Tatuagem pontilhismo: 48 projetos e 16 artistas incríveis para acompanhar

Ganhando cada vez mais apaixonados pelo Brasil, veja agora artistas que dominam a técnica dos pontinhos!

-

Ganhando cada vez mais apaixonados pelo Brasil, veja agora artistas que dominam a técnica dos pontinhos!

Sobre o estilo

Pontilhismo vai muito além de mandalas, e você vai ver aqui artistas que fazem artes incríveis como microrealismo com pontilhismo, tatuagens geométricas, e artes com padrões e efeitos de profundidade.

Conhecido também como Dotwork, é uma técnica de preenchimento diferenciada que demanda tempo, perfeição e precisão. O Pontilhismo na tatuagem se popularizou na década de 90, na Europa, mas é herdeira do Impressionismo, da França, século XIX: é considerado um movimento pós-impressionista e está relacionado ao momentâneo e em mostrar as impressões do artista em relação ao meio em que vivia.

Tatuagem pontilhismo e tatuagem dotwork são sinônimos.

Artistas para acompanhar em pontilhismo:

Cesar freitas
Cidade: Porto Alegre | RS
Contato: (51) 99834-0112
https://www.instagram.com/cesaraugustotf/

“Tatuador desde 2010 e a 4 anos venho dedicando uma boa parte do tempo em trabalhos de Pontilhismo. Sendo o principal foco em mandalas.”


Victor Gracias
Cidade: São Paulo | SP
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/victor.gracias

“Atuo na área há 10 anos, numa época com poucas referências de busca e divulgação. A tatuagem foi uma salvação quando meu sonho de introduzir no mundo do cinema foi refreado por motivos financeiros. Não sei ao certo a nomenclatura mais aceitável para o estilo que eu executo, mas algo dentro do pontilhismo; micropontilhismo; microrealismo; single needle; dotspeed. Minhas inspirações na tatuagem são asiáticos, como o Lifo da Korea; Europeus como Tttristesse e Pawel Indulski e brasileiros como Yara Floresta, Renato Ostrowski e Rian Fernandes. O cinema, a astronomia e a arquitetura são outros meios que me embasam bastante.”


Bré tattoo
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 94327-1591
https://www.instagram.com/bre_tattoo_/

“Minha história na tatuagem começa em 2014 quando perdi o emprego e queria fazer faculdade de design de interiores, desde pequeno já tinha contado com desenho, decidi virar tatuador para pagar o curso daí para frente peguei amor a arte hoje tenho 7 anos na tatuagem.”


Thi Brandão
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 94556-4466
https://www.instagram.com/thibrandaotattoo

“Tatuo há 6 anos, focando nos estilos Pontilhismo, Blackwork e Geométrico. Muitas coisas me inspiram, artes visuais, música, as pessoas, as histórias, vejo a Tatuagem como uma troca bem intensa entre o que o cliente deseja eternizar em seu corpo e os caminhos que eu posso oferecer, e tudo vai tomando forma nessa troca de energia.”


Fabio D’Amato
Cidade: São Caetano do Sul | SP
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/fabiosnake/

“Me tornei tatuador por acaso, ainda atuando na função de formação, projetista mecânico, onde desenvolvia projetos mecânicos em empresas automobilísticas me foi sugerido por minha esposa que eu fizesse um curso de tatuagem, com o intuito de me divertir. O que era um curso despretensioso tornou-se uma paixão, que gradualmente me guiou a pedir demissão e me jogar de cabeça na tatuagem. Desde o começo focado no estilo de geometrias e pontilhismo, estudei muito e foquei em desenvolver um portfólio exclusivo nesse estilo.O sucesso veio aos poucos, baseado em muito esforço e dedicação. Há 6 anos na área me considero um privilegiado, onde minha agenda com espera media de 3 meses é preenchida com trabalhos exclusivos nesse estilo. Atendendo na Náutica Tattoo e estou realizado e a procura de evolução e desenvolvendo novos projetos ligado a nossa arte.”


Leandro Nunes
Cidade: São Paulo | SP
Contato: (11) 97164-1313
https://www.instagram.com/leandronunesink/

“Artista Natural de Santa Catarina, comecei a tatuar enquanto cursava faculdade de biologia, nesse curso tive o prazer de aprender um pouco sobre ilustração científica, aí que conheci a técnica de desenho que utiliza pontos, o pontilhismo, desde então venho me dedicando a está vertente da tatuagem, que sou apaixonado!”


Kinho Saura Mônico
Cidade: Maringá | PR
Contato: (44) 99119-9060
https://www.instagram.com/chorodemaetattoo/

“Desenhar faz parte da minha vida, meu primeiro trabalho com arte foi aos 14 anos, iniciando na tatuagem somente com 19, em 2012. Somando quase 10 anos de ramo.A técnica principal do meu trabalho é o pontilhismo e tudo que envolve tinta preta.Minha primeira inspiração foi o Xoil Needles, me aprofundando no pontilhismo anos depois.”


Everton Freitas
Cidade: Carandaí | MG
Contato: (32) 99132-1343
https://www.instagram.com/everton.tattoo/

“Comecei minha carreira como tatuador aos 18 anos, mas quando criança um dos meus passatempos preferidos era desenhar, meu pai é tatuador e foi ele quem me ensinou a tatuar, hoje trabalho com pontilhismo, blackwork e sketch. Minha maior inspiração vem do estúdio que trabalho, com meu pai, meu irmão e um grande amigo, onde buscamos sempre evoluir e dedicar ao máximo em cada trabalho.”


Jonatan Alves (surftattoo)
Cidade: Salvador | BA
Contato: (71) 99218-8861
https://www.instagram.com/_surftattoo/

“Meu nome é Jonatan, mas conhecido como Jhon ou Surf, trabalho com a arte da tatuagem há 10 anos, comecei bem cedinho com 18/19 anos e me dedico ao pontilhismo/geométrico há 3 anos, eu amo muito o que faço e estou disposto a entregar o melhor de mim aos meus clientes sempre!”


Ciane Salles
Cidade: Mauá | SP
Contato: (11) 94964-1252
https://www.instagram.com/cianesalles/

“Me tornei tatuadora através de uma brincadeira, pois depois de muito acompanhar o artista Wilton Reis, certo dia, um amigo fazia uma visita no estúdio, e falou “Ciane faz uma tatuagem em mim?” Eu até sorri na hora e falei “sério?” Kkkkk agora… Como a primeira tatuagem que fiz ficou boa, daí então não parei mais. Venho me dedicando cada dia mais no estilo pontilhismo, geométrico e florais, esses são os estilos que mais amo fazer.”


Isabella Soares
Cidade: Rio de Janeiro | RJ
Contato: [email protected]
https://www.instagram.com/_bellartisa/

“Tudo começou quando eu desenhava realismo no papel e também gostava de fazer alguns ornamentais de caneta na minha mão, até que um dono de um estúdio famoso na minha cidade natal (volta redonda) viu meus desenhos em rede social e resolveu me chamar para aprender a tatuar, abracei a oportunidade e hoje eu tenho meu próprio estúdio em Volta Redonda e atendo também no Rio de Janeiro (Tijuca). Ao longo dos anos fui aprimorando minhas técnicas e me identificando com os estilos que eu já desenhava no papel e na pele (de caneta) lá do início, realismo, geométrica, pontilhismo e ornamentais. Hoje eu faço uma espécie de artfusion, criando artes únicas para meus clientes juntando os estilos que mais gosto de fazer, uma mistura de realismo com geometria, criando até uma identidade nos meus trabalhos.”


Pedro Henrique
Cidade: Niterói | RJ
Contato: (21) 97913-6813
https://www.instagram.com/pedrohenriquetattoo/

“Tatuo há cerca de 5 anos. As maiores inspirações para meus trabalhos são a natureza, formas da geometria sagrada e obras do artista M. C. Escher. Gosto de usar o contraste entre traços grossos e finos com a delicadeza do pontilhismo para desenvolver uma arte exclusiva e moderna.”


Leozin
Cidade: Florianópolis | SC
Contato: (48) 99108-6538
https://www.instagram.com/tattooleozin

“Sempre fui envolvido com arte, murais, telas e sempre desenhando em sketches. Em 2012 fiz minha primeira tatuagem com um amigo que estava começando. Logo depois resolvi entender mais sobre tatuagem, após muitos estudos comecei a tatuar em 2015. Trabalho com artes autorais no estilo pontilhismo e trabalhos geométricos.”


Lucas Souto
Cidade: Belo Horizonte | MG
Contato: (31) 99968-9152
https://www.instagram.com/lucassoutotattoo

“Sempre fui um admirador da cultura da tatuagem, mas nunca considerei que eu pudesse ser tatuador. Em 2017 comecei a estudar e iniciei na pele em 2018. Comecei a tatuar sem pretensão de fazer geometria, mas com o tempo me vi buscando muitas inspirações nesse estilo e migrei completamente meu trabalho somente para a Geometria. Principais tatuadores internacionais: Raimundo Ramirez e Eric StrikerPrincipais tatuadores nacionais: Tanigutti e Marcelo Scaranari, Marcelo Simon e Xarope.”


João Andrade
Cidade: Belo Horizonte | MG
Contato: (31) 3281-4441
https://www.instagram.com/joaoandrade.art/

“Me formei em Arquitetura e Urbanismo e frequento estúdios, como cliente, desde os meus 18 anos. Em 2015 comprei um kit básico de tattoo e desde então vivo uma incrível experiência pessoal e profissional. Na busca por novos conceitos e desafios, sigo tentando explorar sinais gráficos e entendendo melhor a sinergia da tatuagem com a anatomia humana. Acompanho diversos trabalhos nacionais e internacionais e busco me inspirar em outras manifestações artísticas também, evitando ficar “preso” somente a referências geométricas.”


Pablo Russalem
Cidade: Goiânia | GO
Contato: (62) 99252-4112
https://www.instagram.com/russalemtattoo/

“Eu morei 10 anos na cidade das artes, Barcelona. Lá eu trabalhei com cenografia, tendo muito contato com artistas de diversas áreas. Lá também conheci o trabalho de pontilhismo nas tatuagens. Voltei pra minha cidade em 2011, comecei a tatuar em 2012 e desde então nunca mais parei.”


Rafael Madeira
Contato: (48) 99852-9334
Cidade: Florianópolis | SC
https://www.instagram.com/rafael.ink/

“Sempre gostei de desenhar, desde bem novo. Mas o gosto pela tatuagem veio com o tempo, primeiro como consumidor. Nesse tempo eu já pesquisava diversos artistas e sempre buscava novas referências. Nessa época eu já olhava estes trabalhos e imaginava outras alternativas, o que poderia ser feito diferente, por exemplo. Tatuo há quatro anos, com blackwork e pontilhismo, com destaque para geometria sagrada em pontilhismo. Minhas maiores inspirações são o que estão ao meu redor. Tento buscar referências de outras áreas, momentos, ambientes. São momentos específicos de inspiração instantânea.”

Continue aprendendo sobre tatuagem em pontilhismo aqui:

O pontilhismo marca o início da história da tatuagem: antes da invenção das máquinas elétricas, a tatuagem era feita por pontos que preenchiam um espaço em branco por inteiro. Sem perder o foco do pontilhismo ocidental, podemos lembrar da técnica da tatuagem Yantra, da Tailândia, uma técnica milenar que influencia ainda hoje os tatuadores: eles dispensam a máquina elétrica e fazem uso apenas de uma espécie de caneta, haste e agulha. A própria máquina elétrica trabalha com pontos, mas a velocidade da agulha é tão rápida que não nos damos conta que o traço é produzido por pequenos pontos ou furos.

Tattoos nesse estilo podem demorar muito tempo para serem produzidas e exigem do artista muita técnica e experiência, já que para um trabalho perfeito é necessária a justaposição dos pontos para que seja criado o efeito de profundidade, permitindo a criação de sombras.

Pontilhismo é geralmente aplicado na pele em cor preta, para dar a impressão de profundidade, mas também vimos trabalhos com pontinhos coloridos que são inspiradores.

BÔNUS:

Algumas matérias que já saíram no blog do tattoo2me que você também irá gostar!

Tatuagem ornamental: a tatuagem de vários universos

P.o.n.t.i.l.h.i.s.m.o.

Tatuagens pretas: tatuadores que arrasam no estilo

César Augusto: Ressignificando a tatuagem “comercial”

Tatuagens grandes pretas: conheça artistas de blackwork!

Tatuagens ornamentais: tattoos com design geométrico e ornamental!

Tatuagem em Blackwork: Especial fim de ano (lista 2020)

16 Tatuagens em Pontilhismo que vão te fazer pirar!

Continue acompanhando nosso blog, pois irão vir novos textos com estilos que você vai querer se tatuar =)

Matérias recentes


Nicole Ognibenihttps://tattoo2me.com
Jornalista apaixonada por novos sabores, tatuagens, viagens e animais. Vem pro meu mundo: @nicole.ognibeni / blog.tattoo2me.com

Mais desse autor

Mais Recentes

Liberado estilos de tatuagem no blog do tattoo2me!

Nos últimos 2 meses foram mais de 30 matérias novas no blog do tattoo2me, e dentro delas falando sobre diversos estilos de tatuagem!

Tatuagem Abstrata no Brasil: arte abstrata na pele!

Das telas para as peles, você irá mergulhar na tatuagem abstrata, e conhecer quem são os artistas brasileiros que estão nesse movimento artístico.

Tatuagem colorida: Joga mais cor que está pouco!

Aqui não tem economia de cores, esse texto é para quem ama tatuagem colorida e busca por tatuadores e tatuadoras para fazer sua arte colorida!

Publicidade

Mais Populares

O significado da tatuagem de borboleta

Pra você que ama esse animal da nossa fauna e flora, vem ver qual o significado da tatuagem de borboleta carrega em seus desenhos! Você vai se surpreender!

Significado da tatuagem de Lobo

Conheça o significado da tatuagem de lobo e veja mais de 30 inspirações de tatuagens desse animal que chama tanto a nossa atenção e está presente em tantas histórias.

84 inspirações de tatuagens femininas

As tatuagens mais lindas que você vai ver hoje, e tudo isso para te inspirar na sua próxima tattoo.