada escapa de Ratinho, nem mesmo as fraldas de seus amigos: Coelho, Cabrita, Cachorrinho, Bezerro, Potrinho e Porquinho, todos mostram suas fraldas. Então, claro, eles também querem ver a fralda de Ratinho. Uma grande surpresa os espera!”

Veja agora!


4 – O Pequeno Príncipe Preto

“Em um minúsculo planeta, vive o Pequeno Príncipe Preto. Além dele, existe apenas uma árvore Baobá, sua única companheira. Quando chegam as ventanias, o menino viaja por diferentes planetas, espalhando o amor e a empatia. O texto é originalmente uma peça infantil que já rodou o país inteiro. Agora, Rodrigo França traz essa delicada história no formato de conto, presenteando o jovem leitor com uma narrativa que fala da importância de valorizarmos quem somos e de onde viemos – além de nos mostrar a força de termos laços de carinho e afeto. Afinal, como diz o Pequeno Príncipe Preto, juntos e juntas todos ganhamos.”

Compre agora mesmo!


5- Ou Isto ou Aquilo

Sabe aquela lembrança de leitura da infância?
“Publicado pela primeira vez em 1964, o livro é um clássico da literatura infantil brasileira. E desde seu lançamento, vem conquistando gerações de leitores. A autora, Cecília Meirelles, convida as crianças a se aproximarem da poesia, brinca com as palavras, explora a sonoridade, o ritmo, as rimas e a musicalidade.”

Veja mais!


6 – Caderno sem rimas da Maria

“Lázaro Ramos, ator e diretor brasileiro, se aventura em mais um livro infantil. Neste título, chamado ‘Caderno sem rimas da Maria’, o autor se inspira em sua filha, inventa e ressignifica palavras e, nesta brincadeira, mostra que a liberdade da leitura nos faz viajar para lugares muito distantes.”

Saiba mais!


7 – Caderno De Rimas Do João 

“Caderno de rimas do João é o primeiro livro do autor e ator Lázaro Ramos publicado pela Pallas Editora. O menino João encanta os leitores com rimas espontâneas e temáticas diversas. Ele nos apresenta, de um jeito divertido, os assuntos de um modo mais colorido. Além do texto escrito por Lázaro Ramos, O livro conta com as ilustrações do renomado Mauricio Negro. Uma combinação que só podia dar certo! Venha você também se encantar com as rimas do João!”

Compre agora!


VOCÊ JÁ CAÇOU ESTÓRIAS?!

E por falar em história, livros infantis, mundos e estórias…
Me lembrei de uma caçadora diferente e quero apresentar à vocês: Kemla Batista é uma pernambucana muito carioca que eu tenho o prazer de poder chamar de conterrânea, já que existimos num mesmo reino de caçadoras.
Kemla é educadora, percussionista, arte terapeuta e contadora de histórias do ‘Caçando Estórias’: O projeto é uma proposta de educação para a diversidade e negócio social que foi idealizado há 11 anos pela educadora.
O ‘Caçando Estórias’ é constituído por ações multidisciplinares que relacionam contação de histórias, literatura, audiovisual, criação de conteúdo para internet, teatro de objetos, música e dança sempre através das africanidades.

Aqui em casa nós adoramos cada estória contada pela Kemla e ficamos ansiosos pela próxima aventura! Acompanhe o Instagram da educadora: Semanalmente ela lança vídeos de estórias e lives com grandes convidados!


Quero dedicar essa matéria ao Zion, a minha criança, que me faz uma leitora muito melhor desde de que nasceu. Zion é, também, meu leitor preferido. <3


CONTINUE NO BLOG…

O Puerpério coletivo e a Covid-19
Para acalmar sua mente e coração: indicamos Podcasts e vídeos

Fernanda Moraes
Fernanda Moraeshttps://blog.tattoo2me.com
Editora no Tattoo2me Magazine. Mãe do Zion e Jornalista, às vezes. Cultura Periférica, Indústria Cultural e Tatuagem.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.