Preto e Cinza e Fineline: A prática antecede as nomenclaturas

O Fineline e o Preto e Cinza são, de fato, um estilo? Nesse texto, você entende sobre o surgimento dos termos, e bem antes, sobre as técnicas usadas.

-

Considerado o primeiro tatuador profissional a estabelecer uma loja na Inglaterra, em 1894, o britânico Sutherland MacDonald já realizava trabalhos refinados que, ainda hoje, seriam considerados atuais pela qualidade artística de suas tatuagens. Além da beleza estética, as linhas finas e o preto e cinza (por falta de uma paleta de cores na época) também eram uma das grandes características do seu trabalho. O uso do termo “fineline” e “black’n gray”, ou Preto e Cinza, só aconteceria cerca de 8 décadas depois, mas à ele também é atribuído a inclusão das cores azul e verde na tatuagem.

Por ter servido o exército britânico em plena Era Vitoriana, seu trabalho era requisitado por pessoas da alta sociedade incluindo nobres e membros da realeza.

Inicialmente, usava ferramentas manuais na execução de seus trabalhos, mas em 1894 teve a patente aprovada para sua versão da maquina de tatuar elétrica, porém, para sombreamentos e trabalhos mais pesados, MacDonald ainda usava ferramentas japonesas segundo um artigo escrito por Gambier Bolton para a revista Strand Magazine, em 1897.

Em meados dos anos 70, nomes como Freddy Negrete, Jack Rudy e Mark Mahoney seriam responsáveis não só pela popularização das nomenclaturas como também pelo aperfeiçoamento das técnicas usadas no processo criativo, introduzindo o uso da “single needle” na execução de seus trabalhos.

A ligação do estilo às tatuagens de gangues da Costa Oeste nos EUA era bem evidente na época, mas graças ao refinamento dos nomes já citados anteriormente e a contribuição de nomes como os de Mister Cartoon e Chuco Moreno por exemplo, o estilo alcançaria o “hall da fama”, circulando entre grandes personalidades do cinema, da música e dos esportes.

Atualmente, o termo “fineline” também é usado para definir tatuagens mais delicadas, mas não é necessariamente um estilo por si só e sim uma característica ou um recurso que pode ser usado em estilos diferentes. Sua ligação com o estilo iniciado na Costa Oeste dos EUA ainda segue firme.

O termo “black’n gray”, ou prteo e cinza, apesar de ter um leque imenso no emprego da nomenclatura, as características associadas aos nomes aqui listados e muitos outros que vieram nas décadas posteriores, também são preservados pelos adeptos do estilo.


Referências:

•LA Originals (Estevan Oriol, 2020);

•Tattoo Nation (Eric Schwartz, 2013);

https://instagram.com/freddy_negrete?igshid=1gg81paonkk7w

https://instagram.com/markmahoney_ssc?igshid=i8bog5xf59g2

https://instagram.com/j_rudy_gtc?igshid=591fk1wfpjfh

https://instagram.com/misterctoons?igshid=1glr9my2c3ded

https://instagram.com/chucomoreno95237?igshid=kp7a5tm125lg


CONTINUE NO BLOG…

Tatuagem Feminina: o que é feminino?
Pós Pandemia: a tatuagem e os atendimentos

Leo Neguin
Leo Neguin
Tatuador desde o começo dos anos 2000, tem preferência pelos estilos clássicos. Também dedica parte do seu tempo em pesquisas sobre a história da tatuagem de maneira entusiasta, traçando uma linha cronológica usando algumas áreas do saber como a arqueologia, a antropologia e a história de maneira interdisciplinar.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.