Preto e Cinza e Fineline: A prática antecede as nomenclaturas

O Fineline e o Preto e Cinza são, de fato, um estilo? Nesse texto, você entende sobre o surgimento dos termos, e bem antes, sobre as técnicas usadas.

-

Considerado o primeiro tatuador profissional a estabelecer uma loja na Inglaterra, em 1894, o britânico Sutherland MacDonald já realizava trabalhos refinados que, ainda hoje, seriam considerados atuais pela qualidade artística de suas tatuagens. Além da beleza estética, as linhas finas e o preto e cinza (por falta de uma paleta de cores na época) também eram uma das grandes características do seu trabalho. O uso do termo “fineline” e “black’n gray”, ou Preto e Cinza, só aconteceria cerca de 8 décadas depois, mas à ele também é atribuído a inclusão das cores azul e verde na tatuagem.

Por ter servido o exército britânico em plena Era Vitoriana, seu trabalho era requisitado por pessoas da alta sociedade incluindo nobres e membros da realeza.

Inicialmente, usava ferramentas manuais na execução de seus trabalhos, mas em 1894 teve a patente aprovada para sua versão da maquina de tatuar elétrica, porém, para sombreamentos e trabalhos mais pesados, MacDonald ainda usava ferramentas japonesas segundo um artigo escrito por Gambier Bolton para a revista Strand Magazine, em 1897.

Em meados dos anos 70, nomes como Freddy Negrete, Jack Rudy e Mark Mahoney seriam responsáveis não só pela popularização das nomenclaturas como também pelo aperfeiçoamento das técnicas usadas no processo criativo, introduzindo o uso da “single needle” na execução de seus trabalhos.

A ligação do estilo às tatuagens de gangues da Costa Oeste nos EUA era bem evidente na época, mas graças ao refinamento dos nomes já citados anteriormente e a contribuição de nomes como os de Mister Cartoon e Chuco Moreno por exemplo, o estilo alcançaria o “hall da fama”, circulando entre grandes personalidades do cinema, da música e dos esportes.

Atualmente, o termo “fineline” também é usado para definir tatuagens mais delicadas, mas não é necessariamente um estilo por si só e sim uma característica ou um recurso que pode ser usado em estilos diferentes. Sua ligação com o estilo iniciado na Costa Oeste dos EUA ainda segue firme.

O termo “black’n gray”, ou prteo e cinza, apesar de ter um leque imenso no emprego da nomenclatura, as características associadas aos nomes aqui listados e muitos outros que vieram nas décadas posteriores, também são preservados pelos adeptos do estilo.


Referências:

•LA Originals (Estevan Oriol, 2020);

•Tattoo Nation (Eric Schwartz, 2013);

https://instagram.com/freddy_negrete?igshid=1gg81paonkk7w

https://instagram.com/markmahoney_ssc?igshid=i8bog5xf59g2

https://instagram.com/j_rudy_gtc?igshid=591fk1wfpjfh

https://instagram.com/misterctoons?igshid=1glr9my2c3ded

https://instagram.com/chucomoreno95237?igshid=kp7a5tm125lg


CONTINUE NO BLOG…

Tatuagem Feminina: o que é feminino?
Pós Pandemia: a tatuagem e os atendimentos

Avatar
Leo Neguin
Tatuador desde o começo dos anos 2000, tem preferência pelos estilos clássicos. Também dedica parte do seu tempo em pesquisas sobre a história da tatuagem de maneira entusiasta, traçando uma linha cronológica usando algumas áreas do saber como a arqueologia, a antropologia e a história de maneira interdisciplinar.

Mais desse autor

Mais Recentes

Tatuagens na Costela: vem ver essas ideias!

As tatuagens na Costela não são novidade e causam até um certo arrepio por conta da dor, não é? Mas essas inspirações vão fazer você querer a sua tattoo agora mesmo!

Tatuagens no ombro: como não se apaixonar?

As tatuagens no ombro estão com tudo! É muita ideia e muita inspiração para quem ama tatuagem nessa área do corpo.

Tatuagens no braço, antebraço e pulsos para te inspirar!

Além de estilos, significado de desenhos e histórias da tatuagem, algumas partes do corpo são muito buscadas, é o caso das tatuagens no braço!

Publicidade

Mais Populares

Tatuagem e doação de sangue, tudo que você precisa saber.

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Saiba tudo sobre a doação de sangue.

Como cuidar da cicatrização da tatuagem

Confira nossas dicas para garantir sua tatuagem perfeita.

30 tatuagens em homenagem as mães e filhos.

Aquela lista que você não pediu, mas fizemos para falar de amor incondicional: tatuagens em homenagem as mães e filhos!