Tintas de Tatuagem liberadas no Brasil

O que você sabe sobre a tinta usada na sua tatuagem? Veja agora uma análise sobre as tintas de tatuagem liberadas no Brasil.

-

Hoje, resolvi trazer para vocês uma análise sobre as tintas de tatuagem que utilizamos no Brasil e o que faz uma tinta ser melhor que a outra.
Seja você tatuado ou tatuador, é importante fazer essa análise.
Sei que todo mundo sabe como funciona o pigmento, como colocamos ele na pele e etc. Mas quero trazer uma pesquisa e uma análise, para que possamos, com o tempo, aperfeiçoar nossa percepção sobre este assunto e analisar com olhar mais técnico essa questão, para que possamos cobrar do mercado qualidade e tintas que atendam as nossas necessidades e assim possamos realizar trabalhos cada vez melhores.

Vocês sabem por qual motivo a tatuagem fica de forma permanente na pele?

O tecido que recobre nosso corpo é formado por três camadas principais: a epiderme, mais externa; a derme, intermediária; e a hipoderme, a mais profunda de todas.
Das três, a única que está em constante renovação é a epiderme.
As tatuagens são feitas com injeção de pigmentos diretamente na derme, que não se renova.
As tintas para tatuagem são normalmente obtidas por suspensão de um corante em um líquido apropriado: água, álcool, glicerina ou uma mistura destes, os corantes variam muito na sua composição e os mais usados são relativamente inócuos, são normalmente óxidos de carbono, sais de cobre, óxidos de cobalto, dióxido de titânio, óxido de zinco ou carbonato de chumbo. Estes compostos são estáveis sob a pele, embora em algumas pessoas apresentem alergias. Por conta de sua densidade impossibilitam nosso organismo (glóbulos brancos) a metabolizarem e expelirem estes componentes, e que desta forma a tatuagem fica na pele em caráter definitivo.

Como saber qual a melhor tinta?

A melhor tinta teoricamente é aquela que apresenta maior densidade e pigmentação. No Brasil, nossa regulamentação proibi o uso de metais pesados e por este motivo quase sempre nossas tintas acabam ficando com uma qualidade inferior a das tintas usadas em todo o mundo. Não quero entrar no assunto do “ faz mal ou não faz” , mas a questão é que a presença desses metais é que faz com a tinta importada tenha uma acabamento mais vivo nas cores e seja mais espessa, porém o seu uso em território nacional é caracterizado crime, com multa e até reclusão previstas em lei.
Ninguém sabe ao certo por qual motivo essas tintas são proibidas no país uma vez que inclusive o mercado- nós tatuadores e donos de estúdios- sempre manifestamos nossa vontade em poder utilizar as tintas importadas.

Em uma matéria ao site do Bem Estar, o dono da Kuro Sumi e mais algumas pessoas comentaram sobre o fato da ANVISA ter suspendido 16 marcas de tintas no território nacional em 2014, segue trechos da entrevista:

Lou Rubino:

“É terrível que ninguém informe sobre as regulamentações do Brasil ou sobre as razões pelas quais as tintas de tatuagem foram banidas. Seria bom se o governo discutisse primeiro conosco e trabalhasse conosco. Vendemos para todas as partes do mundo e parece que o Brasil é o maior problema sem razão real para isso”, disse. Ele acrescenta que sua tinta é “uma das mais seguras do mercado” e que ela está no mercado há mais de 15 anos. “Eu também sou um artista de tatuagem, e possuo e administro sete estúdios de tatuagem em Nova York, usando os produtos todos os dias, sem nenhuma reação adversa.”

Bem, diante deste fato ficamos limitados apenas às marcas liberadas pela ANVISA aqui no Brasil que atualmente são:
– Eletrick Ink/Easy glow – que atualmente são as tintas que dominam o mercado;
– Star Brite – A única importada vendida no país;
– Viper Ink – Que pertence ao Grupo Amazon;
– Iron Works – Tinta desenvolvida pelo Polaco, tatuador de referência no país;
– Master’s Ink – Talvez a menor marca no país, mas que vem conquistando mercado; 

Cabe a nós sabermos o que e a quem cobrar por tecnologia e avanço nas tintas que são fornecidas aqui, e tentar também caminhos para liberação de produtos importados em território nacional.


CONTINUE NO BLOG…

Dicas para iniciantes na tatuagem
Tattoo, Arte e Informalidade: pelo que devemos lutar?

Mais desse autor

Mais Recentes

Rafa Ferrari: um tatuador na quarentena italiana

Tatuador brasileiro Rafa Ferrari, especialista em tribal e ornamental, conta sobre sua vivência no período de LockDown na Itália, onde mora há 2 anos.

Máscara de proteção: Como tirar e colocar corretamente

Todos sabem onde colocar a máscara de proteção, mas o maior problema está na hora de colocar e tirar esse item! Você sabe como fazer?

Instagram é a rede que mais causa depressão?

O que o Instagram tem a ver com depressão? Veja a resposta para essa pergunta e a solução nessa reportagem sobre nossa rede social queridinha: O Instagram!

Publicidade

Mais Populares

Tatuagem e doação de sangue, tudo que você precisa saber.

Quem tem tatuagem pode doar sangue? Saiba tudo sobre a doação de sangue.

Como cuidar da cicatrização da tatuagem

Confira nossas dicas para garantir sua tatuagem perfeita.

30 tatuagens em homenagem as mães e filhos.

Aquela lista que você não pediu, mas fizemos para falar de amor incondicional: tatuagens em homenagem as mães e filhos!