Tatuagem old school: 60 artes e 20 artistas para acompanhar agora!

-

Nesse texto você vai se apaixonar pelas 51 tatuagens selecionadas e 17 artistas que mantêm a tradição no Brasil.

O estilo Old School

O estilo old school é conhecido como velha escola, que tem como referência ao estilo de tatuagem americano ocidental ou tradicional, com contornos em negrito e uma paleta de cores limitada como amarelo, vermelho, verde e preto, mas você irá perceber que ele se modernizou e hoje é possível ver outros tons e até novas texturas nos novos projetos de old school.

Quando se fala em old school existem artistas que não abrem mão do tradicional e seguir as regras, como em convenções que existem uma série de etapas que precisam seguir para o estilo ser realmente old school. Porém, a arte passou por evolução, e hoje cada artista põe um pouco de si no trabalho, trazendo novas vivências e referências.

Pode não ser correto chamar todas as artes clássicas de old school, mas podemos dizer que foi inspirada em tatuagens e tatuadores tradicionais.

Hoje o old is cool e não tem idade e nem gênero.

Artistas para conhecer e acompanhar que fazem tatuagem old school no Brasil:

Nessa lista irei apresentar artistas incríveis que somando o tempo de tattoo tem mais de 100 anos de história na tatuagem, então se prepare para conhecer com que você vai fazer sua própria tatuagem!

Ah, dica, se você realmente ama o estilo, prepara o caderninho, pois todos os artistas contam quem os inspira, então depois: dá um google e se aprofunde mais no assunto.

(Para mandar uma mensagem, basta clicar no número do whatsapp)

Só vem:

Luis Krieger
Cidade: Guarapuava | PR
Contato: (42) 99115-5998
https://www.instagram.com/luiskrieger_/

“Iniciei minha trajetória na tatuagem trabalhando como recepcionista no Frank Tattoo em meados de 2014, a partir do contato diário e a vivência do estúdio, a história foi acontecendo, comecei a tatuar e me identifiquei com a linha tradicional de tatuar! Nesse tempo de estudo pude conhecer e conviver com as pessoas que tenho como referência, cito sempre o Henrique Véio, Franja, Gabriel Saltore, Chris Name, Willian Spindola e vários outros que tenho muito carinho e respeito.”


Mario Bernardi Tatuero
Cidade: Curitiba | PR
Contato: (41) 98903-1517
https://www.instagram.com/mariobernarditatuero/

“Comecei a tatuar por influência do skate na minha vida. Tive contato com muitos artistas desde criança e isso me influenciou muito. Quando comecei a tatuar em 2013 já tinha uma boa noção do que gostava na tattoo, o estilo old school me encantava desde o início. Desde então venho trabalhando com um estilo mais moderno, mas tentando sempre manter a estrutura e a solidez da tatuagem old school.”


Luiza Pizarro
Cidade: São Paulo | SP
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/avasixtattoo/

“Minha trajetória como artista começou desde que me entendo por gente. O desenho sempre fez parte da minha vida: seja pintando revistinha quando criança, nas aulas de educação artística e desenho geométrico na escola, cursos livres e na forma em se expressar visualmente de modo geral no mundo. Tatuo faz seis anos e meu foco é no tradicional old school e ornamental. Minhas maiores inspirações na tatuagem nacional são predominantemente femininas: Bruna Yonashiro, Daniele Minami e Jéssica Oliveira.”


Andrey Rossi – @deadlife.tattoo
Cidade: São Caetano do Sul | SP
Contato: (11) 96495-2387
https://www.instagram.com/deadlife.tattoo/

“Eu sempre gostei muito de tatuagem, me lembro, ainda criança, de desenhar e falar disso, me tatuar naquelas banquinhas de praia com henna e brincar com a canetinha na escola. Desde lá, não parei de desenhar. Em 2013 eu entrei na Good Luck Tattoo como aprendiz, onde fiquei 2 anos, aprendi muito sobre a história da tatuagem, também tatuagem maori e, ao mesmo tempo, cursava a faculdade de Design Gráfico na Belas Artes. Hoje 8 anos depois já formado, e passagem por diversos estúdios, tenho o meu próprio espaço, e gosto de tratar meu estilo, como um “clássico customizado”, trabalhando com tatuagens clássicas, oriental e Tradicional (old school), mas com meu toque de modernidade. Me inspiro muito em artistas como: Renato Fornaro, Rodrigo Souto Bueno, Guen Douglas, Ian Ildet e entre outros nomes”


Marx
Cidade: Praia Grande | SP
Contato: (13) 99140-1012
https://www.instagram.com/marxtats/

“Comecei na Praia Grande há 30 anos, por sempre gostar de desenho onde fabriquei minha primeira máquina de tatuagem sem qualquer ajuda ou referência. A constante busca por conhecimento me levou a viajar por vários países da Europa, América Central e do Sul até agora, participando de importantes convenções de tatuagem como Bruxelas, Amsterdam, entre outras. Old school meu principal estilo e minhas inspirações vem dos tatuadores clássicos e de toda arte passando por grafite, ukio-e a grandes mestres da pintura.”


Vinnie mont
Cidade: São Paulo | SP
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/vinniemont/

“Cresci com meus pais tatuando, e não pensava na ideia de tatuar, mas naturalmente fui, desenhando mais coisas de tatuagem, quando percebi estava fazendo 10 anos tatuando já. Sempre me encantou a ideia de fazer tatuagens sólidas e elegantes, foi nisso que foi formando minhas ideias sobre tatuar tradicional americano.Gosto muito de ter tatuagens como referência, mas atualmente estou usando mais coisas de fora, desenho animado e moda são bons exemplos.”


Sérgio Viana
Cidade: Belo Horizonte | MG
Contato: (31) 99546-0227
https://www.instagram.com/sergiopmaink/

“Iniciei na tatuagem em 2015, porém, antes disto, já existia em mim a paixão pelo estilo Old School. A tatuagem tradicional me ajudou, desde o início, a desenvolver técnicas de pigmentação de cores e traços firmes, me solidificando, indiretamente, até em outros estilos que atuo, como Neo Tradicional e Blackwork.Atualmente, minhas inspirações no Old School são de pessoas que fogem das famosas “regras” do estilo, como o Londrino Dani Queipo e o italiano Samuele Briganti.”


Miguel Souza
Cidade: Gama | DF
Contato: (61) 98293-4691
https://www.instagram.com/msouzatattoo/

“Conheci a tatuagem logo muito cedo através de inspirações que vinham através da música e do skate, com meus 22 anos larguei a faculdade e meu emprego na área de TI e comecei a aprender o ofício, fui convidado a ser aprendiz em um estúdio e logo estava fazendo pequenas funções e adquirindo conhecimento lá dentro. Já fazem 5 anos que estou tatuando e fico feliz a cada dia aprender mais com essa profissão que amo, meu estilo de trabalho segue a linha Old School, não me prendo a regras, mas sempre tento manter a estética seguindo com minha visão, atualmente tenho meu estúdio o @central.inktattoo e trabalho com uma equipe incrível, posso dizer que lá tem minhas principais inspirações, é claro não posso deixar de mencionar meu grande amigo @cleber.franca.61 que considero um grande mestre na profissão.”


Edu Pimentel
Cidade: Rio de Janeiro | RJ
Contato: (21) 96762-9194
https://www.instagram.com/pimentelart

“Desenhava desde criança e iniciei na tatuagem em 2014, e em 3 anos abandonei 2 cursos para me dedicar mais no ramo. Conhecendo as tatuagens tradicionais, quis adaptar totalmente meu estilo de desenho, e passei por vários estúdios trabalhando com profissionais que eu me inspirava. Hoje faço artes autorais, usando técnicas de blackwork e colorido, mesclando os estilos old school e neotrad, mas buscando sempre a essência do mais clássico.”


Caio Garcia
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 98026-1635
https://www.instagram.com/caiogarcia_tattooyou/

“Comecei a tatuar em 2000 aos 16 anos. Gosto do tradicional americano (Old School), mas tenho influência de várias escolas de dentro e de fora da tatuagem.Meu objetivo é sempre entregar algo bonito, solido, feito para durar e envelhecer corretamente, respeitando a anatomia de cada pessoa.Essas são as chaves para uma boa tatuagem.”


Edipo Thiago
Cidade: Cascavel | PR
Contato: (45) 99844-2945
https://www.instagram.com/edipothiago/

“O interesse pela tatuagem sempre foi presente, na época que tocava em bandas de punk rock, as influências sejam elas: musicais ou artísticas, e há 11 anos entrei nesse mundo para valer, fui aprendiz do Tatuador Marcos Meira e após alguns anos comecei a tatuar, sempre curti o estilo Tradicional, old school, clássico. Minhas referências são Sailor Jerry, Percy Waters, Bert Grimm, Paul Rogers, El Bara e vários tatuadores brasileiros que são referências no Tradicional e hoje se tornaram amigos.”


Alex Souza
Cidade: Patos de Minas | MG
Contato: (34) 99114-2287
https://www.instagram.com/alex.triboink/

“Comecei a ter o primeiro contato com tatuagem em Belo Horizonte em 2013 em um estúdio chamado Tattoo Ei, a partir daquele momento vários amigos me ajudaram a desenvolver amor e dedicação à tatuagem (inclusive na época, o dono João Lara me deu duas maquinas de presente). Voltei para minha cidade e comecei a ser aprendiz em um estúdio. Sempre respeitando e vivendo o estilo old school, desenhando e prezando pela arte autoral. Sou tatuador há 5 anos, e não penso em fazer outra coisa na minha vida.”


Douglas Bento
Cidade: Novo Hamburgo | RS
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/dhbento

“Comecei a tatuar em 2015, por influência de grandes amigos, que até hoje são quem mais me inspira, desde então venho estudando e desenvolvendo meu trabalho mesclando um pouco de todas essas influências, além de muito quadrinhos, pintura e ilustração.”


Juliana Lucas
Cidade: Santo André | SP
Contato: (11) 96967-9453
https://www.instagram.com/juliana_lucas/

“Desde a infância me interessei pelo mundo da arte, passava a maior parte do meu tempo desenhando! Logo na adolescência tive o contato com o universo da tatuagem através de amigos e me apaixonei, soube na hora o que queria fazer, cheguei a me formar em Design, mas larguei tudo em 2011 para seguir minha vocação como tatuadora. Antes mesmo de tatuar já era fã do estilo old school, gosto da história que tradicional carrega. Tenho muitas referências de tatuadores que começaram esse estilo como Les Skuse, Charlie Wagner, Sailor Jerry…”


Rodrigo Santana
Cidade: São Paulo | SP
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/r.santattoos/

“Desde pequeno queria ser tatuado, isso me fez estar próximo da tatuagem por pura paixão mesmo, comecei quando tinha 18 anos no meu quarto com amigos que compartilhavam do mesmo sonho, logo fui atrás de conhecimento para me profissionalizar como tatuador, e aqui estou há sete anos exercendo esse ofício maravilhoso, hoje faço tatuagens tradicionais com um apelo mais refinado, minhas maiores referências são meus amigos e família que acreditaram sempre no meu sonho, muito obrigado!”


Hilário.tattoo
Cidade: Goiânia | GO
Contato: (62) 99106-0424
https://www.instagram.com/hilario.tattoo/

“Me apeguei pela tatuagem a partir da primeira que fiz, fiquei fascinado pelo mundo da tatuagem desde daí, sempre quis tatuar, mas nunca acreditava em meu potencial, mas mesmo assim sempre buscando referências e estudando o básico desenho. Demorei 6 anos para começar até que tive a oportunidade de entrar em um estúdio como aprendiz, assim desenvolvendo meu trabalho e adquirindo referências, hoje em dia quase chegando a 1 ano de tatuagem, eu tenho a certeza de que é isso que quero para minha vida. Minhas principais referências são El Mendez, Fernando Almeida, Gérson Assis, kodificado.”


Alê Lopes
Cidade: São Paulo | SP
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/lops.ale/

“Desde a infância tenho gosto pelo desenho e já na adolescência tive meus primeiros contatos com a tatuagem, através de amigos. Comecei como aprendiz em 2011, em um estúdio na minha cidade natal, que acabou fechando pouco tempo depois, então segui estudando por conta própria. Em 2013 me mudei para São Paulo no intuito de me dedicar 100% a tatuagem. Hoje tenho ao todo 10 anos de tattoo, sendo 6 anos de aprendiz e 4 anos vivendo apenas disso. Eu nunca soube exatamente qual estilo de tatuagem seguiria, sempre fiz de tudo e sinceramente pensava que não teria “um estilo para chamar de meu “. Mas já tinha um gosto pessoal pelo tradicional Old School e acredito que meu estilo de trabalho foi se construindo naturalmente em cima disso. Minhas maiores referências hoje em dia são os tatuadores Rafa Decraneo, Paul Dobleman, Cesar Malnova, Samantha Fung, Paola Fernandez e Moira Ramone.”


Ruan Pablo
Cidade: Brasília | DF
Contato: (61) 98269-5609
https://www.instagram.com/ruanpablo/

“Comecei através do meu pai que também era tatuador, então sempre estive no meio da tatuagem. Sempre estudei tatuagem com linha tradicional: old school, tribal, japonês. Tatuo há 12 anos em Brasília e também em alguns lugares do mundo como boa parte da Europa e alguns países da América Latina. Minhas maiores inspirações são os antigos tatuadores que fizeram história e representaram a tatuagem, como Sailor jerry, Bart Grimm , Horioshi , Felip Leu , Ivans Zazi, enfim tenho uma lista enorme. Também busco muitas inspirações de ilustrações e pinturas antigas de todos os cantos do mundo.”


Fred Chaves
Cidade: Petrópolis | RJ
Contato: (24) 99332-0855
https://www.instagram.com/fred.chaves/

“Aos 18 anos conheci um grande amigo, que me ensinou a tatuar. Sou tatuador há 11 anos. Busco a desconstrução das formas através do Old School, e após duas viagens ao Japão, me aproximei bastante da tatuagem Oriental pela sua história e importância. Me inspiro muito nas gravuras de cordel, gravuras japonesas e nos amigos que trabalham/ trabalharam comigo. Nós aprendemos todo dia um pouco mais.”

Thati Dolavale
Cidade: Nova Iguaçu | RJ
Contato: (21) 97951-8347
https://www.instagram.com/thatidolavale/

“Eu sempre me vi como artista, tive muita influência dos meus avós. Com 18 anos quis fazer uma tatuagem, na época, uma amiga me incentivou a tentar tatuar, conversei com o dono desse estúdio, ele viu meus desenhos e me convidou para ser aprendiz. Me apaixonei por tatuagem e vi um futuro como artista e tatuadora, hoje tenho 7 anos de experiência na área. Comecei meus estudos pesquisando a história de cada estilo de tatuagem e o old school foi o que mais me identifiquei, tanto pela história como e pela estética. Sempre busquei minha independência, tanto na vida quanto na arte e o old não é só um estilo de tatuagem, é um estilo de vida! Busco minhas referências na poesia, ancestralidade, sentimentos e na natureza em todos os aspectos.”

BÔNUS

Matérias sobre oldschool produzidas no blog do tattoo2me desde 2016:

22 razões para você acreditar que OLD IS COOL!

5 tatuadoras do Old School que você precisa conhecer

5 tatuadoras do Old School que você precisa conhecer — Parte II

OldSchool: Um estilo da tatuagem antigo se reinventando

Muito mais do que só Miss Tattoo.

Os mestres do OldSchool.

Rock of Ages: um dos temas mais clássicos da tatuagem Old School!

Uma história da tatuagem no Brasil

Dia do Tatuador: A ligação entre a data e a chegada do primeiro tatuador profissional no Brasil.

A tatuagem no Brasil: do pré-colonial até os dias atuais.

E ai curtiu essa matéria? Deixe um comentário no instagram dos artistas citados =)

Até a próxima matéria!


Matérias recentes

Nicole Ognibeni
Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Como Ana Mendes Redefiniu o Old School com Autenticidade e Paixão

A jornada transformadora de uma artista que desafiou estereótipos e moldou sua própria versão do old school

Léo Custom: Como a habilidade de transitar em diversos estilos o ajudou a construir uma carreira

Um Artista que Transcende Estilos para Criar Obras Únicas, Priorizando a Segurança e o Bem-estar dos Clientes

Collab com o tattoo2me: Saiba tudo para fazer posts de sucesso em colaboração com o tattoo2me

Coisas importantes e muito sinceras para você que vai fazer collab com o tattoo2me:

Publicidade

Mais Populares

Queloide ou granuloma? Entenda a diferença!

Apareceu uma bolinha no seu piercing? Se sim, a primeira coisa que vem à nossa mente é a tão temida queloide. Mas, na maioria das vezes, o caso se trata de um granuloma.

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.