“Tattoo”: A origem da palavra e suas ramificações.

Você sabe da onde surgiu a palavra "tattoo"? O termo, em inglês, é algo relativamente novo em relação à sua própria artes, a tatuagem.

-

A palavra “tattoo” do inglês é um termo relativamente novo se considerarmos que o ato de marcar a pele está presente no comportamento humano desde os tempos mais remotos.

Vale ressaltar que a primeira grafia registrada (tattow) aparece no diário de bordo do navegador britânico James Cook, durante suas expedições às ilhas do Pacifico Sul, entre os anos de 1769 e 1777.

No entanto, o termo se trata de uma corruptela da palavra polinésia “tatau” de raiz pampolinesiana, que pode significar cortar, incisar, marcar ou até mesmo escrever segundo a etnologia da palavra. Também existe a teoria de que a palavra pode ser uma onomatopeia do som das batidas das ferramentas usadas antigamente na execução da tatuagem na região, mas essa versão pode ser um pouco controversa.

Anteriormente, o ato era definido genericamente como marcas ou pinturas corporais, porém recebeu diferentes nomenclaturas em cada cultura onde a prática foi observada.

No início, o termo definia toda forma de modificação intencional da epiderme, porém entre os séculos 19 e 20 um pesquisador alemão chamado Karl Von Den Steinen, resolveu diferenciar as modificações da pele em categorias distintas como pintura corporal, escarificação, desenho cicatricial e tatuagem.

O contato de embarcações européias com as civilizações do Pacífico Sul no final do século 18 resultou na disseminação da prática entre marinheiros e consequentemente a sua popularização em outros continentes, dando início a fase da reinvenção ou redescoberta da tatuagem no mundo ocidental. Desde então, a palavra tattoo e suas respectivas traduções em outros idiomas, foram usadas em toda parte para definir o ato de marcar a pele de forma permanente por meio de puncturas e pigmentos.

Em inglês ainda é possivel ver o neologismo “tattooist” como resultado da junção das palavras “tattoo” e “artist” atribuído à Sutherland Macdonald para denominar aqueles que exerciam o ofício, e uma segunda opção “tattooer” diferenciando aqueles que não possuiam nenhuma formação artística. Os equivalentes em português seriam “tatuagista” e “tatuador” com os mesmos significados, mas ficamos apenas com a última terminologia.

A introdução da palavra “tatuagem” no idioma português, provavelmente tem pouco mais de um século e meio, uma vez que não aparece nos dicionários da língua portuguesa até 1871.

Referências:

• Tatuagens e Desenhos Cicatriciais: Menton de Alencar Neto & Jose Nava (Edições MP, 1966);

• TATTOO, Secrets of a Strange Art: Albert Parry (Ed. Dover, 1933);

• Contribuição aos Estudos das Tatuagens Em Medicina Legal Francisco Alves Corrêa de Toledo, (Ed. Estado de São Paulo, 1926);

• Voyages Round the World, James Cook (Ed. W. P. Nimmo, 1777).


CONTINUE NO BLOG…

Tatuagem Feminina: o que é feminino?
Pós Pandemia: a tatuagem e os atendimentos

Leo Neguin
Leo Neguin
Tatuador desde o começo dos anos 2000, tem preferência pelos estilos clássicos. Também dedica parte do seu tempo em pesquisas sobre a história da tatuagem de maneira entusiasta, traçando uma linha cronológica usando algumas áreas do saber como a arqueologia, a antropologia e a história de maneira interdisciplinar.

Mais desse autor

Mais Recentes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Kessy Borges: Uma Estrela Brilhante no Universo da Tatuagem

Uma Viagem Artística da Tatuagem do Espírito Santo para o resto do Mundo

O Básico que você precisa fazer no seu instagram como tatuador ou tatuadora:

Sua arte merece ser vista e valorizada, então vamos cuidar dessa vitrine com o carinho que ela merece, combinado?

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.