Tatuagem: Um estudo sobre máquinas de tatuar

Instrumento importante pra realizar a sua tão sonhada tatuagem, a máquina de tatuar exige que o tatuador estude e se adapte à sua realidade.

-

Passei alguns dias com o computador aberto para falar sobre um tema muito comum na tatuagem: máquinas de tatuar. E essa é uma responsabilidade que eu achei que não deveria estar em minhas mãos.

A primeira coisa que pensei foi: tenho de estudar mais sobre máquinas de tatuar! Eu realmente tenho um problema com cobranças sobre mim mesma. Vocês também têm isso? Eu me cobro o tempo inteiro e acho que tudo tem de estar perfeitamente explicado, afinal, fui professora por alguns anos e enquanto um aluno meu não entendesse a matéria, eu não parava de explicar. Quero que quem me conheça tenha todas as ferramentas para ter sede de conhecimento.
Logo, fui estudar sobre máquinas de tatuar para poder falar aqui. A princípio parece um bicho de 7 cabeças, mas, quando finalmente entendemos, acaba se tornando algo leve!
Vou, então, explicar pra vocês da melhor forma.

No mundo da tatuagem, há 3 tipos de máquinas de tatuar atualmente: bobinas, rotativas e pneumáticas. E hoje, eu irei falar sobre duas delas: as bobinas e as rotativas!

As bobinas foram as primeiras máquinas criadas e Thomas Edison tem muito a ver com este assunto. E, como vocês sabem, adoro me aprofundar na história de tudo aquilo que toco!


“NÃO ACREDITO, CAPITTOO!”POIS PODE ACREDITAR, MEU AMOR!

Thomas Alva Edison (1847-1931) era um inventor americano autodidata. Com a descoberta da energia elétrica de Benjamin Franklin (1706-1780), ele criou a caneta elétrica e ela tinha como objetivo fazer gravações em superfícies duras. Aconteceu que um americano, em 1880, Samuel F. O’Reilly, viu potencial nesta invenção e adaptou para a tattoo e acabou inventando a primeira máquina de tatuagem, fazendo a máquina oscilar eletromagneticamente, permitindo, então, que a máquina movimentasse agulha. A máquina foi patenteada em 1891, por O’Reilly.

Já em 1904, o aprendiz de O’Reilly, Charles Wagner, colocou as duas bobinas na máquina elétrica. Estas bobinas tem um núcleo de metal que são enroladas com fio de cobre, parecendo um carretel de costura e, com isso, a maquina transforma sua energia elétrica em energia magnética, fazendo, assim, com que haja um ímã no seu núcleo e o batedor da máquina é atraído contra os núcleos.
Louco, né?!
Mas agora vamos falar a nossa língua porque, assim como vocês, eu não sou física!

Máquina de Bobina:

Funciona por meio de eletroímã e o movimento contínuo do batedor da máquina faz com que ela tenha um movimento direto. Cada detalhe da máquina afeta sua regulagem, tal como o material usado, o comprimento das molas, a voltagem e muitos outros. É uma máquina difícil de ser regulada para alguém que não tem tanta prática no meio, mas não é impossível. Sem contar que ela tem mais força para traçar, e muitos tatuadores preferem ela para que seu trabalho seja mais rápido.

O barulho é aquele que o cliente fica com medo e acha que a agulha vai atravessar seu corpo. Por essa máquina de bobina ser mais forte, o manuseio dela tem de ser com mais atenção para que o traço seja adequado à força que ela esteja batendo, pois ela é muito rápida, depositando mais tinta à pele. O peso também afeta muito na questão, pois é comum estarmos acostumados com o peso de uma caneta e, mesmo a bobina mais leve, é necessário que haja um tempo de adaptação. É uma máquina que faz com que muitos tatuadores iniciantes desanimem da profissão, pois o traço não sai como o desejado.

Como tudo pode afetar sua regulagem, é importante que haja uma manutenção em seu maquinário. Por isso é importante conhecer o material que está sob seus cuidados.
Veja:

Máquina Rotativa:

A máquina rotativa funciona por meio de um motor. Este motor tem um eixo e nele, a agulha. Conforme este eixo gira, a agulha sobe e desce. É uma máquina mais atual e muitos tatuadores com mais experiência perceberam que o uso dela é muito adaptável. Por ser movida a motor, sua batida é um pouco mais devagar do que a máquina de bobina e a agulha não entra na pele com a mesma força – até a cicatrização de uma tatuagem feita com ela pode ser mais rápida.

O barulho incomoda menos o cliente, principalmente se for sua primeira tatuagem.
É muito comum eles se assustarem com o barulho de britadeira que a bobina causa – e não, não somos contra máquinas de bobinas. Elas têm suas funções como qualquer outra máquina, mas é algo real, que vemos no nosso dia a dia!

O peso de uma rotativa pode facilitar mais para um iniciante se sentir mais seguro com seu trabalho, é de fácil manuseio e a leveza é um ponto muito importante para que seu cliente permaneça contigo.

Diferente da bobina, elas têm vida útil, mas não se preocupe: Ela aguenta aproximadamente 160 mil horas/tattoo!
Este motor tem uma espécie de escovinha para conduzir a energia e ela desgasta com o tempo. É só procurar sua loja oficial para te ajudar nessa manutenção.

Máquina rotativa virou a sensação dos iniciantes:
Imagine ter de cuidar de toda a regulagem de um maquinário enquanto você está treinando traço! Pois é, a tecnologia foi feita para nos ajudar e precisamos dar chances à ela!

Por muitas vezes buscamos materiais de boa qualidade para trabalharmos por meio de indicações. É de suma importância que haja uma pesquisa para que seu maquinário não seja uma decepção e nós, do Tattoo2me, podemos falar mais sobre este tipo de conteúdo se te interessar!

Gostou do conteúdo?
Converse conosco para que possamos estar contigo nesta caminhada!


Foto de Capa: Photo by Lucas Lenzi on Unsplash


CONTINUE NO BLOG…

Uma história da tatuagem no Brasil
A história da tatuagem: um breve ensaio

Capittoo
Capittoo
Tatuadora em São Paulo, formada em Letras, fazedora de post no Instagram que fala por cada mulher dessa profissão.

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.